domingo, 28 de agosto de 2022

colossenses 3:1-4

Resenha do Culto da manhã de domingo
28/08/2022

"Cristo, minha razão?"

Diante da afirmação de Cristo, como nossa razão, eu posso afirmar que Cristo é a minha razão?
Quando eu olho para o que estou fazendo, posso afirmar que Cristo é a minha razão?
Se Cristo não me impacta nas áreas da minha vida, talvez, Ele não seja a minha razão.
Quanto podemos afirmar que Cristo é a nossa razão?

Certamente, meu comportamento é um reflexo daquilo que me impulsiona.

Colossenses 3:1-4

O tema principal desse capítulo, é falar sobre a união do crente com Cristo.
E essa união deve refletir em nosso comportamento.
Essa união, visa trazer a memória, que somos unidos por meio da fé em Deus.
Quando nossos pecados são expostos diante de nós, e não sabemos como resolver esse problema, sentimos a doce e maravilhosa graça, de Deus sobre nós.
Ele nos aponta o sacrifício de Jesus, Aquele que nos lavou com seu precioso Sangue.
Então, a fé nos une a Cristo Jesus. Faz com que você receba o que Jesus fez por você naquela cruz.
Você recebe algo que não merece. Essa é a loucura do Evangelho!
Somos unidos em Cristo por meio da fé.
O apóstolo Paulo, quer que a igreja tenha consciência disso.

Paulo nos exorta que, aquele que teve esse encontro genuíno, aquele que foi lavado pelo Sangue do Cordeiro, deve viver conforme essa união.
Não mais como escravo do pecado.
Viva como filho de Deus.

Logo, o objetivo desse capítulo, é tratar do comportamento do crente.
Porque a maneira como vivemos, dizem se Cristo é nossa razão.

Esse tema, percorre por todos os ensinamentos de Cristo.
A fé e o arrependimento andando juntos, provocam a mudança de comportamento.

Lucas 19:8

Quando a salvação entrou no coração daquele homem, a mudança de comportamento veio.
Houve fé e arrependimento.

Atos 9 fala do encontro de Paulo com o Senhor. E esse encontro, gera mudança de comportamento e Paulo então, torna-se o maior missionário de todos os tempos.
Sua vida e suas ações eram outras, depois do encontro com Jesus.

Lucas 6 cita o nome de Simão, o Zelote.
Os zelotes, eram Judeus, que militavam contra o império Romano.
E Jesus chama Simão Zelote para caminhar com Ele. E depois de três anos, vemos um homem que foi transformado.
É Jesus que transforma vidas.
A nossa salvação não vem de Brasília. A nossa salvação vem de Deus.
Meu chamado é para seguir Jesus.
Essa união tem transformado vidas.
Pessoas que faziam das suas vidas um inferno, fizeram de suas casas, um lar que serve a Deus.
Jesus transforma comportamentos.
É isso que o Evangelho propõe. É isso que a Bíblia fala a cada um de nós.
O quanto de Cristo existe, em nossa vida prática?
O quanto de Cristo existe naquilo que é o foco da minha vida?

Romanos 6:1-8

A minha maior preocupação é que muitas vezes entendemos a mensagem do Evangelho, mas não estamos unidos a Ele.
A união com Cristo vai ser um reflexo na nossa forma de viver.
A fé nos impulsiona a um viver santo.

Tiago 2:14-17

Olha que interessante! Tiago ali, não tira o mérito da salvação pela fé.
Ele está dizendo que aquele que tem fé, vive segundo a fé. E a fé propõe uma mudança de comportamento.
Então, o Evangelho que recebemos de graça, nos impulsiona a uma mudança de comportamento.
Isso, muitas vezes, significa perder, para que o Reino ganhe.
Nosso comportamento é alterado, a medida que caminhamos com Cristo.

Cristo é realmente a minha razão?
Eu penso em Cristo, antes das minhas decisões?
Nele está refletindo o meu caráter?

Cuidado com essa visão construída, de um Deus amoroso, que não se importa com suas ações.

Toda vez que vivemos uma vida de descompromisso com Cristo, estamos gritando que não valorizamos o sacrifício de Cristo.

Não vivemos pela religião.
A nossa obediência está ligada a uma vida, que entendeu o verdadeiro Evangelho.
A minha vida é um reflexo dessa gratidão.

O maior exemplo de obediência, está no próprio Cristo, que embora sendo Deus, continua sendo Servo.
A maior dor de Jesus não foram os açoites, não foi a coroa de espinhos. A maior dor de Jesus, é que Ele sabia que, por um momento Ele seria afastado de Deus.
Por um breve momento, Ele não sentiu a presença de Deus.

Como temos vivido?

Todas as vezes que não nos comprometemos com uma vida de integridade diante de Deus, estamos gritando que não valorizamos o sacrifício de Jesus na cruz.

Muitos vivem de qualquer forma, dizendo que:
" Não tem problema, porque Deus me ama."

Muitas vezes queremos mudar o mundo, mas não somos reflexos dessa mudança.
Cristo tem sido a minha razão?
Como Cristo se reflete nas minhas ações?
O meu comportamento tem que ser como cidadão do Reino dos Céus.
Somos peregrinos nessa terra. Aqui é passagem. Não somos daqui.

Quando paramos de viver esse compromisso, a igreja de Deus se torna presa fácil para o diabo.
Porque as coisas dessa terra, são sedutoras.
Olhe para Cristo como exemplo de conduta moral e ética.
Se estou unido com Cristo e Ele é a minha razão, a minha vida vai refletir o Deus que eu sirvo.
Eu vou lamentar meus pecados e meu erros. Nunca me conformar com eles. Porque Cristo morreu, para que eu não vivesse assim.
O caminho da obediência é o único caminho possível.
Vivemos para a glória de Deus.
Reveja suas decisões. Reveja o testemunho que você tem dado.
Reveja a sua vida.
Acerte sua vida com Deus.
Entenda que Deus é Santo.
O que importa é uma vida compromissada.

A pergunta fica:
Cristo é a minha razão?

Mensagem: Seminarista Gabriel Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...