domingo, 22 de abril de 2018

Jeremias 5:29-31


Resenha do Culto da Noite de 22/04/2018

Jeremias 5:29-31

Hoje comemora-se o Descobrimento do Brasil. Não sei se hoje teríamos muito a comemorar, no contexto de uma nação que está sob juízo. 
A pergunta é: O que é que faz com que Deus venha trazer juízo sobre uma nação ou quando Deus traz o homem a juízo?

Jeremias está entre a cruz e a espada. É um momento muito difícil para ele. A Jeremias é revelado o juízo do Senhor sobre a nação.
Deus revela a Jeremias as coisas que estão por vir e isso impacta tremendamente sua vida.
E Jeremias quer argumentar com Deus, pois sentia-se impotente diante de tanta corrupção.
A ira de Deus está endereçada àquela nação.
Jeremias tenta argumentar com o Senhor, a favor da nação mas o argumento do Senhor é muito forte.

Não obstante, nossa nação está sob juízo. Ainda não sofremos o peso da mão de Deus de forma muito mais rigorosa, por causa da igreja do Senhor Jesus. Por causa daqueles que buscam ao Senhor e de fato O temem.

Veja a que ponto chegou Jerusalém.  Jeremias tenta argumentar a favor do povo de Jerusalém e não encontra UMA pessoa que haja com honestidade e tema ao Senhor de fato.
Nós, como Igreja do Senhor Jesus, precisamos interceder por nossa nação. 
É perceptível o momento que estamos vivendo e o que nos preocupa mais, é que a vinda de Jesus está muito próxima. 
Podemos perceber isso, ao redor do mundo inteiro.

Nossa nação hoje, quando comemora mais um ano de descobrimento, para nossa tristeza, vemos uma nação sob juízo. E naturalmente, muitas pessoas, debaixo do juízo de Deus.

Interessante, a pergunta que o Senhor Deus faz a Jeremias no texto que acabamos de ler. O Senhor Deus sugere a Jeremias, ir para as ruas e ver se encontra pelo menos uma pessoa honesta ali.
E depois, pergunta o Senhor:  não devo eu castiga-los? Preste a atenção  nisso.
Quando as leis do Senhor não são ensinadas, não são  obedecidas;  é tirado os limites.  E um povo sem limites cai na anarquia.
Estamos vivendo um contexto de anarquia em nosso País, porque as leis não tem sido observadas.

A verdadeira doutrina não tem sido ensinada. Tem sido ensinado um falso evangelho. O evangelho do pode tudo, do não tem nada a ver.

Não podemos nos esquecer que a Palavra de Deus é sim, sim. Não, não. Jesus diz que o que passa disso, vem do diabo.
Coisas semelhantes ao contexto de Jeremias, tem nos acontecido. 

Nossa nação está sob juízo e a igreja é chamada para ser sal e luz. A igreja é chamada para ser trigo e não joio.
Você foi chamada para fazer a diferença.  Lembre-se, Jesus está voltando. O juízo de Deus sobre as nações é um sinal da volta do Senhor Jesus.


Hoje deveríamos estar aqui, louvando e exaltando a Deus, pela prosperidade e pela graça de Deus, derramada sob uma nação temente a Ele. E para nossa tristeza vemos violência e corrupção por todos os lados. E o que nós podemos fazer? Nós podemos fazer a diferença vivendo uma vida de integridade e norteando nossa vida pela Palavra de Deus.

Que tristeza aquele contexto vivido por Jeremias! 
Não era achado UMA pessoa honesta, porque profetas estavam profetizando prosperidade, mentindo acerca do Senhor Jesus.

Jeremias levava uma mensagem dura, que os confrontava e os fazia refletir. Mas essa mensagem tinha o propósito de restaurá-los para encontrarem com o Senhor Deus.
Mas as mensagens falsas de prosperidade, de riqueza, de avareza estavam acontecendo naqueles dias. Jeremias não era aceito porque não dizia o que eles queriam ouvir.

Vivemos num contexto muito semelhante ao de Jeremias. Mas o Senhor afirma, eles não estão mais falando em meu nome.
Queridos, no tempo em que estamos vivendo, precisamos voltar nosso olhar para a Palavra de Deus.
Ela nos confronta, mas nos traz vida. Ela nos prepara para a eternidade. Precisamos ouvir a voz de Deus. 

No tempo de Jeremias haviam muitos profetas mentindo. A Palavra de Deus diz que esta será uma característica dos últimos dias. Falsos profetas. Homens que dirão o que as pessoas querem ouvir e que não colocam limites no nosso procedimento. 

Hoje vemos falsos profetas, como nos dias de Jeremias.
Deus diz que coisas horríveis estavam acontecendo. Os sacerdotes não estavam mais prestando culto a Deus. Não tinham comunhão com Deus e por isso não transformavam a vida de ninguém. Carentes de autoridade espiritual, enganavam o povo com autoridade própria.

Profetas do Senhor trazem a palavra da salvação. Uma mensagem que nos confronta e nos faz buscar uma vida de santidade. E nos faz entender que nossa maior riqueza é uma vida de santidade com Deus.
Deus nos chama a uma vida de santidade.

Precisamos examinar as Escrituras.
É triste ver grande rebanho conduzido por falsos profetas. 

Jesus nunca nos prometeu riquezas na terra. Mas Ele nos prometeu o céu. Jesus não tinha onde reclinar a Sua cabeça. 

As pessoas gostam de profetas e sacerdotes  que abalizam os seus erros. Precisamos de nortear a nossa vida pela Palavra de Deus. 
O único que nos dá a certeza da nossa salvação, é Cristo. Somente Cristo. 

há uma infinidade de pessoas sendo enganada porque não conhecem as Escrituras. O povo erra por falta de conhecimento. O povo é enganado por falta de conhecimento. O pior é quando o povo gosta de ser enganado. São coniventes com o engano. Gostam dos profetas que são coniventes com seu engano.
São cegos conduzindo cegos. Fecharam os olhos para as verdades de Deus.

O verdadeiro Evangelho nos é oferecido pela graça.  Somente pela graça. 

Nossa salvação custou para Deus, o precioso sangue  de seu  Filho. 
Não  podemos fechar os olhos para Deus. Não acredite em pessoas que querem abalizar os seus erros. Levem a sério a Palavra de Deus.
Deus é santo e requer de nós santidade. 

Que nosso clamor possa chegar aos céus  e que possamos encontrar mais de um, que possamos encontrar uma multidão que sirva ao Senhor e honre o nome de Deus.

O que Deus quer da nossa vida, é obediência. 

Por causa  da desobediência de Judá aconteceram coisas  horríveis. Na sua obstinação, provocaram o juízo de Deus. O inimigo estava a caminho. Porque viraram as costas para Deus. Caíram no adultério. Com isso, surgiram os parasitas da sociedade, que Jeremias ilustra, chamando-os de caçadores de aves.
No contexto de Jeremias, era comum homens que caçavam aves. Eles preparavam uma armadilha, onde atraiam o pássaro.
Quando o povo se afasta de Deus, o juízo vem. Um dos sinais é que surgem muitos desses parasitas, que tornam-se ricos as custas de terceiros. Eles subornam testemunhas e juízes. Era o que acontecia no contexto de Jeremias. Subornavam pessoas, subornavam a lei e aparentemente se davam bem. E as pessoas se sentiam desapropriadas, pensavam que não haveria justiça.
Mas através de Jeremias, Deus prometeu justiça àquele povo!




E a pergunta de Deus, é: Que fareis quando chegar o fim? Qualquer dia destes, vamos estar diante de Deus. A justiça do homem é falha.
Quando uma nação está sob juízo, todas essas coisas ocorrem, como está ocorrendo na nossa nação.
Muitas vezes questionamos a justiça. Encontramos tantos militares honestos, tantos juízes honestos e trabalhadores honestos. E eles se sentem impotentes diante de tanta corrupção. Mas, d
evemos lembrar, que Deus nos chamou para ser sal e luz. Deus nos chamou para fazer a diferença. 
Não se deixe enganar. Um dia, todos estaremos diante do grande Juiz do universo.

Quando você se sentir desanimado diante de situações que parecem que não vão mudar, não esmoreça. Continue confiando no Senhor. Levante seus olhos para Deus. Espere no Senhor.

O fim vai chegar para você. O fim vai chegar para mim. O que você fará quando estiver diante do justo Juiz? Quando tiverem que prestar contas a Deus, o que dirão os falsos profetas?  Os falsos políticos? As autoridades corruptas? O que dirão diante do Senhor?
Um dia todos estaremos diante do Senhor. Você está preparado? 
Senão, você precisa voltar seu olhar para Cristo.

João 14:6 

Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão através de mim.

Jesus é sua única esperança. E o instrumento que Jesus precisa para mudar essa nação é a sua vida. Você, está preparado?

Editado por Beth
Pregação de Pastor Nélio Monteiro 
Igreja Batista do Parque Safira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...