domingo, 13 de novembro de 2016

Salmos 1:1-6 e Atos 2:42

 A igreja desviada, é título de um livro que fala de algo interessante comum, que é a erosão. 

O que é erosão? A erosão faz isso, ela vai destruindo aos poucos e quando você vê, ela faz um estrago enorme. A erosão é algo altamente destrutivo. Diz algumas verdades que precisamos nos atentar a ela. A erosão não ocorre rapidamente. Não atrai atenção para si mesmo, é algo silencioso. Não é um processo óbvio. Ele é sutil. 

Salmos 1 fala de uma erosão, da vida espiritual do sujeito que vai se descuidando. De repente deixa de vir a igreja, vai esfriando, vai se perdendo. Vai havendo uma erosão. Fora da igreja o tempo parece render e nos leva a afastar cada vez mais e mais. Quando percebemos estamos perdidos. Estamos de fora. Simplesmente descuidamos e abrimos mão de estar na casa de Deus. 

Depois que você se assenta na roda dos escarnecedores, já era. Se você não reservar um tempo para Deus, para suas orações, para estar na casa de Deus, vai haver uma erosão na sua vida, que vai roubando sua alegria e comprometendo sua vida espiritual. 

Se a gente permite uma erosão na nossa vida, a gente nunca cai sozinho. Alguém sempre cai junto. Isso acontece nos casamentos. 

Nenhum homem se torna vil de uma hora para outra. Estamos dentro de um País corroído pela corrupção. Diante de oportunidades de levar vantagem com muita coisa. As mudanças ocorrem lentamente. Vamos perdendo o ardor, a alegria. 

Os lugares mais perigosos são os menos sinalizados. Onde não existem limites. Só paramos quando dói no nosso bolso. Placas sinalizam para diminuir a velocidade, mas você só diminui diante de um radar. Os lugares mais perigosos são aqueles que não têm marcos. Não são sinalizados. 

A Bíblia nos dá os sinais, mas o ser humano quer sempre ir além. Porque já está tão corrompido, é que faz aquilo que a Bíblia condena, ignorando as consequências. 

A corrupção acontece a partir do liberalismo. Do "não tem nada a ver." As pessoas vão abandonando a Palavra de Deus e seguem mais parecidas com o mundo do que com Jesus. 

A igreja é lugar de adorar a Deus e não de tirar o pé do chão. Muito pelo contrário , precisamos ter os pés no chão e caminhar firmes na Palavra do Senhor. 
A igreja precisa de referências. Crescer semelhante a Jesus e não ao mundo. 

Na nossa vida temos marcos como casamentos, aniversários. Sempre que refletimos no casamento devemos olhar para trás, lembrar de com nos conhecemos. Como foram os sonhos compartilhados. De onde Deus nos tirou. Como chegamos até aqui. Nos permitir olhar para dentro e pensar onde estamos. Olhar para o futuro e pensar onde pretendemos estar. 
A gente vai levando a vida assim. Caminhando juntos. Observando a maneira como vamos vivendo. 

Como evitar a erosão? 
Perseverando nos ensinos dos apóstolos, conhecendo a Palavra, mantendo a comunhão, na vida de oração. Isso é fundamental. 
Nos unimos para dividir alegrias e dificuldades. Para passar um tempo em oração. 
Essa é a segunda reforma que a igreja precisa passar. Evitando a erosão nos relacionamentos, nas igrejas. Porque nos tornamos mais unidos ao Senhor. 

Precisamos parar para rever nosso encontro com Deus e refletir como foi. 
Há erosões em sua vida? No seu casamento? Na sua igreja? 
É momento de fazer uma releitura, pois precisamos buscar estar sempre no centro da vontade de Deus. 

Precisamos estar firmes na Rocha Eterna para que o impacto da erosão não venha destruir nossos relacionamentos. 

Pastor Nélio Monteiro 
Igreja Batista do Parque Safira 

Culto da Manhã de 13/11/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...