quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Mateus 24:29-31

Resenha do culto de quarta-feira
24/02/2021

Mateus 24:29-31

Estamos refletindo sobre um sermão do Senhor Jesus Cristo.

Como serão os últimos dias?

Eu imagino que algo que desejamos, é viver uma vida plena, onde haja justiça. Onde não vivamos sobresaltados, angustiados, muitas vezes.
E Jesus, o Senhor, fala do Seu Reino. E o desejo de seus discípulos, é saber quando estarão lá.

Quando será a vinda do Senhor Jesus? Quando será que vamos poder viver em paz? Quando será que haverá justiça?
Porque vivemos momentos, em que há muita injustiça no mundo inteiro.

O Senhor Jesus dá ênfase sobre os indicadores da Sua volta.
Quando Jesus voltar, esse sistema arquitetado por satanás, que nós chamamos de mundo, será aniquilado.
Será o fim do mundo.

Entendo, que esse sistema, que satanás arquitetou, de levar o homem a uma vida sem Deus, ou achar que pode viver num mundo, em que haja paz e harmonia sem Deus; é impossível.

O que nos dá esperança, quando observamos a injustiça na terra, é que Jesus vai voltar, com o propósito de fazer justiça.
Haverá o juízo, então haverá justiça na terra.

De forma que a ênfase dada aqui, é o fato de que Jesus vai voltar.
Os discípulos tinham isso no coração. A igreja primitiva vivenciou essa expectativa de tal forma que impactou o mundo.
Vivenciaram experiências marcantes com Deus, não obstante toda perseguição que veio sobre ela.

Jesus vai voltar, após a grande tribulação.
Temos uma linguagem apocalíptica, mas que diz de sinais assombrosos, que ocorrerão após a grande tribulação.

2 Pedro 3:10-13

Vejam bem, a descrição que Pedro traz desses dias. Diz que serão dias terríveis .
Pedro nos exorta a vivermos uma vida de santidade e nos prepararmos de forma tal, que este dia não venha nos pegar despreparados.

Estamos vivenciando momentos tão difíceis, mas a Palavra de Deus, nos afirma que, a medida que o fim desse sistema estiver se aproximando, ocorrerão dias muito piores. Mas há uma promessa aqui, para nós que cremos, que somos servos do Senhor. De que Deus enviará seu anjo e estará cuidando de nós, nestes dias de angústia.

A medida que o caminho se tornar ainda mais estreito, que possamos ter a certeza, de que temos um Deus que cuida de nós.

Jesus diz que sua volta será para exercer juízo.

Jesus veio, exerceu seu ministério terreno, conforme as profecias; tomou a forma de servo, sofreu e morreu para nos redimir.
E agora, quando Jesus está preparando os seus discípulos, Ele fala das coisas que irão ocorrer e aponta para a sua segunda vinda. No sentido de que Ele vai voltar.
Ele veio para buscar e salvar. Ele veio para nos redimir. Mas Ele também nos promete aqui, que vai voltar, para nos buscar.

Por isso meus irmãos, o Dia do Senhor, a vinda do Senhor, é um dia de lamento para as nações da terra. Mas será um dia extraordinário para os servos do Senhor.

Por isso, os livros de Daniel e Apocalipse, diferente do que as pessoas pensam, que são livros que metem medo, são livros que encorajam a igreja a buscar a santidade e estarem sob a proteção do Deus Eterno.

Por isso, precisamos nos preparar e entender que a segunda vinda de Jesus, encerrará todas as oportunidades.
A oportunidade do homem vai até a vinda de Jesus. Quando Ele vier, Ele vem para julgar.

Isaías descreve esse dia.
Isaías 13:6-13

Quando o Senhor vier, Ele exercerá justiça.
É importante observar o destaque que Isaías dá aqui, quanto a ira e o furor do Senhor.

Nesses mais ou menos, dois mil anos, o mundo pouco conheceu do furor e da ira do Senhor.
Nesse tempo da vinda do Senhor Jesus, Sua ira e Seu furor serão dirigidos à terra.
Serão dias terríveis.

Clamamos a Deus, por justiça hoje. Pois esses dias, que antecederão a vinda do Senhor, e o dia da vinda do Senhor, serão dias terríveis para os ímpios, em que Deus fará justiça.

Serão dias de lamento. Da parte dos Judeus, serão dias de lamento por não terem reconhecido a Cristo antes, como Messias.

Nesse dia, Jesus exercerá juízo contra satanás.

Apocalipse 20:1-3

Jesus vem para exercer juízo.
Hoje a terra clama por justiça.
Vivemos num mundo em que a justiça é falha.
Porque ela é segundo os preceitos do homem. A justiça de Deus, não. Porque Deus conhece o coração e as intenções do homem.

Nesses dias, você verá o homem se dobrar diante de Deus.

Apocalipse 19:11-21 descreve esse juízo de Deus. Deus fará juízo.

Hoje buscamos a justiça de Deus e ela virá. Mas quando vier, será terrível. Por isso Deus é longânimo.
Não quer que a gente se perca. Deus não quer lançar ninguém no inferno. Não obstante a grande maioria ir para lá.
Deus num ato de amor profundo, nos envia seu próprio Filho para nos salvar.

Lucas 21:28

O enfoque de Lucas, é a redenção.
O servo de Deus, é encorajado. O que a Palavra de Deus está nos dizendo? 
Que o Deus a quem servimos e adoramos, cuida de nós. Cuida da sua igreja. Ainda que venhamos a enfrentar tribulações.
Ainda que venham matar o nosso corpo. Temos que temer aquele que lança o sujeito no inferno. O servo de Deus não precisa ter medo. Ele precisa confiar no seu Redentor.
Quando Cristo vier, receberemos nosso corpo glorificado.

Jesus vem e vai resgatar sua igreja. Ele vai tomar sua igreja para Si.

Daniel 7:13-14

Para nós que fomos resgatados por Cristo, mediante a fé Nele, esse dia será um dia de triunfo e alegria.
A vinda de Jesus será triunfante. Ele vem para estabelecer o Reino na terra.
Hoje somos cidadãos do Reino no sentido espiritual.

Quando Jesus vier Ele estabelecerá justiça sobre a terra. Os poderes das trevas serão aprisionados.  Satanás será preso. Os ímpios serão julgados e lançados no lago de fogo e enxofre. Mas os servos de Deus reinarão com Cristo eternamente.

O foco de Jesus aqui, ao trazer essa Palavra ao coração dos discípulos, é que eles estivessem atentos.

Mateus 24:32

Jesus traz uma parábola de algo que eles conheciam bem.
Quando os ramos da figueira começavam a brotar, eles sabiam que estava próxima a primavera e o verão. Esse era um sinal. Aquelas pessoas que viviam da terra conheciam a mudança das estações, assim.

Jesus disse que, esses sinais serviam de bússola, para que eles entendessem a proximidade da vinda de Jesus.

Jesus mesmo disse: " De que adianta a pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?"
Por outro lado, muitas pessoas apostatam da fé. Rejeitam a Cristo, dizendo que querem aproveitar a vida.

O mundo, o sistema que satanás orquestrou, apela os apetites mais primitivos. As inclinações da carne a fim de iludir o homem. Oferece um prazer passageiro.

Vivemos num mundo em que a justiça pode falhar. Mas a justiça de Deus não falha. Porque Deus conhece os pensamentos e o coração do homem.
O homem não é capaz de conhecer o coração do homem. As inclinações do outro.
Deus virá fazer justiça. Jesus vai voltar, julgar, condenar os ímpios e os poderes das trevas; assim como redimir os seus servos do estabelecer o seu Reino na terra.
Portanto, se você não está vigilante, o que fazer nesse tempo?
Estar vigilante. Observar o que está acontecendo. Nos preparar dia a dia, para nosso encontro com Deus.

A seguir Jesus conta várias parábolas. Uma delas a das virgens prudentes e as loucas.
Precisamos, como as virgens prudentes, conservar a unção, o óleo, o azeite, na lamparina.
É determinante esse preparo, para encontrarmos com o Senhor. Porque depois, o que virá, é uma eternidade.
Por isso Jesus disse: "vocês conhecem os sinais da natureza e por eles, vocês sabem o que vai ocorrer."

Jesus está dizendo:  "estejam atentos, estejam vigilantes."

Crises, violências, epidemias, esse é o começo.

Quando Jesus voltar, todos verão. Os anjos recolherão os eleitos, nos quatro cantos da terra.
E esse dia será um dia de regozijo, alegria e triunfo, para aqueles que forem fiéis até a morte. Para aqueles que estiverem na terra e não tiverem negado a Cristo.

Que possamos estar preparados para esse dia triunfante.
Enquanto o mundo caminha sem norte, sem direção; a igreja precisa se nortear pela Palavra de Deus, pelo Deus da Palavra e permanecer fiel e fiel até a morte. E receberemos assim, a coroa da vida.

Pastor Nélio Monteiro
IBPS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...