sexta-feira, 5 de maio de 2017

Culto de gratidão a Deus pela vida de Evil Mendonça



“Bem aventurados os misericordiosos porque eles alcançarão a misericórdia.”
Mateus 5:7

Evil era uma pessoa que celebrava a vida com muita intensidade.
Era uma pessoa humana como nós, e naturalmente tinha seus erros, seus acertos ao longo da vida.
Algo era muito forte na sua vivencia, a misericórdia.
Evil no seu programa na Rádio, não representava. Aquele Evil que se preocupava com as pessoas, que comunicava alegria às pessoas, era o mesmo no seu dia a dia.
E se podemos definir o Evil como servo de Deus, definimos na palavra misericórdia.
A Palavra de Deus diz, que aqueles que são misericordiosos receberão a misericórdia.
Misericordioso é o homem cheio de amor, que ama com o amor de Deus.
É o homem cuja vida, a cruz realizou uma obra transformadora, conformando-o à Jesus Cristo.
Aquilo que ele vivenciava no seu dia a dia é fruto da obra transformadora de Jesus, na sua vida. Porque quando encontramos de fato com Jesus e O reconhecemos como Senhor da nossa vida e buscamos estar no centro da sua vontade, o Espírito de Deus, opera essa transformação na nossa vida.
É um processo, por isso frisei que ele era uma pessoa humana.
E penso que ele chegou num momento da vida, de muita alegria, de muito entusiasmo. Eu diria até que ele estava em auge. Num momento de comunhão com Deus. Num bom momento profissional, haja visto, pelas manifestações da cidade inteira.
Talvez Evil não tivesse consciência, da influência que Deus exercia e exerceu nessa comunidade, através da vida dele.
Porque na verdade, esse homem cheio do amor de Deus, instrumento nas mãos de Deus, a misericórdia era patente na sua vida.
Era muito claro no seu agir.
O misericordioso é aquele que age de maneira sensível com as pessoas que manifestam a sua dificuldade, a sua fragilidade.
Quantas pessoas hoje, sintonizadas, se manifestando, pois, aquilo que Evil dizia, ele vivia na prática; acolhendo pessoas na sua casa, amando essas pessoas.
Quem abre a porta de sua casa e leva alguém para dentro dela para exercer misericórdia com ele?
Poucas pessoas.
Evil vivenciava isso. O ato dele na rádio não era uma representação. Ali ele não era um personagem, ali estava o homem, Evil. Com todas as suas limitações, as suas fragilidades, a sua humanidade. Ali estava o homem, que agia de maneira sensível às pessoas que manifestavam sua fragilidade, suas dificuldades, as suas dores.
E a Bíblia diz que tais pessoas são instrumentos da misericórdia do amor de Deus. Essa era a missão dele, assim como cada um de nós temos nossa missão da parte de Deus.
E Deus nos usa quando nós reconhecemos a Sua soberania na nossa vida, em prol da expansão do Reino de Deus. De refletir o amor de Deus aos outros. E quão feliz é a pessoa que reflete o amor de Deus, a imagem de Deus ao seu próximo.
São pessoas que uma vez que foram tratadas por Deus com amor e com misericórdia. E olha que amor intenso! Que misericórdia intensa! Passam a tratar as outras pessoas da mesma forma.
Então aquilo que Evil transmitia era com entusiasmo. Quando estava na igreja, ministrava ou trazia uma mensagem, e o fazia com muita paixão
Quantas vezes o fazia com o coração dolorido, mas Deus ministrava na sua glória.
Evil viveu tudo isso.
A misericórdia está alinhada ao amor de Deus. O amor de Deus, o amor a Deus e ao próximo, controla a vida daquele que é misericordioso.
Conforme Lucas 19:18 afirma com muita propriedade, Deus é misericordioso. Deus é o Pai.
É o Senhor de toda misericórdia, de toda graça.
Essa vida justa agrada a Deus. E naturalmente é um reflexo da ação de Deus na vida.
Jesus é o supremo exemplo de misericórdia. Em todo seu ministério, vamos encontrar Jesus, fazendo exatamente o que Evil aprendeu a fazer.
Jesus acolhendo uma mulher apanhada em adultério, e que as pessoas queriam apedrejar e até a lançaram aos seus pés. E ali Jesus exerce de misericórdia sobre aquele mulher, de maneira que até as pessoas que foram ali para apedrejá-la, e não tinham vida para fazer isso, saíram de fininho. E Jesus que poderia condená-la disse: “Mulher nem eu te condeno. Vai e muda de vida, não peques mais.”
Misericórdia. Jesus, dias e dias intensos, do amanhecer ao anoitecer, Jesus acolhendo multidões nas suas angústias. E o Evil aprendeu isso, a exercer a misericórdia.
A misericórdia pertence a Deus. É a graça amável de Deus em ação. Isso é vivenciar o cristianismo prático com as nossas limitações.
Ninguém é perfeito.
Temos uma história de vida, na linha do tempo, Deus vai nos aperfeiçoando, Deus vai trabalhando, Deus vai nos quebrantando, Deus vai nos ajustando, Deus vai nos santificando, para a hora que chegar o momento certo, Deus possa nos levar para estar com Ele.
Por isso eu disse e entendo que Deus não velou o Evil cedo demais. Deus levou o Evil na hora certa, na hora dele.
E alguém disse: Mas era um momento em que ele estava no auge, que ele ajustou a sua vida com Deus, que ele estava tão feliz profissionalmente, podíamos sentar à mesa com ele com a Neia e ver a alegria e o entusiasmo deles.
Mas esse é o melhor momento!
Melhor momento para ele, não é o melhor pra nós, não é o melhor momento, naturalmente, aos nossos olhos, para a comunidade que o amam tanto.
Mas foi o melhor momento para ele. Ele exerceu a misericórdia e Deus agiu de misericórdia para com ele e cremos que nesse exato momento ele goza da vida plena, prometida aos misericordiosos.
A nossa salvação é fruto da misericórdia de Deus. Não é algo que recebemos porque somos bonzinhos ou porque acertamos tudo na nossa vida.
Não é não.
É graça e misericórdia. São as duas mãos de Deus, é a mão graciosa de Deus que nos concede aquilo que nós não merecemos.
Nós não merecemos mas Deus, graciosamente nos dá.
E a mão misericordiosa de Deus, é que retêm aquilo que nós merecemos.
E Deus retêm porque Ele misericordioso. Porque a sua misericórdia se renova a cada manhã.
E isso, Evil vivenciou, porque ele era uma pessoa bem aventurada e exerceu não só não só na sua profissão, onde ele vivia dia a dia. Aprouve a Deus colocar ele naquele lugar. Uma pessoa que entende a importância da Palavra de Deus, Palavra que todos os dias as sete horas da manhã ele trazia aos seus ouvintes.
Deus o usou para trazer uma palavra de esperança. Deus abençoou-nos através da vida dele.
E hoje, nesse momento, conforme nós cremos, apenas um homem voltou da glória para nos contar que viu o terceiro céu, que viu coisas tão impactantes que não encontrou palavras para expressar.
Mas sabia dizer que todas essas coisas estão preparadas para aqueles que creem.
É o primeiro homem que tinha uma intimidade tão grande com Deus, que no momento em que Deus disse para ele, que estava chegando a hora, que Deus iria convidá-lo a estar com Deus, que não pediu nem um momento a mais.
Ele despediu da igreja, e sabe qual foi cântico de Paulo?
“Combati o bom combate, encerrei a carreira e guardei a fé. Eu estou ansioso para receber a coroa que o justo juiz tem preparado para mim.”
E naturalmente a recebeu pela graça e pela misericórdia de Deus.
Porque essa é a esperança que nós temos.
Encerro, com a Palavra de João, que num momento de profunda angústia, numa ilha deserta, onde só tinha escorpião e cobra venenosa, Deus o tira e o leva a um tempo que nós ainda não vemos, e João diz assim: E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
Apocalipse 21:1-4

É nessa direção que nós caminhamos. Não temos a ilusão de que vamos viver uma eternidade na terra. Nós caminhamos, somos peregrinos na terra, porque a nossa Pátria está lá e é lá que o irmão Evil está, gozando do fruto da misericórdia de Deus, e da profunda graça de Deus na sua vida.
Que Deus possa consolar o coração da Neia, dos filhos, das pessoas queridas, da Eliete. Somos uma família de muitos e muitos irmãos que adoram o mesmo Deus e estão na mesma família.

Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista do Parque Safira

05/05 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...