quinta-feira, 2 de março de 2023

Romanos 2:17-29

Resenha do culto de quarta-feira
01/03/2023

" Obediência artificial"

Romanos 2:17-29

A princípio, ao ler essa Palavra pode gerar uma série de dúvidas aos seus olhos.
Mas para aqueles Judeus, o que Paulo está falando, é algo palpável diante deles.
A circuncisão, era um símbolo que Deus complementa no povo Judeu, para demonstrar diante de todas as nações que aquele povo pertencia ao Senhor. 
É um ato realizado na criança, quando ele carrega a marca, de que é pertencente ao povo de Deus.
Outro aspecto que este texto deixa, é sobre a lei.
A lei é dada por Deus, ao povo Judeu, enquanto eles peregrinavam pelo deserto.
Ao sair do Egito enquanto  Deus os ensina a respeito de si mesmos, Deus lhes entrega a lei, o conjunto de ordenanças que deveriam ser seguidas pelo povo Judeu, que simbolizava que eles era povo de Deus. Povo obediente ao Senhor.
O objetivo desse texto, é falar sobre o papel da obediência. A importância de viver uma obediência real diante de Deus.
Paulo não está sendo cordial, enquanto fala isso.
Paulo exorta os Judeus, pertencentes a Igreja de Roma. Ele diz que uma religiosidade cheia de vaidade, não significava, alguém com uma fé genuína.
Essa Palavra, se estende a todos que estão aqui, nessa noite.
Quem somos nós, verdadeiramente, diante de Deus? 
Existem muitos que participam dos ritos religiosos, conhecem a Palavra de Deus, no entanto, estão distantes de Deus, mesmo com todos os aparatos religiosos que possuímos.
Falta obediência. De nada adianta conhecer o Deus da Palavra, se não obedeço.
Pessoas que vivem dessa forma, estão envergonhando o nome de Cristo.
Precisamos avaliar nossa vida, e perceber, se essa Palavra de Paulo aos Judeus, não pode ser aplicada em nosso coração?
Somos parecidos com aqueles Judeus ou com os discípulos que refletem a luz de Jesus?
A igreja, não é lugar de calar sua consciência aos domingos, enquanto vive uma vida de desonrar o nome de Deus durante toda semana. A igreja é o lugar, onde verdadeiros adoradores devem se reunir.
Ou aqueles que estão no processo, querem se reunir, querem adentrar nessa casa.
Aqui é o lugar de viver uma vida subordinada a Deus.

Infelizmente existiam muitos problemas naquela igreja de Roma.
Certamente vai existir problemas entre nós.
Mas, isso não significa que os problemas não devam ser corrigidos.
Paulo exorta aquela igreja com um tom duro e severo. Não porque queria menosprezar aquela igreja.
A Bíblia diz que toda exortação tem um caráter amoroso. Ela tem o objetivo de restaurar os pecadores.
Paulo quer confrontar o povo para que eles corrijam seus erros.
Nosso Deus é um Deus zeloso e Santo. Ele quer que vivamos uma vida de integridade.
A proposta do Evangelho, é formar  verdadeiros discípulos, que vivam em obediência.
Porque entenderam a vida cheia de significados que Jesus está oferecendo.
Quando Jesus diz que devemos pegar nosso fardo, porque o fardo é leve; não significa que a vida cristã não seja cheia de desafios.
O fardo leve significa que quando eu carrego a minha cruz Jesus está conosco e nos dará ferramentas necessárias para suportar e vencer as dificuldades.
A igreja de Cristo, mesmo inserida num mundo corrompido, ela é chamada para ser a diferença nessa terra. E não para ser meros religiosos.
A proposta do Evangelho, é formar discípulos de Jesus. Em cada conversa, Jesus fazia a diferença. E o discípulo, é chamado para imitar o seu Mestre.
Muitos estão se enganando. Escutam semanalmente a Palavra, mas ao sair da porta para fora, levam uma vida como se tudo que foi dito aqui, não fosse uma realidade.
Muitas vezes, podemos estar sendo falsos discípulos de Cristo, sem saber que somos.
O falso discípulo conhece a Palavra mas vive uma obediência artificial. Só é fiel na aparência mas seu coração está longe de Deus.
Essa é a realidade.

Mas o Deus que vê o interior, sabe o real estado daqueles corações.

O falso discípulo, muitas vezes nascido em berço cristão, e acha que estar dentro o faz superior e garante a sua salvação, mesmo sem total comprometimento. Mas nenhum valor isso vai ter se você não vive uma vida de obediência a Deus.
Não basta eu entender a Palavra, se isso não reflete uma transformação interior.
Como está nossa vida diante de Deus?
No trabalho, dentro de casa com a família, quem somos nós?

Aqueles Judeus, viviam uma vida de aparências. É a estes, que Paulo se direciona.
Precisamos abrir nossos olhos, e olhar pra gente de forma individual, para ver se estamos nos comportando como discípulos de Cristo.
Se um grupo de pessoas, analisasse apenas a sua vida, para entender como é essa igreja,  que conclusão elas tirariam a respeito do que nós somos?
O falso discípulo, não vive as disciplinas espirituais com alegria e temor.
O falso discípulo não entendeu que, a aparência religiosa exterior, é vista pelas pessoas, mas a intenção do coração é observada, é esquadrinhada por Deus.
Ao ler as cartas de Paulo percebemos quão culto ele era.
Paulo evidencia aos Judeus que apesar dos privilégios, de terem o símbolo que representa a união com Deus, a falta de obediência, representa uma fé infrutífera na vida desses irmãos.
Ele conclui que os gentios, aqueles que não conheciam Jesus, seriam participantes da aliança. Porque, embora não sendo esse povo com privilégios, marcados desde o início da história, eles eram discípulos de Jesus. Eles se tornariam discípulos de Jesus.
Quando pensamos em missões, existem muitas nações que ainda não foram alcançadas. Mas nós, aqui no Brasil, somos os confins da terra também.
Porque o Evangelho começa lá dentro de Israel e chegou até nós.
E muitos de nós, que são considerados esses gentios, que o apóstolo Paulo está falando, que se tornaram discípulos pela fé.
Muitos do que estão dentro da igreja hoje, podem não estar na glória.
Porque estar neste lugar sem um real comprometimento, significa apenas um espaço onde você se socializa. Onde você faz amizades.
Esse lugar, é o lugar onde pregamos o Evangelho do Cristo ressurreto, que tem poder pra salvar e transformar sua vida.
E que após um encontro real com esse Cristo, você é desafiado, chamado, vocacionado, instruído, aperfeiçoado, para viver uma vida de obediência real a Palavra de Deus.
Só precisam de um Salvador, aqueles que se reconhecem como pecadores.
Essa exortação do apóstolo Paulo, é uma chance de arrependimento.
A exortação na vida do crente, é uma chance, para que ele se arrependa e endireite de seus caminhos diante de Deus. 
Palavras de exortação é uma ferramenta usada por Deus, para aperfeiçoar Sua Igreja de uma forma amorosa.
Porque é melhor ser corrigido pelo Senhor, dentro da igreja, do que apanhar lá fora.
Muitos voltarão pela dor, outros nem voltarão.
O discípulo verdadeiro de Cristo, é chamado para viver uma vida integralmente, de submissão a Palavra de Deus.
A medida que guardamos a lei de Deus, nós vivemos uma vida que honra o Seu Nome.
Não adianta participar de todos os memoriais e símbolos, que são fundamentais a nossa fé cristã, se você não tem uma fé genuína.
E uma fé genuína, parte de uma vida de obediência a Deus. 
Não adianta eu querer trazer pra mim, uma condição de privilégio se as minhas ações dizem o oposto do meu discurso. Quer dizer que eu ainda não fui transformado por Cristo.

Eu não estou falando daquele que está num processo de mudança, mas daquele que ouve a Palavra dia após dia e não muda.
Deus está chamando Sua Igreja, a abrir os olhos.
Que não sejamos defuntos dentro de uma igreja, revestidos pela aparência de crente. Que sejamos verdadeiros discípulos de Jesus, que entendem que Jesus vai voltar e a hora se aproxima. Precisamos cumprir nossa missão.
Em todo este tempo que Jesus nos dá, o que temos feito para a glória de Deus, meus irmãos?
Este é o desafio da igreja.
Diante das dificuldades que podemos enfrentar, será que você vai estar aqui dentro, quando Jesus voltar?

Ser um verdadeiro discípulo de Jesus, significa que temos que deixar muitas coisas pra trás.
Exige um custo para ser de Jesus. Não é um custo monetário, mas é o custo de uma vida dedicada.
O incrível, é que durante essa vida, não há um fardo pesado, porque nós fomos libertos do pecado para viver aquilo que fomos criados para viver.
Você que crê em Jesus, você foi feito para ser filho de Deus.
O filho de Deus compartilha da mesa do Pai. O filho de Deus escuta a voz do Pai. O filho de Deus encontra alento nos braços do Pai. E embora numa terra distante, ele entende que ele não pertence aqui e que o Pai virá busca-lo.
O verdadeiro discípulo de Jesus é chamado a uma vida de obediência real.
Somos libertos, justamente para não vivermos mais como antes.
Quando Jesus afirma que os discípulos deveriam tomar a sua cruz, Ele está deixando claro que Ele exige compromisso total de renuncia, devoção, obediência e até entrega da própria vida.
E também deixa evidente que, em todo tempo, Jesus está com eles.
Não é cumprir os ritos ou estar dentro da igreja que te faz parte do povo de Deus.
Não é isso que resume nossa identidade. É mediante uma fé genuína e verdadeira, que nos conduzirá a uma vida de obediência real e não apenas aparente. Onde honrar a Deus neste mundo, é um privilégio e não uma dificuldade.
Que entendamos que, o verdadeiro discípulo de Cristo, vai andar como Jesus andou.

Pastor Gabriel Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...