quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Gálatas 5:16-25

Resenha do culto de quarta-feira
05/01/2022

" Tempo de frutificar"

Gálatas 5:16-25

A Palavra de Deus, o Senhor Jesus sempre usou muitas parábolas. Metáforas.
O apóstolo Paulo também utiliza metáforas, para trazer entendimento. Facilitar a compreensão de verdades profundas.
Por outro lado, é bom entendermos que Jesus é Mestre e por isso devemos estar sempre atentos aos seus ensinamentos.

Quando um agricultor planta uma árvore, ele tem um propósito. Ele espera colher frutos daquela árvore.
Com a gente, as vezes é diferente. As vezes plantamos árvores pela beleza.
Por outro lado, as vezes plantamos e o fruto que esperamos daquela árvore, é sombra.
A árvore tem muitas funções.

Marcos 11:12-14

O que Jesus quer nos ensinar aqui? Ele vai até uma figueira e acha nela folhas.
E Ele diz: nunca mais alguém coma frutos dessa árvore. E no outro dia ela tinha secado.
O grande ensino que temos de Jesus, é que o tempo todo, é tempo de frutificar.
Deus espera que você produza frutos o tempo todo.

Gálatas 5:16

O que nos impede de produzir o fruto do Espírito na nossa vida, é a carne. Nossa carne foi contaminada pelo pecado. Os desejos da nossa carne são perversos, são maus.
A carne é fraca.
Na nossa vida espiritual, lutamos contra três gigantes: O mundo, o diabo e a carne.
A carne nos impede de dar frutos.
Andai em espírito e você jamais satisfará os desejos da carne. Se eu quero neutralizar os desejos da minha carne, eu preciso viver no espírito.
Eu preciso cuidar da minha vida com Deus, que certamente, não cumprirei os desejos da carne.
Cultiva isso o tempo inteiro. Sua comunhão com Deus. Estar na Casa de Deus, é uma forma de cultivar. Precisamos nos ocupar com o estudo da Palavra. São coisas que edificam.
O celular e computador como ferramentas, são ótimos; mas se você não souber usar, ele rouba seu tempo e preenche sua cabeça com coisas que não edificam.
Tudo na vida a gente precisa aprender como usar.
Aqui, o apóstolo Paulo nos exorta a usar todo tempo, para andar na presença de Deus. Andar é um estilo de vida. É um comportamento.
Ao andar no espírito, você não sentirá as inclinações da carne. Por isso, Paulo nos exorta a orar sem cessar.
Esteja sempre em comunhão com Deus. Busque sempre pelas coisas que edificam.
Se eu quero produzir frutos do espírito, eu preciso andar no espírito. Porque só andando no espírito eu consigo neutralizar os desejos da carne.
O primeiro passo para a vitória é andar no espírito. Viver no espírito. Use seu celular para edificar. 

Segundo passo para a vitória está em Gálatas 5:18
Paulo coloca na balança o espírito e a lei.
A lei é boa, mas a lei mostra meu pecado. Ela me confronta. Ela mostra minhas impossibilidades.
O espírito me leva a Cristo. Ele me conduz a dependência de Cristo.

Efésios 5:18

Encha-se do espírito. Quando somos conduzidos pelo Espírito de Deus, ele vai transformando meu ser. Vai me moldando a imagem de Cristo e a alegria não é transitória. Não é passageira.
Tem tanta gente buscando a alegria em prazeres passageiros, dando vazão a carne, aos frutos da carne. E nisso, nunca o homem vai se realizar.
É Cristo que nos liberta do jugo da lei.

Romanos 8:1-2

O Espírito de Deus me leva a produzir frutos, que me leva a andar de acordo com a vontade de Deus.
O Espírito de Deus é que vai moldando a imagem de Cristo em mim.

Quando você levanta pela manhã e busca para que o Espírito de Deus te conduza, Ele vai sinalizando, trazendo a Palavra ao seu coração e você vai ter como resistir as tentações. Enquanto você estiver andando pelo Espírito de Deus, jamais será vencido pelas tentações da carne.
Mas se seu caminhar se tornar esporádico, ou cessar, qualquer coisa pode acontecer.

Tem muita gente que não alimenta sua alma. Não busca a face de Deus. Deixa de orar. Essa pessoa vai experimentar quedas.
Começa a experimentar derrotas em sua vida. Os frutos da carne se tornam perceptíveis em sua vida.

Gálatas 5:19

Se eu não cultivar meu andar com Deus, a tendência é que eu comece a dar vazão as inclinações da carne.

João 15:5

Árvore que não dá fruto. Diz a Palavra de Deus que o machado está na raiz. Por isso a advertência, de que é tempo de frutificar. Precisamos dar frutos o tempo todo.

A árvore que não dá frutos, ela é cortada.
Meus irmãos o pecado tira o viço, tira a vida. Quando você vê a pessoa que vive no pecado, é nítido o sofrimento emocional.
O sujeito começa a colocar em coisas efêmeras, o sentido da sua vida.
O primeiro passo para a vitória,  é andar em espírito.
O segundo passo para a vitória, é ser conduzido pelo espírito. O terceiro passo para a vitória, é dar frutos no espírito.

Gálatas 5:22-23

Quem anda no espírito, foi liberto pelo poder da lei.
Cristo pagou o preço. O Espírito de Cristo vai nos transformando de fé em fé, sendo conduzidos por Ele. O domínio próprio é fruto do espírito.
É tempo de frutificar.
A evidência da presença do Espírito de Deus na nossa vida, é que nós produzimos frutos do espírito, neutralizando as nossas inclinações perversas e carnais.
Se você da frutos, entenda que o sofrimento que  vem na nossa vida, tem o propósito de limpar para você dar mais frutos. Para você estar mais perto de Deus, ser um instrumento de Deus. Para dar mais frutos no Reino de Deus. Quem mais deu frutos no Reino de Deus? Olhe para a vida dessas pessoas! Passaram por sacrifícios e adversidades.

Olhe para a vida do apóstolo Paulo! Como ele frutificou, em meio a uma vida difícil!
Quem anda no espírito, quem é conduzido pelo espírito, quem frutifica no espírito, encontra o sentido da vida. Encontra a própria vida em Cristo Jesus.

A razão da sua alegria não são coisas transitórias, que te enchem de culpa e prazeres existenciais.
O que Deus tem a nos oferecer, o que Ele nos proporciona, não é transitório. É eterno.
Precisamos frutificar o tempo todo.
Jesus viveu 33 anos e quando olhamos para os Evangelhos, percebemos que Jesus deu fruto o tempo todo.
E por isso, nós provaremos do fruto da árvore da vida. Que Deus nos abençoe. Que  sua vida seja extremamente frutífera. Abençoadora.
Que Cristo possa reinar absoluto na sua vida e o Espírito de Cristo te conduza em todo tempo para sua própria alegria.

Mensagem: Pastor Nélio Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...