domingo, 21 de fevereiro de 2021

Tiago 4:13-17

Resenha do culto da noite de domingo
21/02/2021

Tiago 4:13-17

Tiago versa, sobre as incertezas dos planos humanos.
Como vocês podem afirmar, que no futuro poderão fazer isso ou aquilo?
Como vocês fazem planos, sem consultar a Deus, sem depender de Deus, sem levar em conta, Deus?
Tiago versa, sobre as incertezas do tempo presente.

Meus irmãos, hoje está mais evidente, as incertezas dos planos humanos. Sempre vivenciamos tempo de incertezas, mas hoje está mais claro.

Certeza é convicção. É um conhecimento comprovado.

A pergunta de Tiago é:
Você tem certeza que vai estar vivo, amanhã?

José Saramago era ateu. Não cria na existência de Deus e sem conhecer a Bíblia, ele julga esse Deus como cruel e insuportável.

Eu necessito de Deus e anseio por Sua presença. Só sabe quem é Deus, quem Deus conhece. Ou  quem Deus se deu a conhecer.
Eu creio na existência de Deus.
Não foram frutos do acaso, as respostas que recebi Dele.

Todos nós vamos partir. Não sabemos o dia, nem a hora.
Matusalém viveu 969, mas partiu.
Lameque viveu 777 anos, mas partiu.
Essa é a realidade.
A medida que o pecado foi aumentando na terra, Deus delimitou o tempo de vida do homem.
O tempo de vida do homem está delimitado a cento e vinte anos, por causa da iniquidade.

Salmos 90:10

A expectativa de vida, depende, mas Deus delimitou o tempo, por causa da iniquidade.
Então a premissa de Tiago é verdadeira.

A vida passa muito rápido.
E nós partimos. Por isso Tiago se dirige a alguns mercadores. Ele não questiona o fato deles fazerem planejamentos para ganhar dinheiro. Ele questiona a arrogância do homem. De se declararem independente de Deus e até afirmarem que Deus não existe.

A afirmação deles é sobre o que farão. Fazem planos sem levar em consideração, que a sua vida está nas mãos de Deus
Hoje estamos aqui, amanhã, a gente não sabe. Precisamos estar preparados. Não temos certeza nenhuma.
Por isso precisamos levar em consideração a vontade de Deus em nossa vida.

Você tem consultado a Deus nos seus projetos?

Por outro lado, que arrogância, aqueles que afrontam a Deus!

Ano passado uma escola de samba afrontou a imagem do Senhor. Este ano não teve ninguém na avenida. Deus é Deus. Não precisamos fazer Sua defesa.
Mas nós que cremos, precisamos levar em conta, a Sua vontade, na nossa vida.

Para aqueles que crêem, Deus existe. Para aqueles que não crêem, Deus não existe.
O ateu afronta a Deus, porque não crê na Sua existência. Ele não crê como nós cremos.
Deus se fez carne e habitou entre nós.
Há uma história de mais de seis mil anos. De um Deus que promete enviar o Seu o Filho e na plenitude dos tempos, Ele afirma a Sua promessa.

Conforme está nas Escrituras, Ele é crucificado, ressuscita ao terceiro dia e sobe aos céus diante de muita gente.

Jesus veio e provou que há vida além da vida.

A Bíblia fala também de um lugar que é eterno e de profundo sofrimento. E que a situação das pessoas que vão para lá, é irreversível.
Se a pessoa tiver dúvidas da existência de Deus, ela está correndo um sério risco.

Para mim, Deus é tão real como qualquer pessoa que estou vendo aqui.

Tiago diz aqui, sobre a certeza do juízo de Deus.
Nos julgarmos independentes de Deus, é um ato de rebelião contra Deus.

A rebelião do homem, resignifica a rebelião de Adão.
A origem é o orgulho. Quando a criatura, quer assumir o lugar do Criador.

Romanos 1:23

Quando o homem não crê na existência de Deus, o ato de não crer, assume orgulhosamente esse lugar. Eu sou o meu próprio deus. Isso é rebelião. É a criatura rejeitando o seu Criador.
Tiago nos exorta a reconhecer nossa dependência de Deus. Nos submetermos à Sua vontade.
A cruz me lembra, a minha dependência de Deus.
O próprio Deus, paga a minha dívida, para que eu possa viver em comunhão com Ele.

Um dos salmos mais lindos, é o salmo 23. Quando o salmista diz: " O Senhor é meu Pastor."
Toda confiança de Davi estava no seu Pastor.

Num tempo de incertezas como o que vivemos, o Senhor é nosso Pastor. É Ele que nos garante a certeza da eternidade.
Nós sabemos quem está cuidando de nós.
Para aqueles que crêem, Deus oferece a certeza da vida eterna, através de Jesus, num ato de amor profundo.

João 3:17

O plano de Deus para nós, desde o princípio, sempre foi, de que o homem viva em comunhão íntima com Ele.
Se o homem parte para a eternidade, para um destino cruel, foi pelo fato de rejeitar o profundo amor de Deus.
Para aquele que não crê, a morte é um salto no escuro.

Meus irmãos, afirmar que Deus não existe é fácil. Provar é que é difícil.
Porque aquele que não crê, que não conhece o Deus que eu conheço; não vai poder provar que Deus não existe, porque eu O conheço.
Porque eu falo com Ele e Ele me responde.
Eu creio que Deus existe, por isso reconheço minha dependência Nele, para minha salvação.
Nele está toda minha esperança.
E você, em quem você tem crido?

Se você crê, sua vida está nas mãos de Deus.

Pastor Nélio Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gratidão" - João 12:1-9

 Resenha do Culto de quarta-feira  15/05/2024 " Gratidão" João 12:1-9 O texto nos coloca numa festa na casa de Lázaro. Não era par...