domingo, 20 de junho de 2021

2 Samuel 22:29-34

Resenha do culto da manhã de domingo
20/06/2021

2 Samuel 22:29-34

"Canções de vitória"

Esse texto, é um cântico de Davi.
É uma poesia de Davi em louvor ao Deus da vitória.
Era comum naquele contexto, os grandes heróis entrarem louvores aos seus deuses após vitória.
E é isso que Davi está fazendo aqui, louvando ao Deus que lhe deu vitória, sobre seus inimigos.

Havia concepção, que seus deuses, eram razão de suas vitórias. Davi aqui, reconhece o Deus da sua salvação.

É o testemunho de um vencedor. Eu diria que é uma perfeita profissão de fé, ao Deus da sua salvação.

Nesse momento, na vida de Davi, as nações haviam sido subjugada. O inimigo havia sido derrotado e Israel vivia tempos de prosperidade.
Davi aqui, dá um testemunho de fé e revela o Deus, que lhe conduz em vitória.

Baal era adorado como um dos deuses das tempestades.
E Davi revela seu Deus. O Deus dos exércitos, que atira flechas como relâmpagos.

2 Samuel 22:16-17

Davi usa um tema literário para apresentar o seu Deus. Para fazer o nome do seu Deus, conhecido entre as nações.

Essa é a missão da igreja. Fazer o nosso Deus conhecido, como o Deus de todas as nações.

Temos dado testemunho da nossa fé a respeito do nosso Deus?

2 Samuel 21:18-19

Nos momentos de tristeza na minha vida, o Senhor me serviu de amparo. Meus irmãos, esse é o nosso Deus.
Nele encontramos amparo. Por isso Davi diz:
" Ele é meu escudo."
O escudo era uma arma de proteção.

Davi foi um rei guerreiro. Cada vez que ele saía para a guerra, não sabia se iria retornar.
Porque na verdade, a luta era, corpo a corpo.
O alvo na batalha, era o rei.
Porque o inimigo sabia que, se destruísse o rei destruiria o exército.

2 Samuel 22:26

Deus protegia Davi porque ele era eleito. Tinha o privilégio de ter sido separado por Deus.
Meus irmãos, somos um povo eleito, separado, santificado.
Deus cuida dos seus. Em todos os sentidos, Ele nos acolhe.
Portanto, devemos louva-Lo, testemunhar da nossa fé.
Precisamos falar do que Deus fez na nossa vida.

Hoje não é muito comum as pessoas testemunharem da sua fé.
Aqui, Davi testemunha sua fé.
O caminho de Deus é perfeito.

O Senhor conduz meus caminhos. Ou seja, o Senhor ilumina meus caminhos.
Quando Jesus vem, Ele diz:
" Eu sou a luz do mundo".

Meu irmão, se você está seguindo Jesus, não tenha medo. Ele está te conduzindo de forma segura.

Não existe muralhas, não existe dificuldades que me impeçam de caminhar. Deus derruba todas elas. Nosso Deus, é um Deus que derruba todas as muralhas. Esse é o nosso Deus.

Davi tinha prazer na lei do Senhor. Meus irmãos, precisamos resgatar a alegria e o prazer de se deleitar na Palavra do Senhor.

Essa é a razão de Deus conduzir Davi, de forma vitoriosa.
Davi guardou os caminhos do Senhor e não se afastou do seu Deus.

Nesse tempo de pandemia, quando não podemos estar todos no templo ... Quanta gente esfriou na fé e se deixou enredar pelas teias do pecado?

Davi está dizendo, que guardou a Palavra de Deus em seu coração.

O maior testemunho da nossa fé, é uma vida íntegra diante de Deus. Quem vai nos julgar é Deus. Quem conhece nosso coração, é Deus. Temos que ser íntegros, diante do Deus da nossa salvação.

Deus olha para nosso coração, conhece nossas motivações e por isso nos abençoa e nos protege.

Ele é nossa luz. Ele quem nos conduz de forma correta, clara.

Isso que precisamos buscar em todo tempo. O caminho de Deus é perfeito. Ande pelo caminho do Senhor. Não se desvie dele.

Deus conduz Josué de vitória em vitória. Josué cumpriu seu ministério e voltou para casa. Porque Josué não se desviou, nem para a esquerda, nem para a direita.

Uma vida direcionada nos caminhos do Senhor, é uma benção.

Por que as pessoas se deixam corromper pelo pecado?
Porque não tem intimidade com Deus.

A pessoa que não tem intimidade com Deus, tem a tendência de se desviar, para a esquerda ou para a direita.

Eu não sou perfeito, mas o meu Deus é.

Deus não me livra de ter inimigos, mas Deus me livra dos meus inimigos.
Não adianta se levantar contra mim, porque o Deus que eu sirvo, é Único e Verdadeiro.

2 Samuel 11:32-33

Que desafio! Davi conhecia seu Deus.
Nosso Deus é o único que desembaraça perfeitamente nosso caminho.
Nenhum outro Deus, pode nos dar a segurança, que Deus nos dá.
Porque o caminho de Deus é perfeito. A Palavra de Deus é perfeita.

Davi louva a Deus pelo livramento, pela proteção. Mas sobretudo, Davi louva a Deus pela esperança e pela segurança que Ele nos proporciona.

Nosso caminho não era perfeito, mas encontramos em Deus, o Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas.

2 Timóteo 4:7-8

O que Deus tem guardado para nós, é algo maravilhoso.
Que possamos, como Davi, buscar ser íntegros com Deus.
Ele é o caminho perfeito. Ele é a luz do mundo.
Que possamos testemunhar com a nossa vida, às pessoas que nos conhecemos, acerca do nosso Deus.
Esse é o Deus que nos conduz em vitória. O Deus da nossa esperança, que nos conduz nos momentos de aflições. Esse é o Deus que nos coloca acima das tempestades da vida. Meus irmãos, esse é o nosso Deus.

Pastor Nélio Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...