domingo, 3 de abril de 2022

Gálatas 1:6-9

Resenha do Culto da noite de domingo
03/04/2022

" O verdadeiro Evangelho"

Gálatas 1:6-9

Essa carta de Paulo aos Gálatas, é o guardião do verdadeiro Evangelho. Diferente de outras cartas que o apóstolo Paulo escreveu e endereçou a outras igrejas.
Paulo tem uma tática diferente. Ele exalta aquela igreja, e de repente, segue ensinando, exortando, advertindo, trazendo o povo novamente para o caminho reto. E depois, ele fala da saudade que sente.
Mas quando vemos a carta de Paulo aos Gálatas, o cenário é outro. O problema nessa igreja era muito grave.
Eles estavam enfrentando um problema em que falsos mestres estavam anunciando um evangelho diferente.
Não estamos falando de um problema qualquer. Estamos falando da modificação da Palavra, que salva vidas.
Cuidado com as máscaras que tem por aí.
Cuidado com os falsos evangelhos, que tem sido pregado por aí.
Diante dessa situação, Paulo tem o coração tribulado.
Muitos estavam abandonando o Evangelho de Cristo para seguir os falsos mestres.
Esse problema não é fruto do nosso tempo. Já existe, desde a igreja primitiva.

Diante da existência daquilo que é falso, como identificar o que é verdadeiro?

O Evangelho carrega consigo, uma mensagem. Carrega consigo verdades, capazes de transformar sua vida, quando elas são comunicadas.

Nessa noite, estou comunicando a verdade do Evangelho, porque tenho certeza, que ela pode transformar sua vida.

Hoje, basta você abrir as redes sociais, que você vai ver inúmeras mensagens, sendo pregadas neste momento.
O verdadeiro Evangelho, não vive de um sentimento momentâneo, mas ele vive de uma transformação permanente.
Aquele que recebe o verdadeiro Evangelho, muda.
É impossível ser igual. 

Eu gostaria de enumerar três coisas que são muito comuns de ouvir no nosso tempo, mas que o verdadeiro Evangelho não afirma.

Primeiro - o verdadeiro Evangelho, não afirma que você é o personagem principal. Que Deus está implorando que você venha para Ele.
O verdadeiro Evangelho tem um personagem principal e esse personagem é Jesus Cristo.
O verdadeiro Evangelho, não coloca o homem no centro.
Ele entende que, você precisa que Jesus Cristo venha.

Segundo - o verdadeiro Evangelho, não afirma que o amor de Deus te concede liberdade, para viver uma vida de pecado.

Romanos 6:1-14

Pela graça, Deus transforma pecadores. Faz com que você se torne filho de Deus.

João 14:21-23

Aquele que ama a Deus, obedece seus mandamentos.
Uma grande mentira que o falso evangelho afirma, é que você tem liberdade para viver uma vida de pecado.


Terceiro - o verdadeiro Evangelho não te promete prosperidade financeira.
A promessa feita por Deus, é ausência de necessidade.
Prosperidade é ausência de necessidade.

Quando eu deposito o dízimo, meu coração tem que estar sentindo que estou devolvendo a Deus, porque Ele foi tão generoso comigo. Isso tem que ser um ato de fidelidade e não de barganha.

Falamos de três pontos aqui, que tem tudo a ver com o falso evangelho:
O homem no centro. O amor de Deus é tão grande, que você pode fazer o que quiser. O amor vence.

Deus é amor, mas o amor não é Deus.
O amor é aquilo que Deus estipula como amor e não aquilo que eu acho.

Quantas pessoas tem abandonado a verdade, para seguir falsos mestres!

Diante dessas negativas do que o Evangelho verdadeiro não é; vamos falar o que o verdadeiro Evangelho é.

Ele é o poder de Deus para a transformação daquele que crê.

A primeira coisa que o verdadeiro Evangelho faz, é expor cada um de nós, diante de uma justificativa; que você precisa de salvação.

Eu preciso ser salvo do quê?
Você precisa ser salvo de si mesmo.
A Bíblia fala que, cada um de nós somos pecadores e precisamos de salvação.

Você é um pecador. Nós somos pecadores e carecemos de salvação.
Nós precisamos ser salvos de nós mesmos e da ira de Deus, que se derrama sobre aquele que vive em iniquidade.

O que é o pecado?

O pecado é a quebra da lei de Deus. É o agir em desobediência ao Senhor.
O pecado, é o fato de você não amar a Deus acima de todas as coisas.

O pecado não é o simples fato de eu não cumprir o ritual. O pecado é o fato de eu não amar a Deus, acima de todas as coisas.

Você precisa de salvação e o Evangelho verdadeiro afirma que você pode ser salvo, única e exclusivamente, pelos méritos de Jesus. A salvação reside única e exclusivamente, no sacrifício de Jesus na cruz.
A ira de Deus desceu sobre Seu Filho naquela cruz.
Não depende de você. Você não conquista. Mas Jesus morreu naquela cruz, pelos nossos pecados.

Romanos 3:24-25

Na sua misericórdia, Deus envia Seu Filho e Ele sofre naquele madeiro, sente nossas dores, para que eu e você pudéssemos estar aqui hoje.


A Bíblia fala que, aquele que crê em Cristo, será salvo.
Não é pelo que você fez, mas pelo que Jesus fez.

Onde está nosso mérito, se a única coisa que fizemos foi pecar?
Fomos salvos, pelo sacrifício de Jesus.

Romanos 5:1

A ira de Deus é real, mas você, que deposita sua fé em Cristo, agora você tem paz com Deus.

Na parábola do filho pródigo, Jesus fala que o filho chegou num estado tão crítico, que pediu para comer da lavagem dos porcos. 
Naquele tempo, o porco era algo tão imundo, que sua carne não era usada como alimento.

Aquele filho pediu para ser recebido como os empregados. Estava fedido, como os porcos.
E o pai, quando avista o filho de longe, corre em sua direção. Abraça e beija o filho fedorento.
O filho voltou não por amor, voltou porque estava com fome.
Mas o pai de forma diferente, nem colocou em conta aquilo que o filho fez.
Estava fazendo festa e restaurando a honra do filho.

Aí eu volto na pergunta:
Como eu posso amar a Deus, se meu coração está tão imerso na imundícia?

Meus irmãos, nós amamos a Deus, porque Deus nos amou primeiro.

Aqui, o Pai quer, que você saia da condição, de querer viver como os porcos.
Independente do que você é, o Pai quer que você seja uma nova criatura.

O Pai que te ama, te transforma.
O verdadeiro Evangelho, não termina com Deus perdoando o pecador; mas termina, com o pecador restaurado, chegando no céu, diante do seu Redentor.

O verdadeiro Evangelho afirma que, a morte de Jesus naquela cruz, trouxe paz com Deus e a salvação que precisávamos.
Do início ao fim, o personagem principal é Deus.

Toda vez que eu falhar, que eu possa lembrar, que Jesus morreu para que eu fosse livre.

Romanos 1:16

Parece loucura, mas é isso que Jesus faz. É isso que Jesus quer fazer na sua vida.

Se você entendeu esse Evangelho e quer ser salvo por Jesus, reflita nessa mensagem.

Mensagem: Seminarista Gabriel Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" O paraíso recuperado" Isaías - 11:1-10

 Resenha do Culto da noite de Domingo  05/05/2024 " O paraíso recuperado" Isaías 11:1-10 A história da humanidade começa com um ho...