domingo, 3 de julho de 2022

Jeremias 17:14-16

Resenha do Culto da noite de Domingo
03/07/2022


"Cura-me Senhor."

Jeremias 17:14-16

A Palavra de Deus é maravilhosa!
As vivências desses homens de Deus, muito nos ensinam, para que possamos andar com Deus.
Jeremias é um desses homens.
Parece que Jeremias está vivendo nesse tempo. Porque a palavra dele, traduz o que estamos a perceber.

Se fosse trazer para nosso tempo, eu diria que Jeremias não seria um pastor de multidões.
Não teria muitos seguidores nas redes sociais.
Ele não faria sucesso.
Jeremias viveu num contexto, muito semelhante ao nosso.
Mas ele não era o tipo de profeta, que tentava suavizar a Palavra para ninguém ficar sentido com ele.
Jeremias não era do tipo de aliviar. Até porque, ele tinha consciência do que estava por vir.
Deus tinha mostrado para ele, dias terríveis que viriam.
Tudo porque, o povo se distanciou de Deus, endureceu o coração.

Jeremias descrevia isto em Jeremias 17:1
Ele estava dizendo que o coração desse povo se tornou tão duro, que a Palavra de Deus não penetrava nele.

Pior, o pecado desse povo, a inclinação para o mau, foi gravado com ponteiro de ferro.

Eles fecharam o coração para Deus e o ato de pecar é tão profundo, que não há como tirar essas raízes de amargura. Essa idolatria, do coração desse povo.

Jeremias olha ao seu redor e tem um olhar do contexto que ele está vivendo. Que o pecado estava arraigado nesse povo. Que o povo estava se distanciando de Deus. Foram se acostumando com o pecado. Achando que não tinha nada a ver, foram se distanciando de Deus e foram sendo corrompidos, foram sendo envolvidos pelas teias de satanás.
Isso cauterizou suas consciências, ao ponto que quando são descobertos, eles não se sentem incomodados, com a depravação.
A idolatria e a maldade, eram inerentes em suas vidas.
Os falsos profetas eram coniventes com o pecado do povo. Suavizavam a Palavra, enquanto Jeremias, chamava o povo para voltar para Deus.

Que mensagem a multidão acolhia? Claro, que era a dos falsos profetas. Eles estavam dizendo, o que o povo queria ouvir.
A vida devassa não sofreria penalidade.
Jeremias os alertava. Deus mostrou para Jeremias, que iria pesar a mão. E Jeremias até tenta orar pelo povo.
Até que chegou o momento que Deus diz:
"Jeremias não ora por esse povo que eu não vou te ouvir."

Meus irmãos, precisamos olhar para o momento que estamos vivendo.
Não é muito diferente dos tempos de Jeremias. O povo está caindo na idolatria, caindo na depravação, achando normal a vida de pecaminosidade, achando normal a frieza espiritual. Os falsos profetas estão rasgando a Bíblia e vemos igrejas cheias de gente vazias. Gente perdida dentro da Casa de Deus.
Sedentas de Deus sem dessedentar a sede de sua alma. Sem receber a Água da Vida.
A mensagem de Jeremias era ignorada.
Jeremias era objeto de zombaria, porque sua mensagem era dura.

Jeremias 17:5-6

Ele diz: esse povo que se afastou de Deus, é como um arbusto sem raizes profundas.
Não absorve a água. Não tem futuro.

O povo não gostava daquilo. Jeremias dizia que não tinha futuro para eles.

A multidão zombava de Jeremias. Aos olhos deles, estava indo tudo bem. Quem queria ouvir Jeremias com suas lamentações?

Mas, Jeremias continua pregando sua mensagem.

Jeremias 17:9-10

O que Deus está dizendo através de Jeremias?
Cuidado com seu coração, porque ele é enganoso e inclina para o que é mau.
Tome cuidado porque você está diante de um Deus que sonda seu coração e conhece seus pensamentos.
É Ele que vai julgar seus atos conforme suas atitudes.

Deus conhece meus pensamentos. Sabe das inclinações do meu coração. É com isso que temos que nos preocupar.

Jeremias estava alertando, mas eles continuavam ignorando.

Jeremias 17:11

A perdiz é assim, ela choca o ovo de um outro pássaro. Quando o pássaro nasce, e vê que ela é uma falsa mãe, ele a abandona.

Deus está dizendo:
Vocês estão confiando nas riquezas? Em coisas provisórias?
Vai chegar um dia que elas não valerão de nada para você.
Há quem está tão envolvido com as coisas da terra, que esqueceu que há um céu. Pior, que há também um inferno.

Meus irmãos, estamos vivendo dias assim.
Talvez Isaías tenha conseguido traduzir melhor isso.

Isaías 1:23

Estamos vivendo dias assim. Em que a justiça está sendo ultrajada. Que a Bíblia está sendo rasgada. 
Dias de corrupção e suborno.
De gente que, transformou o Evangelho num balcão de negócios, para enriquecer-se, para estorquir. Para se apropriar daquilo que Deus não lhe permitiu se apropriar.

O segundo olhar de Jeremias, é para dentro de si mesmo.
Qual a minha postura nesse lugar?
Como anda meu coração, diante da influência desse tempo?
A primeira coisa que Jeremias diz para Deus é:
"Senhor eu não abri mão do meu ministério."

Eles zombam de Jeremias, e Jeremias vai diante do Senhor e diz:
"Senhor meu coração está doído. Eles me feriram tanto que eu adoeci." 
Aquele Jeremias que vai diante do Senhor, orar por esse povo, penalizado, pensando que eles vão sofrer; mudou seu coração. Adoeceu. 
Quando Jeremias olha para o povo seu desejo é de pedir a Deus que pese Sua mão sobre eles.

É nesse momento que Jeremias pede a Deus que não deixe que seu coração se encha de amargura e fique endurecido como o coração desse povo.
Jeremias não quer sofrer a penalidade desse povo.
Jeremias clama pela cura.

Aqui para nós, ninguém é de ferro. Jeremias também não era.

Jeremias 17:18-20

Deus manda ele avisar o povo. Ele é profeta. Sua missão é fazer a vontade de Deus.
Não obstante, ele pedir o julgamento  Divino com toda fúria, Deus manda que ele continue  advertindo.

Meus irmãos, esse é um tempo de você olhar para dentro do seu coração.
Quem sabe essa oração de Jeremias é a mesma que você precisa fazer nesses dias?

Cura -me Senhor! Não deixe que eu venha me portar como os demais. Não deixe que o ódio inunde meu coração. Não deixe que a influência desse tempo, endureça meu coração. Não deixe que eu vá me afastando do Senhor como eles afastaram.
Não deixe que a frieza desse momento endureca meu coração.
Não deixe que o pecado fique cravado nele, de maneira tão profunda, que não haja mais esperança para mim!

Isaías disse ao Senhor, depois de confiar em homens, de confiar no rei. Depois que o rei morre, ele sai frustrado e entra num templo e ali ele vê o Senhor no alto e sublime Trono. E  diz para si mesmo:
Aí de mim que habito no meio de um povo de lábios impuros e infelizmente minha vida foi influenciada por eles. Eu vou morrer.
Tome cuidado com as influências desse tempo.
Tome cuidado com esses mensageiros que de uma forma bem elaborada, dizem para você que aquilo que Deus disse não é bem o que Deus disse.
A Palavra de Deus é simples, clara e objetiva. Deus não deixa dúvidas.

O terceiro olhar de Jeremias, é para Deus.
E quando ele olha para Deus, ele encontra serenidade, equilíbrio, salvação, sentido para a vida. Ele entende seu ministério.

Hebreus 12:2

Olhe para Jesus. Olhe ao seu redor.
O mundo que está aí fora, não é diferente do que Isaías e Jeremias viveram.
O príncipe desse mundo é o mesmo, o diabo. Ele não mudou a estratégia.
Quando deixamos de olhar para Deus nós nos tornamos mais um como eles.
Deus não nos chamou para ser igual ao mundo. Mas para sermos semelhantes a Jesus.

A cura para o seu coração, está no Espírito de Deus. Olhe para Jesus como aquele que restaura sua vida, seu casamento.
Olhe para Jesus.

Bendito o homem que confia no Senhor. Que busca a Deus. Nas estação no própria, ele vai dar o fruto do Espírito de Deus.
Olhe para Jesus, o Único, que pode dar sentido a sua vida.
Irmãos, vejo tempestade a vista!

Jeremias 45:1-5

Bendito o homem que confia em Deus.
A nossa vida está nas mãos de Deus. E nessa vida só não podemos abrir mão da nossa alma. Podemos perder tudo nessa vida, mas não podemos perder nossa alma.

Aquele povo se afastou tanto de Deus, que perderam não só a Liberdade, mas  a própria alma.
Porque o pecado estava enraizado de forma tão profunda em suas almas, que perderam sua herança.
A única coisa que a gente não pode perder nessa vida, é a nossa alma.

Mensagem: Pastor Nélio Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...