quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Daniel 2:13-20

Resenha do Culto


Diz a Palavra que um dia o rei do império teve uma visão que o levou a perder o sono. Porque ficou amedrontado.
Na Babilônia, os sonhos eram considerados como orientações dadas às pessoas. Por isso, ali, tinham pessoas consideradas sábias, que interpretavam os sonhos.

Então o rei manda chamar esses homens e pede orientação do seu sonho, mas dessa vez, de forma diferente. O rei pede que os homens contem para ele o sonho que teve e o interprete.
Então eles apelaram com o rei. Em toda história, ninguém nunca lhes pediu isso.
E assim o rei entende que eles não tem acesso a nada, e manda que eles sejam executados.
Manda chamar todos os sábios de Babilônia, Daniel e seus companheiros para que sejam mortos. E Daniel pede ao rei um tempo, antes da execução, para lhe trazer a interpretação.

A maioria dos sonhos refletem o que está na nossa mente e coração.

Deus opera em nossa vida, através do seu Espírito. Quando Ele nos chama para alguma obra, Ele nos capacita.

Naturalmente, Deus já havia preparado Daniel, porque Ele tinha um propósito ali. Em meio a bruxarias e astrólogos, certamente, Daniel faria a diferença.

Perdemos oportunidades por falta de intimidade com Deus. Daniel tinha intimidade com Deus.
Daniel e seus três amigos, tomam atitudes para que Deus lhes revele a interpretação da visão do rei.

Então Daniel vai até o rei e afirma que vai interpretar seu sonho.
Para tomar uma atitude dessa a pessoa precisa conhecer a Deus. Daniel conhecia seu Deus. Mais que teorizar, Daniel andava com Deus.

Muitos teorizam, mas na hora do aperto, percebemos que lhes faltam intimidade com Deus.
Daniel age diferente. Pede um tempo, chama seus companheiros para orar e pedir a Deus que lhes dê a interpretação.

Existem muitas coisas na nossa vida, que não pedimos a Deus. Quando a gente ora, Deus se revela a nós e vai iluminando nosso caminho.
Deus dá a visão para Daniel de qual foi o sonho do rei.

Daniel 2:21
Daniel pronto para revelar o que lhe tinha sido mostrado, dá créditos a Deus. Não quer a glória para si.

Daniel 2:22
Daniel diz ao rei que não há nada oculto diante de Deus. A grande realidade é que Deus nos conhece. Não há mistérios para Deus e Daniel fala da grandeza desse Deus.

Daniel 2:23
Diante do rei, Daniel vai contar o fato, dizer como foi o sonho e esclarece que há um Deus no céu que revela todas as coisas.

Daniel 2:37-38
Ele havia visto uma grande estátua com a cabeça de ouro e ele diz ao rei que ele é a cabeça de ouro que simboliza o império.

Daniel 2:39
A estátua tinha uma cabeça de ouro e os braços e tronco de prata, que significava que haveria um segundo e terceiro império.

Daniel 2:40
Aqui se revela o quarto império, forte como o ferro.

Cada parte daquela estatua, representava um império. Esse foi o sonho que perturbava o rei e Daniel lhe dá a interpretação do que iria acontecer. E que continua acontecendo até os dias de hoje.

Deus revelava para Nabucodonosor todos os impérios levantados antes de Cristo.
Deus revela coisas determinantes. Revela seus mistérios para as pessoas que O buscam.

O Deus que usa a sua história, Ele o faz para honra e glória do Seu nome. Em meio às injustiças, há quem pense que Deus perdeu o controle, mas, a verdade, é que sabemos que Deus nunca perdeu o controle da história.

Daniel 2:24
Que reino é esse? Seria o quinto reino que vai se levantar e destruir todas as estatuas.
No final das eras, ele será estabelecido e durará para todo sempre.
E olhando para a história, vimos que tudo vem se cumprindo conforme o Senhor revelou a Nabucodonosor.
Haverá um segundo momento que vai culminar com a vinda do Senhor Jesus e nenhum reino se levantará depois deste.

O nosso Deus é Senhor dos senhores e isso é suficiente para que a gente possa crer. Esse é o Deus a quem servimos.

Apocalipse 21:1
Essa é a promessa de Deus. João esteve no tempo e viu que essa civilização já não existia mais.

Não podemos limitar Deus. Deus é Deus. Senhor dos senhores. Através de sonhos e visões, Deus pode usar a quem Ele quiser, mas a soberania sempre será Dele.

A nossa esperança está num novo céu e numa nova terra.

Pastor Nélio Monteiro

Igreja Batista do Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...