quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Provérbios 12:1-7

 Resenha do Culto de quarta-feira 

20/12/2023


" Compreender a vida"


Provérbios 12:1-7


O livro de Provérbios, é um livro de sabedoria. Se a cada manhã, você ler um capítulo e desse capítulo, você tirar um versículo, que traz a ideia central daquele capítulo e aplicar na sua vida, você se tornará uma pessoa melhor.

São chuvas de sabedoria, e se você absorver uma gota dessas chuvas, por dia, você se tornará, uma pessoa muito melhor. Fala sobre uma boa compreensão da vida. 

Enquanto meditava nesse capítulo, fiquei a pensar, o que é uma boa compreensão da vida. Até porque, quando a gente chega ao final de mais um ano, a percepção que você tem, é que a vida é breve. O tempo passa.

Chega um momento na vida, que você começa a pensar, como viver os anos que te restam.

Tomar decisões sábias para viver uma vida que faça sentido. Uma vida que deixe marcas positivas, na vida dos outros.

Como viver essa vida?

Salomão parou para pensar, com muita profundidade a esse respeito. Diante da brevidade da vida, ele começa a refletir sobre o que ele fez da vida dele, até aquele momento, em que ele está ali, escrevendo esses livros; e o que ele pretende fazer para a frente.

Nessa reflexão que ele faz, ele nos deixa sábios conselhos. Naturalmente, inspirado por Deus, porque ele pede a Deus sabedoria. Aquela que vem de Deus, dos altos céus.

Então, como obter uma boa compreensão da vida? Ele nos dá quatro conselhos determinantes, para compreender essa vida que é breve.

Ele começa dizendo, tenha um coração humilde. Coração humilde, é uma questão de sabedoria. A pessoa sensata, ouve conselhos, aceita repreensões. Apreenda a ouvir conselhos. Aprenda a receber a repreensão. Diferente é o insensato. O insensato não aceita conselhos, não aceita repreensões. Ele é rebelde. Ele acha que já sabe tudo. Diferente da pessoa sensata e humilde, que aceita conselhos e repreensões.


Provérbios 11:14


O sábio governava uma nação. Ele diz aqui que, um rei que tem muitos conselheiros, ele conduz bem a nação. Mas um rei que acha que sabe tudo, é um insensato. Ele vai trazer prejuízos para todo seu povo. Assim meus irmãos, são todos que exercem liderança. Assim é a liderança paterna, dentro do lar. O homem sensato, é um homem humilde, que entende que ao longo da vida, estamos num processo de crescimento. E então, ouvir os conselhos que estão na Palavra de Deus. Não existe melhor mentor, que a Palavra de Deus. Prestar a atenção, quando nos assentamos, para ouvir o que Deus está a nos falar, através das pregações, através da Sua  Palavra e aplica-las na vida. Ouvir gente sábia, edifica a vida da gente. Mas, o insensato, é aquele que não escuta, aquele que não aceita correções.


Provérbios 12:15


O insensato, é aquele que acha que sabe tudo. Que não precisa ouvir conselhos de ninguém.

Se você quer ter uma boa correção da vida, primeiro aprenda a ouvir.

Eu olho para as Escrituras e a percepção que tenho, é que as estratégias de satanás,  para destruir o homem, para destruir lares e levar gente para o inferno, são as mesmas. Não mudou. Ele não mudou nenhuma delas, porque o homem continua não aprendendo, com a história. Insensatez!

Tem muita gente que cometeu erros na Bíblia, e está registrado, para que você não cometa  de novo.

Compreender o sentido da vida e entender que ela é breve.

Precisamos aproveitar cada momento que vivemos ao lado das pessoas queridas.

A cada ano que passa, percebemos quantos, vão ficando pelo caminho! Quantos não estão mais aqui!

Pensávamos que com a pandemia, as pessoas aprendessem a valorizar  mais, as outras pessoas. O estar junto. Que pena, a grande maioria não aprendeu! Muitos continuam até pior ou desaprendeu a lição.


Provérbios 12:2-3


Quantas pessoas são maldosas! Carregam em seu coração, o desejo de vingança! Quantos vivem procurando meios de explorar seu semelhante!

Muitos obtem poder, status, mas não tem uma vida feliz. São homens que planejam o mal, para obter poder, ganhar muito dinheiro. Se esquecem que essas coisas, são transitórias.

Tudo nessa vida passa. Tudo passa e a gente está passando também.

Por que não primar pela justiça, pela prática do bem?

Seja justo. Abençoe os outros. Seja uma fonte de benção, para a vida do outro. Seja um instrumento poderoso nas mãos de Deus.

Quantos homens famosos, morreram. Todo poder, toda maldade, sua pretensa imortalidade, acabou. Não resta deles nem pó.

Mas se você pensar naqueles que foram instrumentos poderosos de Deus! Quem não se lembra de Martin Luther King, Billy Graham, as marcas que eles deixaram? Quantas vidas alcançadas, através do ministério desses homens! E de tantos outros que deixaram marcas na vida da gente! Continuam vivos. Nosso coração, nossos pensamentos, nossos encontros. Mais do que isso, viver eternamente, porque Deus os recebeu, os promoveu a estar com o Senhor. Deus não os entregou a morte.


João 3:19-21


Seja luz e não trevas. Reflita a luz de Cristo e não as trevas. Exale o bom perfume de Jesus e não, o cheiro do pecado.

Quer ter uma boa compreensão da vida? Dedique -se a prática do bem. A sua vida terá sentido. Você verá que você vai ser feliz.

Mas, o sábio lembra aqui que, o destino eterno dos perversos, é a morte. O destino eterno dos perversos e dos justos, são diferentes. Uns, Deus toma para Si, outros, Deus entrega a morte.

Portanto, pratique o bem.


Provérbios 12:4


Quer ser feliz nessa vida, seja fiel ao seu cônjuge.

Há dois tipos de esposa aqui, a virtuosa e a leviana. A virtuosa é aquela que procede de forma sábia. Essa edifica sua própria casa. A leviana procede vergonhosamente.

 Essa, destrói sua casa, a sua família , envergonha seu marido. É como um câncer nos ossos. O contrário também é verdadeiro. O homem infiel, é um câncer nos ossos da sua esposa.

Não há nada melhor que uma família saudável!

Você tem que investir tempo, na sua família. Vivemos uma época, em que as pessoas, não querem investir tempo.

Quem não planta, não vai colher.

Invista nos seus filhos. Este é seu melhor investimento. Dê o melhor exemplo aos seus filhos.

Seja fiel ao seu cônjuge. Cuide bem dele.

A mulher virtuosa, o marido se sacrifica por ela.


Provérbios 12:7


Faça a sua parte, porque a vida é breve.

Me lembro de pessoas tão queridas, que aqui se assentaram e hoje estão na glória com o Senhor.

Mas seus filhos, lembram deles. Suas orações, ficaram diante de Deus.

Me lembro da irmã Nazira, orando pela conversão do Eduardo.

Quantas e quantas vezes! Hoje, o Eduardo está aí e que benção que é o Eduardo servindo a Deus! Percebe?

E ele deve lembrar da irmã Nazira, como uma mãe, que não se esquecia em suas orações, dele.

Meus irmãos, fidelidade. Fidelidade a Deus, fidelidade ao cônjuge.

Uma esposa virtuosa é um presente de Deus.


Provérbios 19:14


Coisas se herdam. Mas uma esposa prudente, vem do Senhor. É um presente de Deus. Quem tem, valoriza. Se você tem um marido prudente, valorize ele, porque ele é um presente de Deus pra sua vida. Que benção é um lar saudável.


Provérbios 31:30


O segredo de uma mulher virtuosa, é o temor do Senhor. 

Precisamos de pessoas assim, que se dediquem a Deus.


Provérbios 12:5-6


Cuida do seu coração, porque dele procedem as entradas da vida. Cuide da sua mente, dos seus pensamentos. O que está ocupando o seu pensamento?

Temos enchido nossa mente com a Palavra de Deus? Com um louvor a Deus? Com coisas que edificam?

Porque são essas coisas, que influenciam a nossa vida.

O sábio traça a diferença entre o justo e o insensato. É que o insensato, seus pensamentos são maus. Ele vive pensando numa forma de fazer algo que Deus não aprova. Mas os pensamentos dos sábios, são honestos.

Se cultivamos uma mente saudável, controlada pelo Espírito de Deus, seremos honestos conosco mesmo. 

A maior desonestidade que o sujeito pode ter, é a desonestidade consigo mesmo. Porque quando ele não cultiva bons pensamentos, ele vai ser desonesto. Vai ser uma pessoa desleal com o outro. Suas palavras vão condena-lo. Suas palavras te absolvem ou te condenam.

Jesus disse que, o que contamina o homem, não é o que entra pela boca, mas o que sai dela. Porque revela o que vai no coração do homem. Portanto, cuide de seus pensamentos. Seja honesto com você mesmo. Seja honesto quando você estiver sozinho, com o celular na mão. Porque há um Deus que te vê, que te conhece.

Uma boa compreensão da vida, nos leva a ter um coração de aprendiz. Daquele que busca bons conselheiros. Daquele que busca ter uma mente moldada por Cristo.

Uma boa compreensão da vida, leva-nos a prática do bem. Porque estamos aqui de passagem. Não se deixe seduzir com as ilusões do mundo. Elas são transitórias. Deixe marcas, no coração de quem convive com você.

Marcas que sejam abençoadoras, com isso, você vai evitar dissabores, tristeza, desilusões.

Quantas pessoas são desleais com o cônjuge e quando perdem, entram em desespero!

Tem que perder para ver o quanto insensato foi.

Seja sensato. Seja fiel. Uma boa compreensão da vida, leva-nos a fidelidade a Deus, a aliança que fizemos a nós mesmos, ao cônjuge, a família. Seja honesto com você mesmo. O pior engano, é o auto engano.


Provérbios 12:7

A casa do justo permanece firme. Amém?


Pastor Nélio Monteiro 

IBPS








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...