segunda-feira, 2 de abril de 2018

Jeremias 4:1-6


Resenha do Culto da Noite de 01/04/2018

Jeremias 4:1-6

Jeremias profetiza num período de apostasia, em que grande parte do povo Judeu, que estava dividido em duas nações, haviam apostatado da fé, ou seja, haviam abandonado a fé.
Ido após outros deuses, deuses feito pela imaginação do homem.
Ou, adoravam criaturas no lugar do Criador. E é neste contexto que Jeremias é chamado a trazer uma mensagem dura. Uma mensagem difícil. Porque a consequência do povo ter escolhido, adorar outros deuses, e não o Deus vivo, os colocou a mercê do inimigo.
Eles estavam sem a proteção de Deus.
E Deus manda Jeremias profetizar, alertando-os, quanto ao perigo que estavam incorrendo, sobre o fato de que estavam à mercê do inimigo, e Deus anuncia que esse inimigo vinha sobre eles com grande exército. E Deus revela para Jeremias de onde viria o inimigo.
E eles vieram exatamente de onde Deus revelou e os levaram cativos porque eles não deram ouvidos à Palavra profética.
Sempre que a mensagem de Deus não é ouvida, não é absorvida, não provoca mudanças na vida do sujeito, o sujeito cai no vazio da incredulidade.
Sempre que o home vira as costas para Deus e não dá crédito à Palavra de Deus, antes, dá crédito a qualquer pensador, a qualquer idealista, a qualquer ideologia e não, a Palavra de Deus; sempre que o homem se coloca de costas para Deus, ele cai no vazio da incredulidade. Ou seja, apostata, abandona a verdadeira fé.
E era exatamente essa experiência que Israel, que Judá estava vivenciando. Eles estavam de costas para Deus. Foi o mesmo motivo que levou Deus, a enviar o Seu Filho ao mundo.
Num contexto em que o homem estava de costas para Deus.

E nesse vazio da incredulidade, no contexto de Jesus, por exemplo, as pessoas, estavam abraçando a filosofia. Buscando deuses, idealizando um deus que a filosofia apresenta de forma bela, mas abstrata.
Um deus que não interage com o homem, um deus que não se faz presente na vida do homem. É o vazio da incredulidade.

Imagina um profeta, ter que profetizar num contexto desse, nos seus dias!
E ele anuncia que a única esperança para o povo, era voltar para o Senhor.
E essa mensagem tem ecoado desde a queda do homem, desde o momento em que o homem abandona a Deus, se rebela contra Ele e dá mais crédito à palavra da serpente do que à Palavra de Deus, que o homem caiu nesse vazio da incredulidade.
E não obstante todo apelo de Deus, todo chamado de Deus, o homem endureceu seu coração de tal forma que a Palavra de Deus, a semente, não germina. Não traz transformação.
Quantas pessoas passam uma vida ouvindo o Evangelho, e a vida não é transformada em nada. Não é modificada em nada.
Ai o sujeito cai numa religiosidade sem sentido, porque a Palavra de Deus não prospera. Ela encontra um coração fechado, endurecido, incapaz de receber a Palavra. E essa, trazer transformações.
Mas Jeremias tem que levar a Palavra. Porque Deus revela para Jeremias: - Há tempestade à vista. Vocês me abandonaram e agora estão à mercê do inimigo.
Sempre que o homem abandona a Deus ele se coloca à mercê do inimigo.
Foi assim no tempo de Noé. Quando a Palavra de Deus foi pregada mas o coração dos homens estava endurecido e eles zombavam de Noé. Até que veio o dilúvio, e só a família de Noé foi salva. Porque Noé acreditou em Deus. Embora o que Deus pediu para ele fazer fugia totalmente à razão. Mas Noé era um crente. Ele acreditava em Deus. Ele acreditava que Deus poderia mandar chuva ao ponto de levantar a arca que ele estava construindo em terra seca, enquanto as pessoas zombavam dele.
Não é diferente com Jeremias. Ele estava anunciando que o inimigo vinha do Norte, que eles seriam assolados pelo inimigo porque tinham abandonado a Deus; mas naquele contexto haviam falsos profetas, haviam tantos pensadores, que eles diziam que não aconteceria nada.
Até que o inimigo veio e os assolou, e os escravizou e os levou para o exílio. Por que? Porque o povo continuava a dar ouvidos às palavras da serpente. É a mesma forma sedutora que questiona a Palavra de Deus.
Quando o Senhor Jesus vem e exerce seu ministério, no meio do povo e cura, e liberta e salva vida, impacta vidas.
O que a multidão fez? Gritou: crucifica, crucifica! O mesmo Cristo que ainda há pouco O receberam dizendo: Hosana ao que vem em nome do Senhor.
As pessoas são assim.

Há tempestade a vista! Quando Deus envia jeremias a pregar à sua geração e ao seu povo, Deus disse: Se vocês tem que voltar, volta para mim.
E eu imagino o povo de costas para o Senhor e o Senhor dizendo: Volta para mim!
Fico a imaginar, o Senhor Jesus naquela cruz e uma multidão olhando para o Filho de Deus, exposto naquela cruz.

Não obstante, todo seu ministério, poucos acreditaram na sua mensagem, com todos os sinais que Ele fez.
E eu vejo novamente, o homem virando as costas para Deus e dando crédito à palavra da serpente.

Não obstante a Palavra de Deus apontar, que o homem sempre ignorou e ficou de costas para Deus, veio a maldição, veio o sofrimento sobre sua vida. E a tragédia aconteceu.
Porque sempre que o homem dá mais crédito à palavra da serpente, do que à Palavra de Deus, se esquece que o Senhor Jesus afirmou que: O diabo ele veio para roubar, matar e destruir. E é exatamente isso que ele faz.
Ele rouba a semente da fé do coração do homem. E o home questiona a Palavra de Deus, porque ela é simples e requer fé.
Que você creia. Que você dê crédito.

E na mensagem de Jeremias aqui, há uma condição. Deus diz: Eu recebo se você jogar fora, todos os seus ídolos.

Quais são os seus ídolos?
Quem tem influenciado a sua vida?
A quem você tem dado mais crédito? À Palavra de Deus ou ao que as pessoas dizem? Ou as ideologias, as filosofias, as teorias que vem e vão e caem em descrédito? Mas a Palavra de Deus permanece para sempre.

O Deus que lá em Gênesis promete enviar seu Filho nascido de mulher, e que pisaria a cabeça da serpente; na plenitude dos tempos, Ele cumpre a Sua Palavra.

Literalmente como estava nos salmos, como foi dito pelos profetas, como está nas Escrituras, mostrando que Deus é soberano. Que Deus continua no controle da história.
Os pensamentos vem e vão. As pessoas vem e vão, mas a Palavra de Deus e o Deus da Palavra permanece o mesmo. Soberano.

Desde a queda, o homem tem dado ouvido à serpente com suas mentiras.
Com o povo de Israel não foi diferente. Eles abandonaram o seu Criador e aqui encontramos Deus, os convidando a voltar.
E os observamos, ignorando o Senhor.

Havia uma tempestade a caminho. Mas eles estavam ignorando ao Senhor.

Não é fácil transmitir uma mensagem de fé quando você está na rota da tempestade. Meus irmãos, há uma tempestade lá fora e nós estamos na rota da tempestade.

Houve uma tempestade no contexto de Jeremias. E essa tempestade era um grande exército. E o povo de Israel não encontrou livramento porque eles não deram crédito à Palavra de Deus.
Jesus enfrentou uma grande tempestade.

Eu fico imaginando o drama de Jeremias. Saber que o inimigo viria.
Ele está pregando, alertando, há uma esperança, mas o povo está ignorando.
E volto meu pensamento para o Senhor Jesus. Ele sabia que vinha uma tempestade, que seria todo sofrimento pelo qual Ele haveria de passar. Toda exposição, toda violência, mas a maior angustia do Senhor Jesus, não é porque Ele seria espancado. Não é porque colocariam uma coroa de espinhos na Sua casa. Não é que Ele teria que enfrentar poderes das trevas que o tempo todo estava insinuando a serpente com tentações.
Ali estava o Filho de Deus diante de uma tempestade. A diferença é que o Filho de Deus confiou na Palavra do Senhor.
Ele enfrentou a morte, os poderes das trevas, mas Ele se viu mesmo no olho do furacão, quando nossos pecados o separaram do Deus Santo. E então, clamou ao Pai: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
É porque o pecado gera esse desamparo, nos separa de Deus e nos coloca à mercê do inimigo.
O pecado nos conduz ao vazio da incredulidade. É isso que o pecado faz.
E Jesus sente o desamparo, quando os nossos pecados são lançados sobre Ele. E Ele os leva e os crava na cruz.
Ele os cravou na cruz e enfrentou o poder da morte, mas a venceu, ressuscitando ao terceiro dia. Ele nos ensinou como enfrentar as tempestades da vida.

Quais as tempestades você está enfrentando na sua vida?
O povo de Israel não se voltou para Deus. O povo de Israel não se quebrantou diante do Senhor.
E o inimigo veio e os assolou e os levou cativos.
Eles perderam tudo, eles perderam a expectativa de futuro, eles perderam seus sonhos, porque eles depositaram toda sua fé, na palavra de tanta gente, menos na Palavra de Deus.
E a Bíblia diz: “Maldito o homem que confia no homem.”
Maldito o homem que coloca sua esperança nos recursos do homem.
Isaías fez isto. Quando seu ídolo morreu e ele foi no templo e Deus então mostrou para Isaías quem ELE era. E quem era Uzias.  O ídolo de Isaías estava no túmulo. Mas o Deus vivo continuava entronizado. Todos os deuses que as pessoas confiaram, estão nos túmulos. Mas o túmulo de Jesus, está vazio.
Ele vive e reina.

Quem está no trono do seu coração? Quem está fazendo a sua cabeça? Onde você tem depositado a sua fé.

A mensagem de Jeremias ao povo era: Se você jogar fora todos os seus ídolos, se vocês fizerem isso, vocês não serão mais um povo sem terra.
Porque quando eles abandonaram a Deus, ficaram à mercê do inimigo, e o inimigo veio e devastou a sua terra.
Deus diz: Se vocês voltarem para MIM, vocês não serão espalhados pelo mundo.
Mas eles não acreditaram. E se tornou um povo sem destino.
E por pouco não perdem a sua identidade, porque não jogaram fora todos os seus ídolos.
Jogue fora todos os seus ídolos.
Não há outro caminho que não seja, Jesus Cristo. A esperança do homem está em Jesus. No único Deus. No Deus vivo, Criador do céu e da terra.
Nenhuma outra palavra substitui a Palavra de Deus. Por mais bonita ou racional aos seus olhos, nenhuma palavra subsistiu através das eras, como a Palavra de Deus.
O segundo SE, Deus diz: Se passarem a jurar pelo Senhor, pois vocês estão jurando por falsos deuses.
Juramos pelo que há de mais sagrado, para reafirmar a veracidade de um fato. Isso demonstra o completo abandono do Deus Vivo.
Eles agora juravam por baal, se apoiavam na palavra de tantos pensadores do seu tempo, dos falsos profetas; mas não se apoiavam na Palavra do Deus Vivo. Para reafirmar a veracidade dos fatos, eles juravam por outros deuses. E Deus disse: “Vocês me abandonaram. Por isso, por que eu devo abalizar a sua Palavra? Eu devo dar crédito a sua oração? Eu devo operar a seu favor?”
O homem quando deixa de crer na Palavra de Deus, ele começa a acreditar na palavra de qualquer um e deixa de se espelhar no Deus Santo. Começa a se espelhar nos seus ídolos e começa a aparecer com eles.
Mas quando nos espelhamos no Deus Santo, começamos a aparecermos com Ele.
Nos parecemos com o deus a quem servimos.
A presença de Deus em nós, nos leva a viver com justiça.

Se eles tivessem voltado para Deus, Deus os livraria, mais do que isso, abençoaria os que os abençoassem e amaldiçoaria os que os amaldiçoassem.
Essa era a proposta de Deus para eles.

Não adianta nada celebrar a Ressurreição de Jesus, quando não se crê Nele.
Deus os convida a voltarem para Ele, abandonarem seus ídolos e jurarem por Ele.


E o terceiro SE, é: Se vocês não fizerem isso.
A Palavra de Deus tem sido lançada, mas tem encontrado corações duros. Então ela não germina, ela não transforma.
Senhor Jesus, baseado na Palavra do profeta Jeremias, Ele conta uma parábola, sobre o semeador que saiu lançando as sementes e que uma cai entre os espinheiros e é sufocada. A outra cai à beira do caminho, os pássaros vem e a levam. Mas uma, cai numa terra preparada e ela germina e dá frutos.

O clamor de Jeremias à nação, é: amoleçam a terra dura dos seus corações.
Quanta gente de coração duro!
Acreditam em qualquer palavra, menos na Palavra de Deus. Recebem a Palavra de Deus, ano após anos, mas é como semente que cai em espinheiros. Provoca uma certa alegria, mas daí a pouco está morta.
A que cai à beira do caminho, satanás vem e tira fácil.
Qualquer um vem confronta sua fé e ele crê mais no argumento da serpente que na Santa Palavra de Deus.

Jeremias está dizendo ao seu povo, amoleçam seu coração.
Existem pessoas que são muito religiosas, mas não tem relacionamento com Deus, não foram transformadas pelo poder da Palavra de Deus, não tiveram uma experiência com Deus na sua vida.

Que sua vida seja transformada de dentro para fora.
Há uma tempestade aí fora. Jesus já veio, já exerceu seu ministério. Jesus enfrentou e venceu os poderes das trevas. E os subjugou para nos manter livres. Jesus ressuscitou ao terceiro dia. Ele venceu o poder da morte, para nos dar vida eterna.
Mas vivemos num contexto de apostasia. Ídolos, sorrateiramente, ocupam o lugar de Deus na vida de muitos. Pessoas cujo deus verdadeiro é o dinheiro, e não, o Deus Vivo.
Preste atenção nisso! O texto nos convida a reconhecer a soberania de Deus na vida. Diz que precisamos vivenciar a santidade. Porque Jesus pagou o preço para sermos livres.
Santidade no viver com honestidade, com justiça e verdade. E também nos ensina que a única maneira de escarparmos da destruição pelo fogo, é sermos purificados interiormente.
E o Senhor Jesus nos alertou quanto a isto.
Que a purificação do nosso coração, ela ocorre de dentro para fora, pelo poder do Espírito Santo de Deus.

Mateus 13:48-50

A purificação na vida do homem, ela começa de dentro para fora.
Jesus pagou um preço alto na cruz, para te livrar da condenação eterna.
Quando chegar o final dos tempos Deus vai julgar. Ele vai separar o joio do trigo.
Abandonem uma religiosidade vazia, abandone deuses que não interagem com você e pautem sua vida na Palavra de Deus ou você vai cair no vazio da incredulidade e o sacrifício de Jesus na cruz não terá efeito nenhum.

Não adianta celebrar a ressurreição de Jesus se você ainda não se dobrou diante de Sua Soberania.

Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista do Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...