quarta-feira, 31 de maio de 2017

Efésios 1:15-23

Resenha do culto
Efésios 1:15-23

Essa carta de Paulo aos Efésios ele escreve quando estava na prisão e ao saber notícias da Igreja em Éfeso, Paulo se alegra e eleva a Deus uma oração de ação de graças. Ele agradece a Deus e expressa a sua alegria pelo agir de Deus na vida daquelas pessoas.
E é maravilhoso quando podemos louvar a Deus pela ação de Deus na vida das pessoas, a ação de Deus na nossa vida.

Quantas vezes em nossas orações, pedimos tantas coisas a Deus, mas poucas vezes encontramos pessoas que ao orar, expressam a sua gratidão, pela vida daquele irmão que Deus usou para abençoar sua vida. Expressa a alegria diante de Deus, louva ao Senhor, ao ouvir falar do mover do Espírito de Deus no ministério, no agir, na vida da igreja, em algum lugar.
Poucas vezes encontramos esse tipo de oração.
Percebemos aqui que Paulo tinha uma vida de constante oração. Constante louvor a Deus.
E ele diz aqui que fazia menção dessa igreja, como Paulo fazia menção, ele orava por todas as igrejas.
Vamos encontrar um homem que constantemente estava orando. Pelas pessoas, pelos ministérios, pelas igrejas.
Meus irmãos, nós precisamos dentre as nossas disciplinas espirituais, não esquecer o quão determinante, o quão importante, é a vida de oração.

Também versa aqui neste texto, sobre a autoridade de Jesus. Ele está louvando a Deus, pela ação do Espírito de Deus, pelo fato de Jesus ter vindo, e a transformação que Jesus provoca na vida das pessoas.
E ele exalta a Deus, porque Deus, na sua soberania, na sua sabedoria, ele outorga ao Senhor Jesus Cristo, autoridade.
Jesus então exerce essa autoridade sobre todos os poderes, sobre todas as criaturas, sobre todo universo.
E Paulo diz: Ele é o Senhor da igreja, Ele é o nosso Senhor! Ele é o Deus que nós servimos, Ele é o Deus que nós adoramos. Então, nós nos alegramos pela Sua vitória. Porque a vitória de Jesus, é a segurança, a certeza da nossa vitória, porque Ele venceu por nós.
Então nós celebramos, nos alegramos. Quando eu penso na vitória do Senhor Jesus Cristo, nós nos alegramos muito mais que a vitória do nosso time.
Mais do que torcer, mais do que nos alegrarmos pela vitória do Senhor Jesus sobre os poderes das trevas, nós usufruímos dessa vitória. Somos parte dessa vitória.
De forma que encontramos Paulo, ali, mesmo em prisão, eles podiam na verdade, prender o seu corpo, mas o seu espírito estava ali.
E havia regozijo, alegria em seu coração, ao saber da ação do Espírito de Deus, na vida da igreja.
Vamos encontrar, depois desse momento de louvor a Deus, de exaltação ao nome do Senhor por tão grande vitória, ele clama ao Pai. Ele pede ao Pai.
A primeira coisa que ele pede a Deus, é que lhe dê um espírito de sabedoria e revelação.
Paulo sabia e nós sabemos, que o homem por si só é incapaz de ter um discernimento das coisas espirituais.
Sem a ação do Espírito de Deus na nossa vida, nós não temos entendimento das coisas espirituais.
O dom do Espírito Santo é que nos torna sábios.
É dom do Espírito Santo, não é fruto de nenhuma erudição, de nenhuma metodologia, embora na verdade o estudo criterioso da Palavra de Deus nos dá sabedoria.
Então, Paulo, sabendo que as coisas espirituais só se compreende espiritualmente, ele clama pela igreja, porque já se percebe a ação do Espírito de Deus na vida dela. Que o Espírito do Senhor, continue revelando Deus a eles e os tornando sábios.
Quando oramos devemos clamar a Deus, para que o mesmo Espírito de Deus que age na vida dessa igreja, possa agir na vida das igrejas, afim de nos tornarmos sábios. Que possamos conhecer, e vivenciar a vontade de Deus na nossa vida.

Conhecemos pessoas que citam as Escrituras, que até parecem que são cristãos, mas não tem discernimento espiritual. A Palavra de Deus não tem poder sobre a sua vida.
Falta-lhes o Espírito, falta-lhes o conhecimento da parte do Espírito de Deus. A iluminação. E então eles não compreendem as Escrituras. Não há Espírito e a letra sem o Espírito, ela é morta.
Então Paulo está orando aqui nesse sentido, uma vez que o homem por si só, não pode compreender as coisas de Deus. É necessário então, que o Espírito de Deus o ilumine. E essa é a oração de Paulo pelos irmãos em Éfeso, pelas igrejas espalhadas. É a nossa oração nesses dias.
No verso 18 vemos que é o Espírito de Deus que nos dá entendimento, e se há algo que devemos pedir, é pela ação do Espírito Santo de Deus na vida da gente, para que possamos compreender a Palavra de Deus.
E que possamos encontrar nela, o tesouro valioso que ela tem a nos proporcionar.

Muitas vezes agimos na superficialidade. O que Paulo quer dizer é que muitos mais do que conhecer o Senhor, na superficialidade, que o Espírito nos dê o discernimento e possamos conhece-Lo na intimidade e reconhecer a sua soberania, o seu poder, a sua majestade na nossa vida.
Nesse clamor de Paulo, ele pede que lhe dê o espírito de sabedoria, e revelação, a iluminação.
Qual o intuito de Paulo aí? Para que abra os olhos do seu coração.
Ele clama para que Deus abra a mente e o coração do homem e o leve a um conhecimento de Deus mais profundo.
Existem muitas pessoas, que conhecem Deus de ouvir falar.
Que possamos compreender a grandeza de Deus e enxergar aquilo que os outros não veem. Que possamos contemplar a grandeza do poder de Deus. A usufruir das vitórias alcançadas pelo Senhor Jesus Cristo, sobre nós, em nós e para nós.
Para o louvor da Sua glória.
Sobre as coisas que Paulo orou, qual delas você mais precisa na sua vida agora?
Paulo orou para que o Espírito de Deus lhe desse o espírito de sabedoria e revelação.

Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista do Parque Safira
Culto da Noite de 31/05/2017




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" O triunfo das eras" 2 Coríntios 2:14-17

 Resenha do Culto da noite de Domingo  28/04/2024 " O triunfo das eras" 2 Coríntios 2:14-17   A queda do homem, impactou todo univ...