domingo, 16 de outubro de 2016

2 Samuel 6:14-16

Resenha do Culto

O meu primeiro contato numa igreja evangélica, foi pela janela.
Ali naquele momento, enquanto eu olhava pela janela a mensagem era ministrada e o Senhor começou a falar ao meu coração.
E Deus levou meus olhos para o púlpito, que era um espaço muito simples e o Senhor Deus falou ao meu coração naquela hora: “É lá que eu vou colocar você.”
Eu saí dali pensando, porque não tinha compromisso com Deus, tinha resistência a me comprometer e o por que o Senhor falou que ia me colocar naquele lugar?
Literalmente o que o Senhor estava me dizendo, era: “Saia da janela e venha para o altar!”

Há muitas pessoas que ficam na janela, numa posição de não se comprometer, de não se envolver. Ficam da janela vendo as pessoas glorificando a Deus, adorando a Deus, sendo abençoadas por Deus, mas elas permanecem ali, da janela, olhando o que Deus está fazendo e se perguntando por que Deus não as abençoa!

É exatamente isso que o texto está retratando. Davi estava muito feliz. Há muito, a arca da aliança que simbolizava a presença de Deus havia sido retirada de Jerusalém e agora retornava a Jerusalém. E agora ali, Davi vai aos sacerdotes, e prepara um momento de culto, adorando a Deus e levando a arca do Senhor, de volta para Jerusalém.
Davi estava feliz, porque isso significava que Deus estava voltando para Jerusalém, a presença de Deus voltava para Jerusalém e esse era o motivo da alegria de Davi.

Observo neste texto três coisas fantásticas.
Primeiro: Davi se despiu das vestes reais e se vestiu do linho branco e puro com os sacerdotes.
Meu querido, se você quer gozar da presença do Senhor, saia da janela. Vista-se para adorar o Senhor.
O verso 14 deste texto diz que Davi se vestiu para adorar o Senhor. Ele colocou o colete sacerdotal.
E quando ele estava entrando, diz o texto sagrado, que a esposa de Davi observava aquela cena pela janela.
A alegria de Davi era tão grande que ele começou a dançar, mas não eram aquelas danças sensuais, não. Era dança de alegria. Davi expressava toda sua alegria pela presença do Senhor.

Quando nós saímos da janela e vamos ao altar, nós sentimos a presença do Senhor. E a presença de Deus nos preenche de alegria.
Jesus é o motivo da nossa alegria.
Davi não estava preocupado com o que as pessoas iam dizer, ele queria adorar a Deus, celebrar ao Senhor e o texto é muito claro quando diz que as trombetas iam tocando e Davi foi na frente puxando a multidão com brados de alegria.
Quando Mical olha praquilo, Mical não acredita no que vê.
Um rei, se vestindo como um qualquer e agindo como se fosse uma pessoa comum.
O que Davi fazia ali, era se despir das vestes da arrogância, se despir das vestes da incredulidade, do mundanismo e de tantas as outras coisas.
Se queremos servir ao Senhor, nós precisamos nos despir das veste do mundanismo.
Existem muitas pessoas que não sabem a quem servir. Seu coração está dividido, ele quer que Deus abençoe sua vida, que abençoe seu lar, ele quer que Deus encha o seu coração de alegria, mas não quer se comprometer com as coisas de Jesus.

As vestes de Davi simbolizavam santidade. Meu irmão, vista-se para adorar ao Senhor.
Com que vestes estava Mical?
Mical estava ali, da janela, olhando aquela cena, mas não tinha uma posição, ela era esposa do rei e achava que se misturar com a multidão não coisa pro rei. Ela achava que se vestir com simplicidade não era coisa pro rei.
Davi pensava diferente.
E quando Davi chega em casa, com sua alegria, Mical vai contra as atitudes de Davi. E Davi ficou muito indignado.

Quando nós saímos da janela, quando nos dirigimos ao altar do Senhor, quando consagramos nossa vida a Ele e nos despimos das vestes da arrogância, da soberba, da incredulidade, da auto suficiência e reconhecemos a nossa dependência de Deus e nos colocamos aos pés do Senhor, a sua presença nos enche de alegria.


Segundo lugar: além de se vestir para adorar ao Senhor, quero convidá-lo a sentir a alegria da presença do Senhor. Foi isso que Davi fez.

Olhando pela janela, aquela mulher teve uma visão extrema do ato de Davi.
Existem muitas pessoas que tem uma visão muito estreita no que diz respeito à vida de um verdadeiro servo de Deus.
E é tão estreita que o sujeito só vê aquilo que ele não pode fazer, mas se esquece daquilo que ele pode fazer, daquilo que Deus faz na sua vida. Daquilo que Deus faz acontecer na sua história.

Mical com aquela visão estreita não era capaz de perceber que o Deus pelo qual Davi estava se alegrando, era o Deus que lhe dava vitórias.
Que o Deus com o qual Davi estava se comprometendo, era o Deus que o tirou do pasto, apascentando as ovelhas e o colocou no trono de Israel.
Um Deus diante do qual Davi estava se alegrando, adorando, era o Deus que o conduziu sempre, de forma vitoriosa. Enquanto a mão de Deus era sobre Davi, era só vitórias.

Deus não livrou Davi das adversidades, mas estava presente em cada uma delas.
Se você quer experimentar a alegria da presença de Deus na sua vida, saia da janela.
Como é bom quando a gente pode sair, celebrar, se alegrar perante a presença do Senhor.
Davi se alegrava com a presença do Eterno porque o Eterno traz alegria para sua alma.
A presença de Deus restitui a alegria, a presença de Deus traz bênçãos.

Interessante, que há um momento que precede o momento em que Davi vai buscar a arca.
Antes disso, eles tentaram levar a arca para Jerusalém, mas fizeram de maneira errada, e ela trouxe maldição em vez de benção.

Então eles pegaram a arca e colocaram na casa de Obede Edom e ela ficou ali, dali disseram que não iriam leva-la para Jerusalém porque ela não estava trazendo benção, mas maldição.

E depois ele volta para casa e ouve que Deus estava abençoando a casa de Obede Edom. Quando nos aproximamos de Deus da forma correta a presença Dele traz benção para nossa vida.
A casa de Obede Edom, estava sendo abençoada porque Deus estava presente ali.

Meu querido, leve a presença de Deus para o seu lar, leve a presença de Deus para sua casa para restaurar a alegria em seu lar.
Saia da janela e venha adorar a Deus para que Ele seja presente na sua vida e através da sua vida, Deus possa abençoar outras pessoas.

É interessante que Davi se alegra e há um momento que ele vai prestar culto a Deus e ele ergue um altar, ali ele oferece holocausto, ele faz uma festa e abençoa o povo de Israel.
Quando nos aproximamos de Deus, quando consagramos nossa vida no altar do Senhor, a presença de Deus é tão forte que nos tornamos um canal de bênçãos na vida do outro.
Davi abençoava toda a nação porque a presença de Deus em sua vida, era algo poderoso.

Você pode ser canal de benção na sua casa. Como a pessoa cheia do Espírito de Deus, abençoa. Por onde ela passa a presença de Deus é sentida.
Uma pessoa sempre cheia do Espírito de Deus, ela sempre cala o nosso coração no momento de desespero. Porque Deus fala através dela.
Deus quer falar através de você. Deus quer ministrar através de você. Deus quer que você seja canal de benção, na sua casa, na sua igreja, na sua cidade.

Davi estava ali, liderando o povo, com adoração, júbilo e brados de alegria. Ele oferece holocaustos de forma pacífica. Davi não comparece diante de Deus de mãos vazias. Ele vai lá e adora a Deus, oferece alguma coisa a Deus.
Um culto agradável a Deus, foi assim que Davi consagrou a sua vida ao Senhor.

Não adianta oferecer coisas ao reino de Deus se primeiro você não consagrar a sua vida no altar do Senhor.
Davi sai e abençoa o povo em nome do Senhor, seja um canal de bênçãos na sua família.

Existem pessoas que ficam na janela, vendo Deus fazer maravilhas na vida das pessoas, mas dentro da casa dela está vivenciando a angustia, uma verdadeira guerra.
Falta-lhe paz, falta-lhe alegria.

Mical era mulher que aparentemente tinha tudo para ser feliz e era uma mulher amargurada.
E a alegria de Davi, incomodava Mical. Era só ela sair da janela, e descer e participar da festa.
E se alegrar perante o Senhor, porque a presença de Deus traz bênçãos ao coração.

Hoje pela manhã falamos sobre a importância da oração.  No momento em que Moisés intercede a Deus pela nação e Deus preserva toda a nação por causa da oração de Moisés.

A oração de um homem de Deus, é poderosa. Venha se alegrar, venha se consagrar diante do Deus dos exércitos.
Saia da janela. Não despreze o culto ao Senhor.

Quando Davi chega e Mical chama sua atenção, ele lhe diz: “Eu não estava agindo como um homem qualquer, eu estava me alegrando perante o Senhor.”
E ao se alegrar diante do Senhor, Davi abençoou o povo.
E diz a Palavra de Deus que depois de abençoar o povo, Davi voltou para abençoar sua casa.
Se você for um canal de bênçãos, você vai sempre voltar para abençoar sua casa.


Quantas pessoas, quando voltam para casa, elas não abençoam sua casa?

Mas o homem que tem sua vida consagrada ao Senhor, que sai da janela e vem adorar o Senhor, uma mulher que sai da janela e se consagra no altar do Senhor, eles voltam para casa, para abençoar a sua família.

Seja um canal de benção. Volte para casa para abençoar a sua casa.

Saia da janela e venha para o altar. Venha adorar a quem é digno de louvor. Quem fica na janela, perde a bençao. Quem fica na janela, como Mical, murmurando, não frutifica.

Saia da janela e venha para o altar. Altar é lugar de consagração, altar é lugar de santificação. Altar é o lugar em que nós chegamos perante a face do Deus vivo.

Isaías, num momento de grande convulsão social, quando o rei havia falecido, ele se pergunta o que vai ser de Israel?
Sai um tanto quanto angustiado, pensando no futuro de Israel e ele entra na casa do Senhor.
Então ele vê o Senhor assentado em seu trono, sublime no altar e ali os anjos, lado a lado, O louvavam, O adoravam e naquele momento de festa, alegria e adoração, a vida de Isaías foi transformada.

E Isaías reconhece que vai morrer porque é um homem de lábios impuros, mas diz a Palavra de Deus, que um anjo tirou uma brasa do altar e passou nos lábios de Isaías e diz: “Você está purificado.”

Quando consagramos nossa vida no altar do Senhor, somos purificados pelo sangue do Cordeiro.
Saia dessa posição de expectador e venha adorar ao Senhor. Adore-O em espírito e em verdade. Seja um canal de benção.

Davi, ele voltou para abençoar a sua casa.

Quando saí da janela, Deus me convidou para vir pro altar.
Com todas as minhas limitações, com todas as minhas falhas, eu tinha que sair da janela e ir para o altar.
Deus não te criou para ficar como expectador, apenas vendo Deus abençoar as pessoas. Deus quer abençoar você.
Quem fica olhando pela janela tem uma visão estreita da vida com Deus, não experimenta a alegria da presença do Senhor na sua vida. Não experimenta da paz que o mundo não conhece.

As pessoas não compreendem como, mesmo diante das tribulações e dificuldades, nós temos paz no coração.
O Senhor é a nossa paz e a nossa vida está no altar do Senhor.
Precisamos entender que quando caminhamos com Deus, caminhamos de glória em glória.

Quem fica na janela só recebe maldição.

Por que Deus não abençoou Mical? Porque ela vivia murmurando, mais apegada à glória e ao louvor do mundo do que à glória de Deus.
Davi podia ficar como Mical, apenas da janela, mas escolheu louvar e adorar ao Senhor.

Saia da janela! Deus tem um tempo novo para você.
Deixe de ficar ouvindo apenas o que Deus faz. Venha experimentar o que Deus pode fazer por você.

Se não fosse Deus na minha vida, eu acho que não estaria vivo até hoje.
Deus tem um novo tempo para nossa vida, para nossa família, para nossa igreja.
Mas precisando sair da janela, trazendo um novo tempo.

Pastor Nélio Monteiro

Igreja Batista do Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...