domingo, 1 de maio de 2022

1 Coríntios 11:23-32

Resenha do Culto da manhã de domingo
01/05/2022

"CEIA DO SENHOR"

1 Coríntios 11:23-32

Eu recebi do Senhor. Paulo está orientando a igreja em Corintos sobre a forma da ministração da Ceia. Até porque, estavam compartilhando a Ceia, de uma forma indevida. Que em vez de abençoar suas vidas, trazia condenação.

Paulo vai trazer a memória, o ato da expiação. Embora a Ceia, seja um memorial, ela aponta para um ato de gratidão profunda. De um fato que transformou a história daquele que crê. O sacrifício de Jesus na cruz.
Significa que Jesus deu a vida por nós.
Ele lembra que o Sangue que foi derramado é o Sangue de Jesus, para nos resgatar do pecado.

Então, naquela noite, em que Jesus vai ser traído, Ele diz:
"Esse cálice é o símbolo da nova aliança."

Até o sacrifício de Jesus, vigorava esse cerimonial, que ocorria no templo. Então pouco depois da instituição da Ceia, o cerimonial deixa de existir.
A lei de Deus não está mais em pedras.
Ela está no coração daquele que crê.
De forma que, aquele, cuja venda lhe foi tirada, é capaz de discernir o sacrifício de Jesus na cruz. Só tem discernimento, através da ação do Espírito Santo na vida.

O escritor de Hebreus, vai nos lembrar que, esse sacrifício de Jesus, é único. Único porque ele é perfeito. Foi perfeitamente aceito por Deus. De forma que aquele que crê, está livre da condenação do pecado.
Aquele que crê em Cristo, seu pecado já foi perdoado.

Por isso, Paulo usa aqui um termo, de maneira que, cada vez que vocês comerem desse pão e beberem desse cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que Ele venha. É um ato profético. Quando compartilhamos da Ceia, estamos anunciando o Evangelho de Cristo, através desse memorial, que nos lembra, que Jesus vai voltar.
Vai voltar, para nos levar, para estarmos para sempre, com o Senhor. Compartilharemos dessa Ceia na eternidade.
Paulo nos faz um convite a um exame de consciência. O Espírito de Deus traz a memória, aquilo que precisa ser consertado, restaurado na nossa vida. É um olhar para dentro de si mesmo.
Paulo nos orienta nesse auto exame.
Aqueles que não o fazem, que participam como um memorial qualquer, sem esse ato de gratidão e reconhecimento, do sacrifício de Jesus, trazem juízo para si mesmo.
O próprio Deus nos exorta a um quebrantamento.
Deus instituiu a ceia com o propósito de nos lembrar, que somos um povo adquirido. Um povo que foi redimido pelo Sangue do Cordeiro.

Somos julgados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
Esse é um ato gracioso.
Por isso te convido a inclinar sua fonte e fazer um auto exame. E rogo para que o Espírito do Senhor, lhe dê discernimento, do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus.



Mensagem: Pastor Nélio Monteiro
IBPS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gratidão" - João 12:1-9

 Resenha do Culto de quarta-feira  15/05/2024 " Gratidão" João 12:1-9 O texto nos coloca numa festa na casa de Lázaro. Não era par...