segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Lucas 1:1-4

Resenha do Culto da noite de Domingo
13/08/2023

"Cristo, Filho do Deus vivo"

Lucas 1:1-4

Aqui, Lucas vai narrar os fatos. Ele vai agir como um biógrafo.
O texto nos mostra que Teófilo já tinha informações sobre Jesus.
O impacto da vida de Jesus, na vida dos seus discípulos, estava impactando o mundo naquele contexto.
A igreja estava exercendo um impacto, sobre todo o império. E aqui, pelo que o texto nos informa, Lucas foi enviado para narrar os fatos.
É isso mesmo, a respeito de Jesus, o que as pessoas estão dizendo? Ele é de fato, o Cristo?
Esse é o papel que Lucas vai exercer.
Pra gente ver a credibilidade de Lucas, o texto informa que Lucas, era um gentio convertido, ou seja, não era um Judeu, como os outros escritores dos outros Evangelhos.
Lucas era um escritor hábil. Basta ler o Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos para ver que, Lucas narra com muita perfeição. Também era um instrumento poderoso nas mãos de Deus.
Imagino que ele se torna esse instrumento poderoso, exatamente porque examinou minuciosamente os fatos.
Ele vai escrever essa carta a Timóteo, que se transforma no terceiro Evangelho, colhendo os testemunhos de um e de outro, ouvindo, checando os fatos. Isso leva Lucas a se tornar um discípulo poderoso do Senhor Jesus. Embora Lucas não tenha andado com Jesus. Ele se converte depois.
A percepção que temos, é que ele é um hábil historiador. Também, a Palavra diz que ele era médico e muito amado.
Ele escreve esse Evangelho, entre os anos 60, 63 depois de Cristo, ou seja, está ali, bem próximo da ascensão do Senhor Jesus.
Qual era o objetivo de Lucas?
Ele deixa muito claro que é apresentar um relato fiel e organizado, acerca do homem chamado Jesus.
Aqui pra nós, não é coisa simples o que Jesus fez.
Ressuscitar pessoas, curar, libertar, como Jesus libertou. Lucas estava ali, com esse propósito. De checar o ministério, a Sua importância, para a história da salvação. 
E quem é Jesus? Quem é esse homem?
Lucas dispunha de testemunhas. Pessoas que viram Jesus, que andaram com Jesus. Ele é muito claro. 
É importante lembrar que, Jesus não escreveu, mas foram seus discípulos. Foram inspirados pelo Espírito de Deus.
Então, Lucas está ouvindo esses relatos orais.
Mas também, ele checa a genealogia de Jesus. Vamos perceber que, Mateus narra a genealogia de Jesus e Lucas vai checar a genealogia de Jesus.
Nele se cumprem realmente, todas as promessas. 
Ele é da descendência de Abraão, Ele é da descendência de Davi.
E Lucas pode constatar todos esses relatos. As profecias se cumpriram literalmente, na vida de Jesus.
Veja bem, você quer conhecer Jesus? 
Aqui, Lucas está nos apresentando. Inclusive, ele fala dos fatos sobrenaturais, acerca da vida de Jesus. Os que precederam a vida de Jesus.
Seu nascimento virginal, ele vai ver a linhagem de Jesus. Ele está checando os fatos. Porque ele quer comprovar se é verdade ou não, que Jesus é o Messias. 
Ele ouve as pessoas que testemunharam os milagres.
Imagine ele conversando com Marta e Maria!  Imagine ele conversando com aquele cego, que Jesus restaurou a vista dele! Ou com aquele leproso, que voltou glorificando a Deus! Ele pode constatar que Jesus o curou.
É disso que estamos falando. Qual o objetivo? Estimular a fé.
Ele ouve as testemunhas oculares, acerca da morte, da ressurreição de Jesus!
Agora, imagine você, conversando com os discípulos e checando como foi a ressurreição de Jesus, aquelas mulheres que foram ao túmulo e Ele não estava mais lá! Aquela mulher, que encontrou com Jesus, conversou com Ele! Imagine Tome dizendo para ele:
" Olha Lucas, eu realmente não acreditei. Eu falei mesmo, que só acredito se eu colocar o dedo aonde foi perfurada a mão Dele, aonde enfiaram a lança, eu só acredito realmente, vendo! Nós todos estamos sob esse impacto da morte de Jesus. E de fato, Jesus apareceu e eu fiquei envergonhado."
É disso que estamos falando aqui. E Lucas descreve a última viagem de Jesus, em direção a Jerusalém, até o sacrifício de Jesus na cruz.
Ele veio com esse propósito. E Ele foi em direção a Jerusalém. Jesus sabia do propósito de Deus. E como Filho de Deus, Jesus foi obediente até a morte, e morte de cruz.
Lucas está checando todas essas coisas e comprovando que Jesus é o Messias. Comprovando que Ele trouxe o Reino de Deus até nós. Comprovando que Ele morreu por nós. E ele salienta a Soberania de Deus, a medida que Jesus caminha em direção a Jerusalém. O reconhecimento de Jesus, da vontade do Pai. Era a vontade do Pai. E Jesus, como Filho obediente, Ele não foge. Ele não vai em direção contrária. Ele vai cumprindo todo o trajeto. Ele vai até a cidade. E Ele vai avisando aos discípulos.
Imagina! Imagine Pedro, Tiago, João, dizendo que viram Sua glória, que Ele é Deus mesmo, que Ele avisou que quando todas essas coisas estivessem acontecendo, eles fossem para a Galiléia, que ao terceiro dia, Ele ia ressuscitar e encontraria com eles.
Eles foram? Não! 
Ninguém foi.
Quando Jesus ressuscita, e encontra com os discípulos, aonde eles estavam?
Em Jerusalém.
Que dureza de coração!
Mas nós, não somos diferentes deles.
Fico pensando, em pleno século XXI, depois que todas essas coisas aconteceram, com a comprovação dos fatos, não só narrados por Lucas, mas também, por homens como Josefo, que foi um historiador da época. Ele não era um cristão, era um homem independente. A história, a manifestação do poder que há, no Nome de Jesus, por que as pessoas tem o coração tão endurecido em crer que Jesus é o Filho de Deus?

Lucas 9:51

Você faria isso? Se alguém dissesse pra você,  que estão te esperando em Jerusalém, que lá você vai ser crucificado. Você iria?
Se Deus dissesse, você iria em obediência a Deus?
Jesus foi.
E Paulo, ao imitar Cristo, Deus disse a mesma coisa para Paulo.
" Você vai chegar em Roma, e lá, vai terminar seu ministério."
Paulo foi para Roma.
Você. Vai dizer: " Mas Paulo viu os céus. Nós ainda não vimos."
Meus irmãos, nós somos apegados a essa vida. A essas coisas transitórias.
Mas o encontro real e pessoal que Paulo teve com Jesus, transformou a vida dele de fato.
Paulo disse:
" Para mim, o viver é Cristo, o morrer é ganho."
Quando Deus diz que terminou o ministério de Paulo, ele louva a Deus, porque conhecia o Deus a quem servia.
O pré conhecimento de Jesus, não mudou o roteiro. Ele vai em direção a Jerusalém.

Lucas 1:2

Ele entrevistou testemunhas oculares dos fatos. Lucas quando escreve a Teófilo, ele diz que tem como comprovar esses fatos.
A medida que ele está estudando os fatos, ele chega a conclusão que todos são verdade.

Augusto Curi teve a ousadia de analisar a inteligência de Jesus. E ele escreveu alguns livros, que o levaram a um encontro com Cristo.
"Mestre dos mestres", é um desses livros.
A conclusão que ele chegou, é que esse HOMEM é Deus.
É essa a conclusão que Lucas chega. De fato, Jesus é, quem Ele afirma ser. Ele é o Filho do Deus vivo.
As testemunhas oculares, as evidências, era visível, o impacto que Jesus causou, na vida de cada um dos seus apóstolos.
Era visível o impacto na vida, daqueles que O viram após a Sua ressurreição.
Jesus é o Filho do Deus vivo.
Agora, Lucas vai dar o seu testemunho pessoal.

Lucas 1:3-4

Para que você se convença. Porque, eu já estou convencido de que Ele é o Filho de Deus.
Ele é, quem Ele afirma ser. 
Eu pude checar os fatos.
Imagine o impacto que isso causou na vida de Lucas!
Imagine o impacto que isso causa em nossos corações, desejosos de conhecer a Cristo e somos conduzidos pelo Espírito de Deus, na Palavra.
Lucas estava convencido de que Jesus é o Messias. Se você quer conhecer o Messias, o Filho do Deus vivo, examine as Escrituras. Abra o seu coração.
Aqui, Lucas está narrando os fatos.
Aqui Lucas está narrando a Teófilo:
" Eu sou testemunha disso. Ele trouxe o Reino de Deus."

Lucas 12:35-38

O que Lucas está dizendo?
Teófilo, tudo é verdade. Então, seja de fato um amigo de Deus, ande de fato com o Filho de Deus e se prepare, porque Ele vai voltar. Mas há algo que você não pode deixar passar, despercebido: ELE VAI VOLTAR.
Portanto, queridos irmãos,  crer ou não crer em Cristo, é uma questão de fé, de investigação.
Porque todos que se propuseram a investigar estes fatos, através das Escrituras Sagradas, pedindo entendimento a Deus, tiveram um encontro pessoal com Ele.
Você pode até rejeita-Lo, por não estar disposto a vivenciar a vida de excelência, que Ele oferece e proporciona aquele que Nele crê.
Opção sua.
Mas, quando o sujeito passa pelo vale da sombra da morte, a primeira coisa que ele lembra, é que há um Deus e a Ele, que ele clama.
Quer conhecer Jesus, examine as Escrituras.

João 3:14-18

Crer ou não crer, é uma questão muito pessoal. Mas dizer que não crê, porque não há comprovação, é negar a própria história, é negar os próprios historiadores.
Quantas vidas hoje são transformadas radicalmente a partir do momento que tem um encontro real e pessoal com Jesus!


Pastor Nélio Monteiro
IBPS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...