quarta-feira, 18 de abril de 2018

Romanos 6:1-11


Resenha do Culto da Noite de 18/04/2018

Romanos 6:1-11

Paulo trata do tema vida e morte. Algo muito presente na vida do apóstolo.
Paulo vivenciava perigos a todo momento.
Por onde ele ia, era alvo de perseguição. Em suas vivencias, morte e vida é coisa muito forte.
Ele prova da morte e da vida de forma muito real e prática. 
Paulo teve experiências muito marcantes. 
Ele foi instrumento na promoção da morte de muitos cristãos.
Após um encontro com  o Senhor Jesus, Paulo é instrumento da vida. Trazendo o Evangelho da vida que resgata o homem da morte.

Antes da sua conversão, Paulo sentia-se aprisionado pelo pecado e vivia perseguindo os cristãos. 
De certa forma, ele participa da morte de Estevão, pois estava ali segurando as roupas de muitos que estavam apedrejando Estevão.

De certa forma, ele aprova a morte de um cristão em nome de uma religiosidade.
Achava que estava fazendo a vontade de Deus, promovendo a morte. 
Mas quando ele se encontra com o Senhor Jesus, logo em seguida à sua conversão, ele passa a propagar a vida.
Porque quando ele tem um encontro com o Senhor Jesus, embora religioso, ele percebe, que sua religiosidade estava promovendo a morte e tudo aquilo que é contrário ao que a Palavra de Deus nos ensina.

 A síntese dos 10 mandamentos, fala do nosso relacionamento com Deus e com o nosso próximo. E é sempre um relacionamento de amor, preservando e reconhecendo o direito do outro, inclusive a vida.

Quando no caminho de Damasco, Paulo tem um encontro com Jesus e este encontro é transformador. Ele conhece então, o Deus da Bíblia, que se revela de forma perfeita na pessoa de Jesus. 

Nos Evangelhos, encontramos um Deus amoroso, que se volta para o pobre, para os oprimidos e que acolhe os que estavam à margem da sociedade. 
Não era este o deus que Paulo conhecia. Paulo conhecia um deus vingativo, um deus que não suporta àqueles que não compartilham da vontade dele, e no seu encontro com Cristo, Paulo vai encontrar um Deus de amor, que o acolhe. Ele que vivia na perversidade, matando e ferindo em nome de Deus. Então, aquele homem que promovia a morte, ao encontrar-se com o Senhor, passa a propagar a vida. 

Quem o conheceu antes do seu encontro com Cristo tinha dificuldade de acreditar que aquele homem era a mesma pessoa. Agora ele traz o Evangelho da vida, de um Deus de amor.

Antes da sua conversão, Paulo foi uma testemunha negativa da morte. E agora ele é uma testemunha viva, positiva, do poder da vida, que transforma. Uma vez que o homem encontra Deus de fato, sua vida é transformada. 


Vida ou morte?

Meus irmãos somos testemunhas de Cristo. Na nossa história, assim como Paulo, temos um antes e um depois. Um antes de encontrarmos com Cristo e O recebermos como Senhor e Salvador.
Muitos de nós, tivemos uma história de violência, de depravação. Depois de transformados passamos a testemunhar da vida que recebemos na pessoa do Senhor Jesus. Na transformação que é nítida.
Em cristo somos capazes de testemunhar do amor de Deus e promover o Evangelho da vida.

Estamos vivenciando um momento muito perigoso. Estamos vivenciando uma guerra altamente destrutiva.
Não estamos percebendo a crise que a humanidade, que o mundo inteiro está passando. Vivemos uma época de muitos conflitos, de um vazio imenso.
Pessoas tirando a própria vida, por não encontrar motivos para viver.
E nós temos o Evangelho da vida, nós temos a resposta para a angústia da humanidade. A pergunta que a humanidade está fazendo hoje, a resposta está na pessoa de Jesus Cristo. E nós não podemos calar, não podemos deixar de testemunhar, pois não estamos mais debaixo do poder da morte.


As pessoas hoje, vivem achando que podem fazer tudo; que a graça de Deus é tão grande que vai acolhe-los no seu pecado, na sua depravação. Distorcem o Evangelho.
Nós que morremos para o pecado; como podemos continuar vivendo nele? Meus irmãos, nós somos chamados para fazer a diferença. Somos chamados para testemunhar do poder transformador do Evangelho.


Paulo que promovia a morte passou a promover a vida. Um homem que era perseguidor passou a ser perseguido. Não pode ser diferente conosco.
O povo de Deus precisa colocar os joelhos no chão e a boca no pó, o povo de Deus precisa se consagrar e testemunhar desse Deus que é a solução da humanidade.

Meus irmãos, quando experimentamos o batismo testemunhamos o que Deus fez por nós, nos tirando da condenação da morte. Nos trazendo de volta a vida.

Precisamos ser testemunhas vivas do poder transformador do Evangelho, desse amor de poderoso de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Jesus pagou um alto preço pela nossa redenção.  Nossa vida tem um antes e um depois. Cristo nos libertou da escravidão e da morte eterna.
Não podemos esquecer de onde Deus nos tirou e onde Deus nos tem colocado.

Deus nos tirou da condenação do pecado e num ato de amor profundo, ali na cruz, Ele pagou um alto preço pela sua vida, pela minha vida, para que façamos a diferença. 
Não para voltarmos à escravidão, aos mesmos atos e às mesmas atitudes.
Que sejamos  testemunhas vivas porque não estamos mais debaixo do poder da morte.

Cristo nos libertou para que venhamos a viver uma vida nova.
Se você não teve essa experiência, você precisa se render a cristo e entender o plano de Deus. 

O plano de Deus é te salvar, mediante a fé no Senhor Jesus como seu Senhor e Salvador.

Religião e tradição não salva ninguém. 
Paulo tinha uma religião e achava que estava servindo a Deus.  Mas quando ele tem um encontro pessoal com o Jesus, ele compreende que estava perseguindo o Filho de Deus. E ele se rende a Cristo e tem sua vida transformada e Deus o liberta do poder da morte. É isso que Jesus faz na vida de cada pessoa que Nele crê.

Vida e morte são condições muito diferentes. 

O cristianismo nos ensina a amar uns aos outros.
Nos ensina a não julgar o outro.

Portanto a vida liberta da morte é aquela liberta de práticas religiosas que promove a violência e a morte.
Por isso, precisamos testemunhar do amor de Deus.
Porque onde o Evangelho chega, ele leva a vida.  Somos promotores da vida quando anunciamos o evangelho da salvação.

Em cristo somos capaz de testemunhar pois rejeitamos o engano do pecado. Não podemos nos esquecer que o Senhor Jesus, foi muito claro, quando Ele disse que joio ia crescer no meio do trigo. 
Se o outro é joio ou  não, não se importe, seja trigo. 
No dia do juízo, não vai contar diante de Deus o que o outro fez, (isso é um problema dele com Deus) o que vai contar é o que você fez enquanto estava no corpo.
Temos medo da morte e a única forma de nos prepararmos, é com a vida em Cristo Jesus. Jesus venceu a morte e o fez, para que tenhamos vida com Ele.

Aquele que tem vida, não continua pecando sistematicamente. Ele não olha para o seu próximo, ele olha para Jesus.
Nós já morremos para o pecado e temos uma nova vida que nos foi dada por Deus e essa nova vida deve refletir a santidade de Deus.

Como alguém pode escapar da escravidão do pecado? Cristo! Jesus veio para libertar a todos. Para trazer vida e vida em abundância. 
Aqueles que O recebem pela, fé tem a vida eterna.

O propósito de Deus é alcançar a todos e quem vai testemunhar desse Deus, somos cada um de nós. Aqueles que creem não são mais escravos do pecado.

Se você continua sendo escravo do pecado, você ainda não experimentou um encontro real com Jesus.
Não é que o crente não peca, mas quando ele peca, ele se arrepende, ele sofre, vai aos pés da cruz, confessa e procura mudar de vida. 

Portanto meus irmãos, precisamos falar do amor de Cristo mas acima de tudo, precisamos ser cartas vivas. Que através do nosso testemunho as pessoas sintam vontade de conhecer Jesus. 
Nos que cremos no Senhor Jesus já fomos mortos e sepultados do pecado. 

Jesus veio para salvar todos os que creem. 

Morte e vida é algo muito presente na Palavra de Deus.
Encontramos um Deus, o tempo todo nos convidando para a vida, nos convidando para a benção e não para a morte, não para a maldição. É nossa missão falar do amor de Deus.
Precisamos refletir o amor de Deus e sermos cartas vivas onde Deus nos colocou. 
Deus te chamou para ser testemunho da vida. Para ser promotor da vida. Para investir em vida. 

Eu fico pensando, como os filhos das trevas são mais prudentes que os filhos da luz!
Fico pensando que qualquer integrante de um partido político, como o PT, cada vereador, cada deputado, cada senador, ele leva em torno de 30% do salário dele, para promover a ideologia deles; eu não compreendo meus irmãos.
Nós, como cristãos, temos dificuldade, muitas vezes, de entregar a Deus aquilo que é de Deus, para a promoção do Reino de Deus. Eles lutam, mesmo quando são condenados, eles sabem de todos os erros deles, eles lutam por uma ideologia. Não pela verdade. Nós lutamos pela verdade. Eles promovem a morte, promovem o aborto, promovem a divisão, promovem a fome.
Nós promovemos a verdade, promovemos a vida, nós promovemos o acolhimento, nós promovemos o Evangelho do amor.
Nós não teorizamos. Porque temos tanta dificuldade de falar do amor de Deus?
Deus te chamou para ser uma testemunha da vida. Para investir em vidas.

Se há falsos pastores, se há falsos profetas, se há falsos políticos, se há pessoas que fazem da sua ideologia algo maior que seu temor a Deus, isso não nos diz respeito. Somos chamados para testemunhar da vida e fazer o nome de Deus conhecido. Para que as pessoas sejam resgatadas dos poderes das trevas e tenham um encontro com o Senhor.

Quando vemos pessoas escravizadas pelo pecado, escravizadas pelos vícios, escravizadas por mentiras, escravizadas por ideologias, nós precisamos anunciar o Evangelho a elas para que elas conheçam o amor de Cristo. 
Antes você não conhecia a Cristo, mas hoje você conhece. Você tem testemunhado de Cristo.

Só o Espírito de Deus mata a sede da minha alma e me liberta da escravidão.

Em Cristo Jesus somos vivificados. Anuncie que Jesus veio ao mundo para livrar o homem do poder da morte, da escravidão do pecado. Da chama do inferno. Jesus veio para nos dar vida e vida em abundância.


Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista do Parque Safira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...