domingo, 14 de junho de 2020

Mateus 7:1-5

Resenha do Culto da manhã de domingo
14/06/2020

Mateus 7:1-5

"O agir do discípulo"

Jesus condena o hábito de criticar os outros, sendo nós mesmos faltosos.
Esse hábito terrível, de tecer críticas destrutivas, enquanto nós mesmos estamos em falta com Deus.

Jesus fala de um pré julgamento e utilização de critérios anti bíblicos para julgar os outros.
Jesus fala de exercer misericórdia com o outro.

Jesus condena a crítica ferina e maldosa, mesmo quando nosso próximo age de maneira errada.

Existem pessoas que tem o prazer de apontar o erro do outro.
Na maior parte do seu agir, visa sempre estar apontando o erro do outro.

As vezes apontamos pseudos verdades.
Se é uma coisa ruim sobre o outro, é melhor nem falar.

1 Tessalonicenses 5:1

Paulo recomenda reter na sua vida somente aquilo que é bom.

Tiago 2:13

Meus irmãos, precisamos pensar bem antes de tecer comentário maldoso, acerca de outra pessoa.
Precisamos aprender a ouvir e não apenas escutar.
Precisamos ouvir o que o outro está falando.
Depois avaliarmos e reter o que é bom.

O que vou dizer acerca do meu próximo, vai edificar?
Se não vai edificar, é melhor eu me calar!

Se eu vir meu irmão pecar, fazer alguma coisa que expõe o nome de Deus, eu vou até ele.
Essa responsabilidade é minha, e não dá igreja.
Mas muitos espalham primeiro por toda igreja. Isso é fofoca.

Se você ver seu irmão pecar, vá até ele. Se ele não te ouvir, busque mais duas testemunhas e volte a ele. Se ele não te ouvir, mesmo assim, aí sim você vai até a igreja.

O próprio processo da disciplina da igreja, visa antes de tudo, a recuperação do sujeito.

Sempre que formos julgar alguém, precisamos lembrar que a mesma medida, Deus vai usar conosco.
Nós vamos ser julgados.
E quem vai nos julgar é Deus.
É Deus que retribui, segundo a maneira de tratar o nosso próximo.

Antes de tecer julgamento sobre o outro, devemos reconhecer os nossos erros.

Mateus 7:3-5

Nós pecamos. O que não podemos fazer, é querer misericórdia para nós e lei para o outro. Jesus fala: " Olha primeiro para seus erros."

Tem pessoa que é ótima para apontar o erro do outro mas enxerga os seus erros. A falta do outro é pecado, a dele é descuido.

Nós erramos, e devemos confessar a Deus e pedir perdão a Ele.

Corrigir nossos erros e não pecar mais, é o que Jesus espera de nós.

Se quero misericórdia para mim, devo estende-la ao outro.

Eu posso enganar a muita gente, mas eu não posso enganar a Deus.

Precisamos entender que nossa vida como discípulo de Jesus, deve refletir como agimos com o nosso próximo.

Temos Davi como exemplo. Sofreu as consequências de seus atos.
Precisamos pensar no que fazemos, porque as consequências vem.

Davi tinha mulheres lindas e mesmo assim, foi lá e se relacionou com a mulher de Urias.
Deus perdoou seu pecado, mas Davi pagou por ele.
Como Davi sofreu!

Por isso meus irmãos, temos que cuidar da nossa vida, do nosso coração.

Tem gente que fica apontando os erros do outro e não olha para os seus.
Seria conveniente cuidarmos da nossas faltas e deixar que Deus cuide das faltas do outro.

O discípulo no seu agir, deve ter o propósito de cuidar do outro.
Devemos ajudar o próximo a ficar livre do arqueiro que prejudica sua vida. Mas primeiro devemos tirar o arqueiro que está nos nossos olhos.

Mateus 18:15

Há todo um processo aqui. Se teu irmão pecou contra ti, vá até ele e entre ele e você, resolva esse problema.
Se teu irmão se arrepender, acabou. Deus vai te abençoar por sua atitude.

Tem muita gente que faz fofoca, usando pretexto de oração.
Estou contando para você, para você orar comigo. Isso é fofoca.
Se teu irmão pecou contra você, é entre você e ele.

Todo processo visa recuperar o próximo.
Jesus nos ensina a disciplinar.

O que aprendemos com Jesus nessa manhã?

Primeiro, não fazer pré julgamento. Não agir pelo que eu ouvi falar.

Como discípulos do Senhor Jesus, nosso agir deve ser norteado, pela Palavra de Deus, pelo processo bíblico, pelo amor ao próximo, pela misericórdia.

Nosso objetivo deve ser resgatar a ovelha perdida.
Quem vai julgar é Deus.

Segundo, se eu vi ele cometer um erro, é minha responsabilidade ir até ele e repreendê-lo em amor e misericórdia.

Vamos ser bíblicos. Vamos amar nosso próximo. Para que o peso da mão de Deus não venha sobre ele.

Precisamos amar nosso próximo. Disciplina é um ato de amor. Não falar mal da vida dele, é um ato de amor.

Portanto vamos ser gratos aos irmãos que nos repreendem pelos nossos erros.

Você que foi alcançado pela graça de Deus, seja um instrumento de Deus para resgatar ovelhas que estão indo por caminhos tortuosos. Esse é nosso desafio como discípulo de Jesus.

Lembre-se que para julgar, já tem satanás e uma multidão ali fora, jogando pedras.
Vamos amar nossos irmãos.
Nossa comunidade deve exalar esse suave perfume de Cristo uns para com os outros.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
IBPS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...