segunda-feira, 15 de maio de 2023

Hebreus 11:23-28

Resenha do Culto da noite de Domingo
14/05/2023

" Mães Piedosas"

Hebreus 11:23-28

Queridos irmãos é determinante a influência de uma mãe piedosa.
A Palavra de Deus nos apresenta várias mulheres. 
Joquebede é uma das mães piedosas, que estão na galeria das mulheres, que exerceram influência determinante na vida de seus filhos.
Joquebede viveu num contexto de escravidão.
O povo de Deus estava escravizado pelo Egito.
Uma escravidão terrível, em que o Faraó mandou executar todos os meninos que nascessem. Só meninas poderiam sobreviver. E é nesse contexto que Joquebede, mãe de Moisés, quando ele nasce, percebe que ele era um menino especial. E ela conserva a criança junto de si, mesmo correndo risco de morte. Porque havia uma ordem, para que os meninos fossem executados. E ela aguarda pela providência Divina. 
Vamos perceber uma notável confiança daquela mulher, dos pais de Moisés, na confiança Divina, de que Deus preservaria o seu filho.
Providência divina é o reconhecimento de que Deus é soberano sobre tudo que acontece.
Soberania de Deus é a confiança de que Deus é soberano em tudo e sobre tudo o que acontece.
É exatamente essa confiança, que leva os pais de Moisés a conserva-lo junto a si.
Elaboram então um plano para preservar a vida de Moisés.
A mãe de Moisés coloca Moisés dentro de uma cesta, bem preparada, e coloca nas águas do rio Nilo.
E a filha do faraó encontra esse bebê. A irmã de Moisés que acompanhava tudo, se aproxima  e se dispõe a encontrar uma mãe, para cuidar da criança. E a filha do Faraó aceita a ajuda.
Parece um conto, mas é a providência Divina.
Quando colocamos nossos filhos sob os cuidados de Deus, sabemos que o Senhor fará milagre.
O filho de Joquebede é devolvido e a filha do faraó paga a ela, para cuidar da criança.
Meus queridos irmãos, em todo tempo, o que vemos é a fé dos pais de Moisés. É a fé, da mãe de Moisés, em ação.
O texto é bem claro quando diz: " pela fé".
Vemos aqui que, a fé é fator preponderante na formação do caráter de Moisés. É preponderante também no caráter dos nossos filhos. Dos valores, das virtudes que irão nortear suas vidas.
É importante entender isso.
A Palavra de Deus nos ensina a todo tempo que, cabe aos pais pastorear o coração dos seus filhos.
Muitos estão terceirizando a instrução de seus filhos.
Isso é um privilégio dos pais, ensinar as crianças a temer o Senhor, ensinar os valores do Reino. São os pais que pastoreiam o coração da criança.
A fé dos pais de Moisés na providência Divina, levaram Moisés a ser protegido.
Somos pais, precisamos proteger nossos filhos.
Temos nós, protegido nossos filhos dos desenhos, das músicas, da cultura satânica, que tem tomado conta através das mídias? 
Em tempos como estes, precisamos vivenciar o Evangelho, ensinar os nossos filhos a temer a Deus.
Os ensinos de Joquebede, influenciou Moisés, durante toda sua vida.
Imaginemos Moisés, na casa de sua mãe, entre seu povo, a atmosfera do seu lar!
Casa humilde, mas onde não lhe faltou amor. Ali ele aprendeu a adorar o Deus verdadeiro, a temer, a confiar na providência de Deus.
Hoje, quantos estão instruindo seus filhos na Palavra de Deus, a  temer a Deus?
Hoje, quantos influenciadores estão contaminando, estão corrompendo as nossas crianças.
A fé da mãe de Moisés a levou a protege-lo, a oculta-lo, sob o risco de morte. Mas ela cuida do seu filho.

Quando Moisés chega na pré adolescência, chega o momento em que a mãe de Moisés precisa entrega-lo a filha do Faraó.
Agora, ele vai deixar o seu lar, onde ele aprende os valores, as virtudes. Agora  ele vai para a corte.
Imagine esse pré adolescente, lá no palácio.
Agora ele não é o filho daquela senhora humilde, agora, ele é o filho da filha do Faraó.
Ele será preparado porque está na linhagem do faraó.
Agora ele está exposto a vida da corte. Corrupção, paixões desenfreadas, culto idólatra, adorando falsos deuses, deuses da natureza. 
Aquele adolescente está exposto a tudo isso. Tudo mudou. Ali, ele passa a usufruir da vida luxuosa. Alimentanda pelo suor, pelas lágrimas do seu povo escravizado pelos egípcios. Agora, ele vê seu povo escravizado para manter o luxo da corte.
Agora, ele usufrui desse luxo. Ele agora é mimado. Tem ao seu dispor, as mais belas jovens.
É instruído, segundo as Escrituras, em toda a sabedoria do Egito.
É aparelhado por toda ciência do Egito. Ele é preparado para ser o faraó. Para ter uma vida de êxito.
Quando chega o momento da maturidade, Moisés está com quarenta anos. Homem culto, boa aparência, desejado na corte, agora ele tem que fazer escolhas.
Moisés precisa fazer uma escolha na sua vida: servir o Deus que ele aprendeu na sua infância, que é o Deus do seu povo; ou servir aos deuses do Egito? 
Ele precisa fazer uma escolha, e não é fácil.
Imagina, largar todo luxo do palácio. Mas ele está em crise. Qual o seu lugar no mundo?
Ele é filho da escrava ou ele é filho da filha do faraó?
A quem servir?
Deixaria ele se arrastar, pelo amor próprio, pelas seduções da glória terrena?
Abandonar o Egito com seus gozos e sua glória ou renunciar a sua origem, aos seus princípios, aos ensinos da sua mãe?
É uma crise.
Ele é um descendente de Abraão ou ele abre mão de tudo isso, pela glória, por tudo que o Egito está a lhe oferecer?
Nessa crise, ele volta-se para o ensino que sua mãe ministrara a respeito do Deus do seu povo.
Ele vai ao encontro da sua mãe. Ali ocorre um incidente. Ele vê um Egípcio, maltratando alguém do seu povo, e ele sai em defesa dele. 
Moises estava preparado para a guerra e o egípcio acaba morrendo. 
A fé foi um fator preponderante na estatura espiritual de Moisés. Foi a fé que o levou a visitar seu povo. Foi a fé que o levou a obedecer a lei de Deus. Foi a fé que o levou a um encontro especial com Deus. Foi a fé que o levou a esmagar o seu ego.
Imagine esse homem, no auge da vida, culto, preparado, vivendo todo luxo que o dinheiro poderia oferecer; esse homem, pela fé, abre mão dos seus interesses e confia nas promessas de Deus.
A fé o levou a deixar o Egito. Ele vai para o deserto e vai se transformar num pastor de ovelhas. E por ali ele passa quarenta anos. Deus quebrando seu orgulho, forjando Moisés para ser instrumento de Deus como libertador do seu povo. 
Até que, ele é chamado por Deus e quarenta anos depois, Moisés volta ao Egito.
Agora ele é um homem de oitenta anos, consciente de que fez a melhor escolha da sua vida.
Quarenta anos se passaram na vida de Moisés.
Quando se passam quarenta anos na nossa vida, vemos que nossos valores mudaram. Valorizamos coisas que um jovem não valoriza. Temos percepção das coisas que fizemos.
Deus se manifesta através da vida de Moisés. E desafia o Faraó. Não deixa que uma só palavra, dita por Moisés, caia por terra.
Ele lidera o povo na saída do Egito.
E ele vai viver uma experiência fantástica com Deus.
Você já viu o mar abrir? Moisés viu. Moisés viu a manifestação do poder de Deus. Moisés conduz o povo pelo deserto, vendo manifestação do poder de Deus. Caindo pão do céu, água brotando da rocha.
E Deus o chama ao Monte Sinai.
Quarenta dias e noites, com Deus, vendo a glória de Deus.
Ele desce cheio de unção e poder.
Seu rosto brilhava de tal forma, que as pessoas não conseguiam olhar para ele.
Aos cento e vinte anos, terminando a sua carreira,
Deus chama Moisés para subir o Monte e ir ao alto do Pisga, porque Deus ia recolher Moisés.
E ali, Deus mostrou a Moisés toda terra que seria dada ao povo. Moisés naquele não dia não entrou na terra, mas viu tudo, ao lado de Jesus.
Que coisa extraordinária!
Que pena que muitos escolhem a orgia, a corrupção do Egito e abandonam esse Deus maravilhoso!
Moisés profetizou a respeito de Cristo. Ele viu, Aquele que ninguém via. Deus mostrou para ele, o Seu próprio Filho.
Moisés viu o momento da glória.
Quando tiver que decidir entre a vontade humana ou a Divina; entre a santidade ou o pecado, entre a glória do mundo e a glória de Deus, lembre-se da escolha de Moisés.
Com certeza, ele abriu mão de glória,  de prazeres infinitamente maiores, dos que os que são oferecidos a você.
Quando tiver que decidir entre Cristo e o mundo, lembre-se de sua mãe, lembre-se dessas mulheres piedosas que oram pela sua vida. Lembre-se do seu Deus. Do Deus que te dá muito além do que você pode imaginar.
Se você perguntar quem foi o faraó que Moisés confrontou, ninguém sabe.
Mas quem é Moisés?
Moisés foi um dos maiores mediadores. Ele contemplou a face de Deus, porque pela fé, já adulto, se recusou ser chamado de filho da filha do faraó. E escolheu ser filho de Joquebede, uma serva de Deus, uma mulher piedosa que não se cansou de orar por ele.
Pela fé, ele considerou a fama de Cristo, como riqueza maior, que os tesouros do Egito.
Pela fé ele deixou o Egito, não temendo a ira do rei e perseverou como quem vê, Aquele que é invisível. 
Moisés está diante do Trono de Deus.
A glória do mundo é transitória e passageira.
Honre seus pais. Lembre-se de sua mãe. Lembre-se das mães piedosas como joquebede  Maria e Eunice, porque o mundo passa.

1 João 2:17
Moisés permanece para sempre, porque ele  escolheu fazer a vontade de Deus.

Mateus 17:3

Um dia eu quero estar lá. Quero pela graça de Deus, poder contemplar a face do meu Salvador.

Escolha a vida. Escolha  Cristo.
Queridas mães, o melhor presente que podemos dar e receber dos filhos é a fé no Deus todo poderoso, no Senhor de todo universo. Nosso Criador e  nosso Salvador.
E o melhor presente que um filho pode dar a uma mãe é andar nos santos e retos caminhos do senhor 

Pastor Nélio Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...