domingo, 4 de fevereiro de 2024

" VIDA ALÉM DA VIDA" - JOÃO 5:39-40

 Resenha do Culto da noite de Domingo 

04/02/2024


"VIDA ALÉM DA VIDA "


João 5:39-40


No texto que acabamos de ler, o Senhor Jesus nos faz um convite:

"Venham a mim e eu lhes darei vida eterna."

Lendo o contexto desse texto, você vai encontrar Jesus, se apresentando.

Quem é Jesus?

Essa era a grande questão daquele momento.

É que muitos Fariseus, Saduceus, uma grande multidão ia ao encontro do Senhor Jesus. Naquele momento do seu ministério, vidas estavam sendo transformadas, libertas.

E grandes multidões iam ao encontro de Jesus.


Mas não obstante todo este movimento, Jesus diz:

"No entanto vocês não querem vir a Mim, para que eu lhes dê vida eterna."


Mas quem é Jesus?


Se olharmos o testemunho de João Batista:


João 5:31-33


Era um momento que João Batista surgira no deserto, chamando o povo ao arrependimento.

Cerca de quatrocentos anos depois de Malaquias, surge um profeta, preparando o caminho do Senhor.

E as multidões vão até João e perguntam:

" Quem voce é? Você é mensageiro? Você é o Messias? Você é Elias?"

E ele diz:

"Eu sou aquele que prepara o caminho do Senhor."

Quando ele encontra-se com Jesus, ele aponta para Jesus e diz:

"Esse é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo."

João dá testemunho de que Jesus é o Cristo.

Mas mesmo assim, eles não estavam acreditando no testemunho de Joao Batista.

Além do testemunho pessoal de João Batista, há o testemunho do Pai.

Quando ele  batiza Jesus, Deus declara do céu:

"Esse é Meu Filho amado que me dá muito prazer."

As pessoas que estavam ali ouviram a voz de Deus. Não viram, mas ouviram mas ouviram a voz. Imagina o impacto!

Mesmo assim, eles continuaram não crendo ser Jesus o Messias.

Mas Ele vai além e traz o testemunho das Escrituras.

"Examine as Escrituras. São exatamente as Escrituras que dão testemunho de mim."

Se tivessem examinado as Escrituras, perceberiam que as profecias se encaixavam.

De fato, Ele é o Messias. Tudo estava se cumprindo literalmente, conforme está nas Escrituras.

Mas mesmo assim, eles não queriam ir ao Senhor.

Eles não queriam ir a Cristo para ter vida.

Quantos testemunhos!

Mas eles continuavam incrédulos.

Mas pasmem, dois mil anos depois da vinda de Jesus, a grande maioria ainda não crê que Jesus é o Filho de Deus. Que Ele é Aquele que pode te proporcionar vida eterna em Seu Nome.

O convite de Jesus era:

" Venham a Mim que eu lhes darei vida eterna."

Quantos foram a Jesus, por curiosidade intelectual.

Ora, as pregações de Jesus impactava.

Imagina Jesus, começando uma pregação pela manhã, adentrando a tarde, a ponto dos discípulos irem a Jesus dizer que o povo deveria estar faminto.

E Jesus diz:

" Dai-lhea vós de comer."

Onde comprar alimento para uma multidão como aquela?

E Jesus multiplica os pães e os peixes que estavam em sua mesa.

Quem mensagem era essa?

O que Jesus estava ensinando, que calava tão profundamente no coração das pessoas, que elas ficavam horas e horas, ouvindo Jesus?

Quanta curiosidade, em ouvir Jesus, a respeito das Escrituras, dando testemunho de si mesmo!


Marcos 1:22


A Palavra de Jesus impactava as pessoas. Revestida de autoridade dos altos céus.

Mas de nada adianta o Evangelho, para quem aprecia apenas a forma.

Quantos foram a Jesus, para questionar a respeito de várias situações, não resolvidas?

Jesus ensinava com facilidade, com autoridade. De forma que falava aos seus corações.

Nada adianta o Evangelho, para quem aprecia apenas a forma, sem valer-se do seu conteúdo.

Se você vai ao médico e não toma o medicamento, de nada adianta a consulta.

Apreciar os ensinos de Jesus sem apropriar-se e aplicar o conteúdo, é o mesmo que diagnosticar a doença e não tomar o antídoto. Morre do mesmo jeito.


Romanos 6:23

Paulo lembra que o salário do pecado é a morte. Mas também nos lembra que, o dom gracioso de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus.

Quantos conhecem o Evangelho mas não se apropriam dele!

Quantos conhecem as Escrituras, para sua própria condenação!

Sabe a verdade, mas não aplicam a verdade  na sua própria vida. Continua caminhando para a morte.

Quantos O procuram para obter a cura. E vão embora.

São como aqueles nove leprosos, que não voltaram para agradecer a Jesus e foram embora felizes, porque receberam o que foram buscar. Foram buscar a cura e receberam a cura.

Por que só um voltou, para agradecer a Jesus? Imagine os outros nove, por que não voltaram?

Foram correndo se mostrar aos sacerdotes, para passar por todo tratamento. E assim então, rever as famílias.

Por isso não voltaram. Foram buscar a cura e receberam.

Muitos vão buscar os presentes de Deus e só querem os presentes de Deus. E trocam os presentes de Deus pelo próprio Deus.

(Tozer)

Triste afirmar, mas é a verdade.

Dez foram curados, apenas um voltou para agradecer.

Imagina aquele leproso, indo pelo caminho e meditando:

"Lepra não tem cura.

Quem pode curar alguém de lepra? Só pode ser Deus. E se Ele me curou, esse homem é o Messias, Ele é o Salvador."

E ao invés de ir aos sacerdotes, ele vai correndo ao encontro de Jesus, se coloca de joelhos e O adora.

O grande problema é que a maioria das pessoas, busca a Jesus só para receber os presentes. Cura, libertação, solução dos problemas. Não buscam a Cristo por quem Ele é.

De que adiantou a cura transitória e depois, a alma ser lançada no inferno por toda eternidade?

Outros O procuram, apenas para resolver problemas pessoais.

"Por que você não me busca, para resolver seu problema mais importante?

Eu tenho muito mais a te oferecer."

Jesus continua a ser procurado, por muitos motivos estranhos em Seu ministério.

O jovem rico queria que Cristo, validasse a sua religiosidade.

Ele não queria Jesus. Ele queria que Jesus validasse.

Mas Jesus mostra seu maior pecado. Não estava reconhecendo o Senhor Deus, em primeiro lugar na sua vida. Seu Deus era o dinheiro.

Ele queria alguém que massageasse seu ego.

E quantos não estão buscando a Jesus para isso?!

De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se ele perder a sua alma.

Homens buscam ao Senhor, por prestígio, ensinamentos morais, por riquezas. Buscam tudo, menos Deus. Querem receber presentes de Deus.

Querem que Deus resolva seus problemas, mas, esquecem seu maior problema.

Há uma vida que é morte. É a vida sem Jesus. Porque ele vai sair da morte para morte.

Morte espiritual é uma vida sem Deus.

Há uma vida que é morte, e essa vida é uma vida sem Jesus.


Marcos 8:36


Jesus foi quem disse isso.

Lembro de uma viúva, de um homem muito famoso. Ele faleceu e 

passou um tempo uma repórter foi entrevista -la.

E no meio da entrevista, um pergunta:

O que ele deixou?

Sabe qual foi a resposta da viúva ?

"Tudo. Ele deixou tudo."

Essa é a realidade. Quando você partir, você vai deixar tudo.

Em pouco tempo, você  vai ser esquecido.

Vai ser lembrado pelos filhos, se os tem.

A viúva ou o viúvo vai casar de novo. E deve.

Por que?

É o ciclo natural.

E você partir e vai deixar tudo.


Conta-se que um jovem artista, esculpiu na pedra, um anjo. Uma obra prima.

Ele ficou tão feliz. Chamou alguns mestres para ver sua obra. Entre eles estava Miguel Angelo. Ele a examinou com muito carinho. E quando ele estava se retirando, os outros mestres perguntam:

E aí?

E ele diz.

"Falta uma coisa."

O rapaz perdeu noites de sono querendo saber o que faltava.

Até que um mestre foi até Miguel Angelo e ele disse:

"Falta vida."

A obra estava perfeita mas faltava vida.

Essa é a situação do homem sem Deus. 

Por maior sucesso que ele tenha, se faltar a vida eterna, faltou tudo.


Jesus está a nos convidar.

" Não quereis vir a Mim, para que Eu lhes dê vida eterna?"


João 1:4


Meu querido, a vida está em Jesus. O homem sem Jesus é um morto vivo. Ou um vivo morto.


O homem em Cristo, sai da vida para a vida.


Vou concluir com um hino de Isaías Mendes:


"Eu perdido pecador, longe do meu Jesus.

Já me achava sem vigor a perecer sem luz.

Meu estado Cristo viu, dando-me sua mão.

E salvar-me conseguiu da perdição.

Cristo me amou e me livrou.

O seu imenso amor me transformou.

Foi seu poder, o seu querer.

Sim, Cristo o Salvador me transformou."


" Não quereis vir a Mim para terdes vida?"

É este o convite de Jesus nessa noite.


João 5:24


Para você meditar nessa semana.



Pastor Nélio Monteiro 

IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...