domingo, 13 de maio de 2018

Provérbios 31:1-13


Resenha do Culto da Noite de 13/05/2018


Provérbios 31:1-13

Este texto faz parte de uma exortação de uma mãe piedosa.
Mulher sábia e temente a Deus. 
Penso que o melhor presente que podermos oferecer a uma mãe é sermos tementes a Deus. 
Essa mulher piedosa, aconselha seu  filho de acordo com os valores que encontramos na Palavra de Deus. 
Ela traça alguns conselhos, que se colocarmos em prática na nossa vida, caminharemos de forma agradável aos olhos de Deus. 

Me chama a atenção na vida dessa mulher, é que ela é uma mulher de oração. Tem uma vida de devoção e dependência de Deus.
Tanto que, em resposta às suas orações, Deus lhe dá um filho e ela busca em Deus, a sabedoria para educá-lo.

E a pergunta dela, é: Que conselhos eu posso dar ao meu filho?

O filho dessa mulher é um rei. Rei Lemuel.
O primeiro conselho que ela dá ao seu filho, é que ele não tenha uma vida depravada. Gastando seu dinheiro com mulheres adúlteras.
Naturalmente, se ela fosse aconselhar, ela diria: Minha filha, não se envolva numa vida depravada. Tenha amor a si mesmo. Respeite sua honra. Seria este o conselho, que ela daria à sua filha.
E ela está aconselhando seu filho, a não ser um homem dado a uma vida depravada. Porque a prostituição traz consequências altamente destrutivas na vida, na família, no relacionamento com Deus.

Um dos exemplos que temos na Palavra de Deus, foi do rei Salomão. Um rei que gastou seu vigor com mulheres. A Palavra de Deus diz que Salomão chegou a ter mil mulheres. 
Um homem que pediu sabedoria a Deus, Deus lhe deu, mas ele não usou essa sabedoria a favor de si mesmo, uma vez que ele se envolveu com tantas mulheres que o levou a corromper-se em idolatrias e apartar se de Deus. 

O melhor que um filho ou uma filha pode dar a uma mãe é levar uma vida honrada. Não trair a confiança de seus pais.

O segundo grande conselho dessa mulher piedosa, é que não convém beber vinho.
Ou seja, não se dê a bebidas fermentadas. Este é um grande conselho.

Quantos hoje, estariam escravizados pela dependência química, numa conduta escandalosa, se não tivessem escutado este conselho! 

Não tenha uma vida depravada. Não convém beber vinho. Se dar a bebidas fermentadas. Conselhos sábios.

O terceiro conselho, dessa mulher piedosa, seja íntegro. Erga a sua voz em defesa dos que vivem à margem da sociedade. Daqueles que não podem se defender. Tenha compaixão. 
o Evangelho vivenciado na prática é esse. O que nos leva ao encontro dos perdidos e sem salvação.
Ouço tantas mensagens belíssimas, mas com apenas o peso de uma bela oratória e não a vivencia desse Evangelho. O desafio do Evangelho é vivenciá-lo e não apenas verbaliza-lo.
Deus sonda nosso coração e quando o Espírito de Deus se apossa de nós, Ele nos dá um coração compassivo. Coração que tem compaixão com aquele que sofre.

Não tenha uma vida depravada, honre seus pais.
Não lhe convém beber vinho, porque a bebida pode te levar a uma dependência e a cometer atos que o fará se arrepender depois.
Seja justo. Deus nos chama para sermos justos, porque Deus é justo.
Mais do que justo Deus é misericordioso. Por fim ela diz: busque uma mulher exemplar.
É uma benção quando temos uma mãe exemplar. Quando a mãe dos nossos filhos é uma mulher exemplar. Uma mulher temente a Deus.
Ela aconselha a fugir da mulher adúltera, a buscar uma mulher de caráter. Que ame ao Senhor. Que seja piedosa igual a ela. Uma mulher que se respeite.

Porque ela é digna de confiança.  Porque você pode confiar nela. Porque ela é sexualmente fiel. Porque ela cumpre os seus deveres de esposa. Porque ela tem um nobre caráter e a capacidade de gerenciar a sua casa.
Felizes são aqueles que tem uma mãe exemplar. Porque essas são bênçãos sobre sua casa. Uma mulher assim é respeitável.

Datas como essas são importantes, porque nos traz à memória, o valor de mulheres de nobre caráter. Mulheres que não são volúveis. Mulheres com sabedoria, que são instrumentos de Deus e ensinam seus filhos com amor.
Mãe, este é o seu ministério.  Este é o desafio de Deus para a sua vida. 

Quantos filhos não honram sua mãe!  Não dão a ela a recompensa merecida!
Presenteie seus pais com honra e dignidade. 
Honre a mulher que Deus colocou em sua vida para que ela seja bênção em seu caminho.

Conheça ao Senhor. Sirva ao Senhor. Porque essa é a melhor herança que você pode deixar ao seu filho. A melhor herança que você pode deixar ao seu filho, é uma vida consagrada ao Senhor. 
Deus é o Deus que apaga nosso passado e exerce a misericórdia a cada dia.

Que possamos escrever um novo tempo. A cada manhã Deus nos dá a oportunidade de começar de novo.
Tudo começa com uma mulher temente a Deus e que louvou a Deus pelo seu filho, depois que ele nasceu e buscou orientação do Senhor para educar o seu filho.

Tenha uma vida santa.
Não se dê ao vinho.
Busque a justiça.
Busque um cônjuge exemplar e temente a Deus.
Deixe essa herança para o seu filho.

Mães que já partiram, deixaram uma maravilhosa herança e sempre serão lembradas.

Quero encorajá-lo nessa noite, a buscar o Senhor. Jesus pagou um alto preço para transformar sua vida e fazer de você um abençoador. Uma mãe abençoadora.
Que cada filho, honre sua mãe, honre seus pais, estejam atentos a estes conselhos, porque eles trazem vida à sua vida.

Ministrado por Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista do Parque Safira.
Editado por Beth

Neste endereço, você tem acesso a todas as resenhas:
www.pregacoesibps.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...