sábado, 5 de agosto de 2017

Efésios 4:1-6

Resenha do culto

Efésios 4:1-6

O apóstolo Paulo nos três primeiros capítulos, vai ministrar sobre a doutrina.
Vimos sobre a soberania de Deus e ao mesmo tempo, a responsabilidade do homem.
Agora, nos capítulos de 4 a 6, Paulo mostra que os propósitos de Deus, são eternos em Cristo e se revelam por meio da Igreja no mundo.
De forma que os três últimos capítulos, eles são essencialmente práticos. Paulo vai tratar na prática da vida cristão. E ele apela aqui, dizendo: “Vivam de um modo digno da vocação a que vocês foram chamados.”
Na verdade, Paulo quer apresentar nestes três últimos capítulos, que são práticos. Ele versa, de como deve portar os servos de Deus. Como deve ser o nosso comportamento como Igreja de Cristo.
De forma que, as coisas estão aqui, entrelaçadas.
Porque na verdade, é na nossa vivencia, é que vamos demonstrar como a doutrina funciona na prática.
Paulo vai dizer aqui que, Deus vai se revelar na forma como a Igreja procede.
Nosso comportamento, nosso testemunho, vai falar do Deus que nós servimos e nisso, Deus é glorificado. Ou seja, a Igreja demonstra a glória de Deus. Já que nós devemos viver para a glória de Deus, de forma que a vida do cristão, se desenvolve na prática. Não é uma teoria, não é como estudo universitário.
Há muitas pessoas que tem um conhecimento profundo das Escrituras, mas não vivenciam aquilo, a respeito do Deus a quem eles servem.

Então, Paulo nos três capítulos da Carta aos Efésios, ele vai falar sobre a soberania de Deus. Desse Deus maravilhoso, a quem nós servimos.
Nos três últimos, ele vai versar sobre como aplicar essa doutrina, ou a prática dessa doutrina na vida do crente, do servo de Deus.
E então é que ele inicia, nos exortando a viver de uma maneira digna nesse mundo. Porque é através do nosso testemunho que o nome de Deus é conhecido.
É dada à Igreja, a missão de fazer o nome do Senhor, conhecido. E na verdade, nós pregamos o nome do Senhor, através da nossa vida, da vivencia, do que Deus faz ou está construindo na vida de cada um de nós.
De modo que Paulo inicia com uma súplica. E ao mesmo tempo, um encorajamento, a que o crente viva de fato, aquilo que ele aprendeu a respeito de Jesus. A respeito do Deus a quem ele serve.
A vida cristã não se desenvolve de uma forma teórica, mas a vida cristã é um estilo de vida. Ela é muito mais do que uma religiosidade vã.
É uma forma de viver. Diz da transformação que a presença de Cristo na nossa vida, opera.
Como ele muda a nossa vida.

Então, Paulo faz essa suplica, com respeito ao andar em relação à nossa conduta, ao nosso comportamento, ao nosso modo de vida.

Assisti a um vídeo, onde uma irmã diz: “essa igreja ela tem dono, essa Igreja é do Senhor Jesus Cristo.”
Irmãos, essa Igreja tem dono, ela é do Senhor Jesus Cristo.
Então, os que querem servir a Deus nesse lugar, precisam entender que há regras.
Porque há pessoas, que querem vir para a Igreja e impor seu próprio estilo de vida, aquilo que eles pensam.
E na verdade, quando eles vem para a Casa de Deus, precisam entender que aqui se há regras.
Aqui há valores. E quando você vem, você precisa se submeter a eles. Ou então não tem como você permanecer. E é exatamente sobre isso que Paulo está dizendo.
Se você quer ser um cristão, viva de modo digno desse Evangelho, desse Cristo, da vocação para o qual você foi chamado. Porque a nossa vida vai dizer aquilo que nós somos. Precisamos viver em conformidade com aquele a quem nós servimos e pertencemos.
Hoje vivemos num contexto que muitas pessoas se dizem cristãs, mas não se desprendem do mundo.
Estão como a mulher de Ló, olhando para trás. Muitos que se apostataram da fé estão dentro das igrejas, mas com o pé no mundo, vivendo fora da igreja, no sentido do comportamento, e do modo de vida que a Palavra de Deus nos ensina.
Portanto, meus irmãos, há este convite. Nós temos uma vocação, nós temos um chamado.

Paulo escrevendo aos Filipenses 1:27, disse que queria ouvir a respeito do povo, é que eles estavam vivendo uma vida digna que lutava pelos valores do Evangelho.
Então meus irmãos, como Igreja de Cristo, somos chamados a viver nossa vocação, a reconhecer a soberania de Deus em nossa vida e a partir do momento que reconhecemos que o Senhor é soberano na nossa vida, então submetemos a nossa vontade à vontade Dele.
Não é mais a minha vontade, não é mais aquilo que eu acho, é aquilo que a Palavra de Deus diz.
É a vontade de Cristo na minha vida.




Pastor Nélio Monteiro
Culto da Noite de 02/08/2017

IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" O triunfo das eras" 2 Coríntios 2:14-17

 Resenha do Culto da noite de Domingo  28/04/2024 " O triunfo das eras" 2 Coríntios 2:14-17   A queda do homem, impactou todo univ...