quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Hebreus 7:1-7

Cristo, o Sacerdote Real 


 Há figuras na Palavra de Deus que são um tanto misteriosa. Se pesquisar Melquisedeque não encontraremos a genealogia deste homem. É um sacerdote da mesma linhagem de Jesus.


Focamos o fato de que Jesus veio, mas sabemos que Ele não nasceu em dezembro. Vemos aqui um sacerdote que também era rei e que prefigura a pessoa de Jesus. 

A segunda menção Vai trazer a esse texto o fato de que a profecia de cumpriu na pessoa de Jesus Cristo. É importante observarmos esse homem misterioso de quem não temos genealogia. Se ele fosse colocar um perfil no Facebook seria sem genealogia. Um homem sem pai, sem mãe. Visto como rei de justiça e que vai mediar o culto que Abraão oferece a Deus. Abraão encontra esse sacerdote rei e ali Abraão presta culto ao Senhor com ele que nos aponta o sacrifício de Jesus na cruz. Isso 2000 anos antes de Jesus vir. Abraão faz uma oferta em agradecimento a Deus e então é a primeira vez que se fala em dízimo na Bíblia. 

A função do sacerdote é levar o homem a Deus. Oferecer dons a Deus. De certa forma ele intermediava o homem a Deus. Jesus é o único mediador entre Deus e os homens, embora ainda hoje muitos fazem confissão aos homens. 

Em Isaías 9:6 Ele aponta para a pessoa de Jesus profeticamente. Jesus vem para ser o Rei eterno da nova Jerusalém. Melquisedeque é alguém que representa aquele que haveria de vir. Além de prefigurar o sacerdócio de Cristo, Ele prefigura o seu sacrifício. E a função de Jesus como rei, era vir para resgatar o homem. Nos levar de volta a Deus. Jesus faz diferente dos sacerdotes, porque Ele não tem pecado. Mais que levar o homem a Deus através de sacrifício, Ele é o sacrifício perfeito. Jesus é o Sacerdote que vai oferecer o sacrifício mas ao mesmo tempo Ele é o sacrifício. Ele é o Cordeiro. Ele vai se oferecer em sacrifício. 

Estava escrito: Jesus Cristo, o rei dos judeus. Este foi o motivo da sua condenação. Em Jesus se cumpre a profecia que é feita no ato a Melquisedeque. Abraão antevê profeticamente aquele que há de vir. 

Gênesis 14:18 Quando Melquisedeque vai ao encontro de Abraão e celebra a ceia, Abraão oferece um sacrifício como oferta e Deus aceita a oferta. 

1 Coríntios 11:23-25 Ali se cumpre o ato profético que Melquisedeque fez a Abraão 2000 anos antes da vinda de Cristo. Agora quando Jesus vem e entrega a sua vida e paga um resgate por nós o nosso mediafor se torna Jesus Cristo, por que Ele é o sacerdote eterno, Ele foi o sacrifício perfeito e nos aponta para um terceiro momento de que Jesus vai voltar. 

Hebreus 9:15 Jesus oferece a salvação a todos aqueles que Nele creem. A oferta de Abraão é externada em agradecimento, pelas bênçãos em sua vida. Por isso quando vamos louvar e ofertar, devemos fazer com o coração. Livre de qualquer extorsão. Deus aceitou a oferta de Abraão porque olhou para o seu coração. Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a oferta de Caim. Por que Deus olhou para seus corações. Nosso ato precisa externar o que está no nosso coração. 

 Jesus veio como homem para nos salvar, para nos resgatar. Por nós Ele morreu. Deus pune o pecado na pessoa de seu Filho para reinar soberanamente como nosso criador e redentor. 

 Hebreus 9:15 A primeira aliança era a lei e a Bíblia diz que ninguém cumpriu a lei O homem sem Deus está verdadeiramente perdido. Abraão anteviu a cidade eterna porque ele era um homem de fé. É a fé que nos leva a Deus. 

Jesus veio como um sacerdote para nos levar de volta a Deus e a Bíblia diz que quem é servo de Deus, tem um advogado defendendo sua causa no céu: Jesus Cristo. Salmo 110:1 É um salmo profético de Davi que diz que Jesus viria da genealogia de Davi e iria reinar como Deus Eterno. 

 A Bíblia nos aponta para uma única pessoa: Jesus Cristo é nossa esperança. Ele pagou um alto preço por nós. Melquisedeque aponta para Jesus 2000 anos antes de Cristo. Tudo se cumpriu em Jesus Cristo, então nós podemos confiar. Há esperança para você. 

Pastor Nélio Monteiro 
 Igreja Batista do Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...