domingo, 14 de março de 2021

Isaías 6:1-8

Resenha do Culto da manhã de domingo
14/03/2021

"Não perca a esperança"

Isaías 6:1-8

O que dizer num momento como esse, em que completamos um ano de pandemia?
Num momento  em que vivemos um cenário de desesperança e de tanta polaridade, em a equação não fecha. Lockdown, finanças, morte, fome.
Num momento em que não existem soluções e decisões fáceis.
Num momento, em que cada um tem que assumir a sua responsabilidade.
E percebemos desde o princípio, a busca de bodes espiatórios. Em quem colocar a culpa.

O que pensar num momento como este? O que dizer num momento como este? A Palavra de Deus para vocês é:
"Não perca a esperança!"

A percepção do servo de Deus, num tempo como esse, é que a criatura de Deus é finita.
Isso nos leva a urgência daquilo que fazemos.

2 Reis ,15:1-7

O que proporcionou os anos de grande prosperidade, durante o reinado de Uzias, foi porque ele buscou o Senhor.
Enquanto ele buscava o Senhor, Deus abençoou a nação e lhe deu sabedoria. De forma que suas decisões, em tempos difíceis, foram abençoadas por Deus.

Sua fama se espalhou por toda região de Judá até que o orgulho preencheu seu coração.
Ele abandonou o Senhor. Virou as costas para Deus. Ele começou a corrida tão bem e terminou tão mal.

Confie no Senhor, não abandone a corrida.
Nosso alvo é Cristo e a promoção do Reino de Deus.

Paulo, tomando para si o mesmo exemplo do atleta, ele diz que corre de tal forma, que possa chegar a linha de chegada.
Sua auto motivação vinha da sua fé. Na sua confiança, no Deus que ele servia e serve tão bem.
Isaías segue o exemplo negativo, de alguém que começou tão bem e terminou mal.
As vezes é melhor começar mal e terminar bem, do que começar bem e no final ser desclassificado.

Meus irmãos, não imaginávamos que ao se passar um ano, ainda estaríamos enfrentando a pandemia. E não somente enfrentando o vírus, mas também o esfriamento espiritual.

Sabemos meus irmãos, da nossa finitude.
Aquele rei, reinou por 52 anos. O que não é comum na história.
Aquilo impactou a nação, que viu nele um bom rei. Mas logo veio o declínio, porque ele deixou de colocar sua esperança em Deus.
Em quem você tem colocado a sua esperança?

O que me traz uma profunda esperança, é que o Deus que servimos é um Deus infinito.

Se há algo que precisamos nesse tempo, é de termos uma visão de Deus.
A visão que Isaías tem de Deus ali no templo, impacta sua vida e enche seu coração de esperança.
Isaías vê o Senhor Jesus pré encarnado.

João 12:41

Isaías vê o Rei dos reis. Isaías vê o Senhor dos senhores.
O que Isaías viu, lhe deixou impactado. O levou a purificação e ele clama.
Isaías precisava de uma cobertura para seu pecado. Porque ele se reconhece, pecador.

Isaías 6:5-6

O altar representa o calvário. O lugar em que Cristo foi crucificado e o Cordeiro de Deus, foi oferecido para a purificação dos nossos pecados.

Agora para Isaías, o mais importante era o que ele se tornou. Um pecador purificado pelo Sangue do Cordeiro.
Não podemos nos esquecer disso, meus irmãos.

Ele nos livrou da ira de Deus, sendo crucificado na cruz para purificar com seu bendito Sangue, pecadores  como nós.
Por isso, nossa esperança não pode estar em nenhum outro, que não seja Cristo.

Romanos 3:24-25

O que nós merecemos é a justa ira de Deus.
Mas como Paulo disse, através do sacrifício de Jesus, em que a ira de Deus caiu sobre Ele, para que ficássemos impunes no sentido de que, alguém pagou a conta por nós. Cristo.

Isaías saiu com a visão da eternidade e da grandeza de Deus. Ele coloca sua esperança Nele. Então quando o Senhor chama, ele diz: " estou aqui. Envia-me a mim."

Meus irmãos, nós temos a mensagem da esperança. Deus é a única esperança.

Em tempos de desesperança, a igreja de Jesus precisa orar e orar. Precisamos orar pelas autoridades.

Nossa oração nesse tempo, deve ser pedindo proteção e bençãos.
Não será o homem a descobrir medicamentos. Será Deus a lhes revelar.
Nossa esperança está no Deus a quem servimos.

A tragédia da humanidade é procurar a felicidade e a finalidade fora de Deus, onde não podem encontrar. E nossas necessidades, só podem se realizar em Deus.

Se Deus é nossa única esperança, qual a causa da nossa desesperança?

Isaías faz o que todos devemos fazer. Ele vai a casa de Deus e Deus se revela a ele.

Santo Agostinho disse: "eu te procurava lá fora. Eis que tu estavas dentro de mim."

O Deus que nós servimos, não é um Deus distante. O Deus que nós servimos, é um Deus presente.
O do mundo, está morto; mas o meu Deus, ressuscitou.

1 Pedro 1:3-7

Meu irmão, não perca a esperança. Esperança é o sentimento de quem vê como possível, a realização daquilo que deseja.
Isso nós chamamos de fé.
Nós precisamos de uma visão de Deus.
Tudo que você precisa, é de uma visão de Deus.
Deus, que está assentado no seu alto e sublime trono.

1 Pedro 1:3

Qual é a sua esperança? Em quem você tem depositado a sua esperança?

Salmo 42:11

Eu porei a minha esperança em Deus e ainda O louvarei. Ele é meu Salvador e meu Deus.

Pastor Nélio Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...