domingo, 6 de maio de 2018

Gênesis 14:13-20

Resenha da Manhã de 06/05/2018

Gênesis 14:13-20

Este texto nos reporta ao sacerdócio real.
É um momento muito interessante.  O rei de Salém que significa paz e seu nome, Melquisedeque que significa rei da justiça. 
Este homem era um sacerdote que vai ao encontro de Abrão. Depois de Abrão ter reunido trezentos homens com ele e ido ao encalço dos seus inimigos, que haviam sequestrado seu sobrinho Ló, com sua família e seus bens; e os levado. E Abrão persegue o inimigo e Deus dá a vitória sobre o inimigo. E quando Abrão está retornando, Melquisedeque vai ao encontro de Abrão e leva pão e vinho.
A Palavra de Deus diz em Hebreus, que Jesus é sacerdote da ordem de Melquisedeque.  Essa linhagem só teve dois homens, Melquisedeque e Jesus. 

A tribo de Levi é separada e consagrada para exercer o sacerdócio na nação de Israel. 
Jesus, diferente do sacerdócio de Levi ou de Aarão é um sacerdote da ordem de Melquisedeque.  Melquisedeque é um tipo de Cristo, ele aponta para a pessoa do Senhor Jesus cristo.
Esse texto traz três fatos interessantíssimos. Melquisedeque era Cananeu como Jó. Exemplo de um servo de Deus, que não era da tribo de Israel. No entanto, esse rei cananeu que servia ao Deus Altissimo, ele era um tipo de realeza e sacerdócio eterno de Cristo.
De certa forma, a pessoa de Melquisedeque no Velho Testamento, aponta para a pessoa daquele que seria Rei e Sacerdote, Jesus. Jesus foi Profeta, Rei e Sacerdote da mesma linhagem de Melquisedeque. 

Salmos 110:4

O salmista está profetizando sobre a pessoa de Jesus. Melquisedeque é uma pessoa interessante, porque a Palavra de Deus diz, que ele não tinha genealogia. Esse homem  vai ao encontro de Abrão e leva em suas mãos, pão e vinho. O primeiro, que traz esses dois elementos, que o segundo Sacerdote, que é Cristo, vai usá-lo, como memorial acerca do seu próprio sacrifício. Trazendo à nossa mente, o fato de que Jesus, é o Pão da Vida. Que o vinho simboliza o sangue
o sangue que foi derramado na cruz e espargido sobre todos nós. Para nos purificar de todos os nossos pecados.


Melquisedeque pinta a divindade do Messias, destacando sua realeza. Ele era Sacerdote e Rei.

Ilustra também a superioridade de Cristo, sobre Arão.
Melquisedeque se aproxima de Abrão e leva esses dois elementos que simbolizam hoje a Ceia do Senhor. E Abrão reconhece a superioridade de Melquisedeque sobre si.


Abrão se torna Abraão, patriarca que representa toda nação de Israel.
Mas quando ele se aproxima de Melquisedeque, ele reconhece a superioridade de Melquisedeque sobre sua vida.
E nessa função sacerdotal de levar o homem a Deus, ele provê Abraão. Com alimento físico e espiritual.

A Palavra de Deus diz que então, ele abençoou Abraão.
O amor de Deus supre as necessidades de um e de outro.
Abraão estava voltando de uma guerra e tinha necessidade de alimento.

Quando nos aproximamos de Cristo, Ele nos supre. Ele provê as nossas necessidades. 
Ainda que a semelhança do que Deus fez no deserto, com o povo de Israel. 
A cada manhã Deus mandava o maná. Eles não podiam guardar o maná para o dia seguinte.
O maná era o Pão de Deus para cada dia.
Você precisa confiar que amanhã Deus vai suprir suas necessidades. Isso é fé.
Mais que isso, Deus supre nossas necessidades espirituais. 

A primeira coisa interessante aqui, é a pessoa de Melquisedeque. A segunda coisa, é o pão e o vinho, que vamos ter o significado dele quando o Senhor Jesus institui a ceia.
E a terceira coisa interessante, é que Abrão, entrega o dizimo de tudo. Ele entrega a Melquisedeque.  Ele entrega num ato de culto. O faz de forma respeitosa.
Se você voltar no texto, verá que Abrão recusou a oferta do rei ímpio, mas quis entregar ao rei da justiça o dizimo de tudo.

Quantas pessoas são infiéis a Deus, quanto ao culto que se presta na entrega do dízimo!
Abrão ceou com Mequisedeque. Quando vamos à mesa da ceia do Senhor, nós vamos cear com o Senhor Jesus. 
A oferta de Abrão, significava que Abrão reconhecia a superioridade de Melquisedeque sobre si.
Quando reconhecemos nossa fidelidade a Deus, e entregamos o dízimo que é a oferta, reconhecendo a superioridade de Deus sobre a nossa vida, reconhecendo que tudo que temos e somos, recebemos Dele e precisamos reconhecer a Sua superioridade sobre nossa vida. 
O ato que acontece após a entrega do dízimo a Deus, a Bíblia diz que Melquisedeque abençoou Abrão. 
A fidelidade traz benção sobre nossa vida e reconhece que Deus é superior a nós, e que devemos obediência a Ele.
Nós devemos reconhecer que Deus é o dono da nossa vida e de tudo que administramos.  Somos apenas mordomos. Nós apenas administramos.
se não reconhecemos a superioridade de Deus, o pouco que temos, nos será tirado.

Se o dono da vinha, arrenda a vinha e a pessoa que cuida, não reconhece a propriedade do dono da vinha, ele vai tirar.
Dizimo não é o dinheiro que depositamos. Ele simboliza o melhor do nosso trabalho, é vida.
Quando Abrão entrega o dizimo, ele estava reconhecendo o Deus que deu a vitória sobre os inimigos e cuidou dele nas adversidades, o Deus que o alimentou, quando ele voltou da guerra. E como fruto desse reconhecimentos, Deus o abençoou.
Como resposta ao culto de Abrão, Melquisedeque o abençoou. 

Abrão deu o dizimo de tudo.
Ele foi abençoado.  A fidelidade traz bênçãos sobre nossa vida.
A obediência traz bençãos e a desobediência traz maldição. 

Em Cristo encontramos a verdadeira paz. Cristo é o Príncipe da paz.
Foi reconhecido como sacerdote perfeito da ordem de Melquisedeque.  Cristo é o grande abençoador 

Hebreus 7:7

Não há  dúvida  que aquele que abençoa é o grande abençoado.
Quem realmente pode nos abençoar, o homem ou Deus? 
Quem realmente é superior a nós, as autoridades constituídas ou o Senhor nosso Deus? 
Quando participamos da ceia, é  Cristo abençoando cada um de nós. Ele nos supre em tudo.
A quem devemos entregar a nossa própria vida? 

Quando eu entrego o dizimo estou entregando vida.
Eu não estou pagando, eu estou reconhecendo a Soberania do Sacerdócio de Cristo. 
É inerente ao ser humano, reconhecer que há um Deus, um Criador que é superior a cada um de nós. 
Abraão reconheceu isso e na sua entrada e na sua saída, Deus o abençoou. 


Ministração: Pastor Nélio Monteiro
Editado por Beth
Igreja Batista do Parque Safira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...