segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Atos 3:1-10


Resenha do Culto da Noite de 02/09/2018

Atos 3:1-10

Imagine uma pessoa que nasceu coxo. Era um paralítico. Não conseguia andar. Na verdade tinha amigos, que o levavam ao templo e o deixavam à porta do templo, para que ali ele pudesse mendigar. A Palavra de Deus diz, que esse homem tinha mais de 40 anos. Ele ficava à porta do templo pedindo esmolas. Qual era o foco daquele homem?
Que dia após dia, ano após ano, ficava àquela porta, as pessoas entravam para adorar e voltar e ele estava sempre ali na porta daquele templo. Que sonhos podia ter, um homem nessa condição?
Existem pessoas, que semana após semana, ano após ano, continuam no mesmo lugar, vivenciando os mesmos problemas, num círculo vicioso sem fim. Era essa a situação daquele homem. Quantos caminham pela vida sem foco!
Mas a Palavra de Deus diz que aquele, foi um dia diferente de todos os outros dias, na vida daquele homem.
O que mudou?
Dois homens que tinham andado com Jesus, testemunhado todo seu ministério e tinham sido impactados pela presença do Espírito de Deus, naquele dia caminhavam para o templo.
Jesus os ensinou a orar e era exatamente isso que eles iam fazer.
Quando aquele homem estende a sua mão e pede uma esmola; Pedro e João, movidos pela graça, olham para aquele homem e dizem: olhe para nós!
Aquele homem vivia de cabeça baixa. Provavelmente, tinha uma baixa auto- estima. Um sujeito sem foco e que não via saída para sua situação, vivia de cabeça baixa.

O texto nos apresenta três coisas muito importantes.
A religião dava àquele homem o que ela podia dar, esmolas.
Dar esmolas no conceito Judaico, agregava ou trazia bênçãos sobre suas vidas. Então as pessoas, movidas por esse interesse, ofereciam esmolas àquele homem.
Na verdade era o que a religião podia dar a ele. Seus amigos, colocavam à porta do templo para que outros pudessem exercer de misericórdia para com ele.

A igreja tem essa missão. Movidos pela graça, abençoarmos a outros. Mas com uma diferença.
O fazemos movidos por um ato de amor, o fazemos, não esperando recompensa alguma. O fazemos, movidos pela graça de Deus, e é isso que faz com que Pedro e João parem ali. Oferecendo àquele homem, o que a religião dele não poderia lhe oferecer.

Não obstante, Jesus ter vencido a morte, os homens daquele tempo continuavam naquele velho ritual.

Há pessoas que são muito religiosas, mas que vivem reféns de cerimoniais. A lugares, a religiões.
Você passa dez, vinte, cinquenta anos e é sempre a mesma coisa.

Pedro e João Eles tinham algo diferente a oferecer e convidam aquele homem a olhar para eles. Mas o que aquele homem esperava deles, era esmolas.

Muita gente vai a Casa de Deus, esperando esmolas. Muitos ainda continuam como aquele homem, à porta do templo.
Sua mente está lá fora e não aqui dentro, adorando a Deus.
Muitos andam como aquele coxo, coxeando vida afora.
Naquela tarde, Pedro dá o que tinha recebido para compartilhar.
A religião dá o que ela podia dar, esmolas, cerimoniais.
Pedro e João iam dar, aquilo que eles receberam para compartilhar.
Por isso eles convidam: Olhe para nós!
A Palavra de Deus diz que ele olhou atentamente, estava atento, embora esperasse receber alguma coisa. E Pedro lhe diz: eu não tenho ouro nem prata, mas aquilo que recebi, quero compartilhar com você.

Estamos na Casa de um Deus vivo. Invocando esse Deus que muda vidas, que traz esperança ao desesperançado. Esse Deus que oferece salvação. Como ficar à porta, mendigando?
Por isso Pedro tem um olhar diferente. Pedro não tinha um centavo para dar, mas tinha Cristo no seu coração.
O que você tem para compartilhar? Quantas pessoas aflitas, sofrendo, sem esperança, enquanto o Senhor nos chamou para estender a mão para elas!
Quando levamos o Evangelho, nós estamos estendendo a nossa mão. Quando compartilhamos o que Jesus fez na nossa vida, estamos estendendo a mão. Mas quando Pedro se aproxima, ele convida a olhar para olhar para Jesus. O convite foi sua mão estendida para levantar aquele homem.

Imagina aquele homem, que achava que não tinha mais jeito, que não tinha saída!

Você tem participado dos cultos, tem falado de Jesus, tem sido abençoado, mas Deus tem algo muito maior para você. Deus tinha algo muito maior para oferecer àquele homem, algo maior que a compaixão dos outros.

Nessa noite eu quero que você olhe para Jesus. Porque há coisas na sua vida, que só Jesus pode fazer. Só Jesus pode dar o que nenhum outro pode dar. E nós só recebemos, quando mudamos nosso foco e tiramos o nosso olhar do mundo, de uma religiosidade vazia, sem foco, e olhamos para Jesus.
Em nome de Jesus de Nazaré olhe para Jesus! Deus quer que você tenha um olhar diferente.

Quando aquele homem, segura na mão de Pedro e com fé, ele crê em Jesus, ele fica de pé. Seus joelhos se firmaram e ele deu um pulo.
Quantos anos ele esperava aquele momento! Quanto sofrimento até chegar aquele hora!
Agora ele podia sonhar, caminhar com os próprios pés. Agora ele caminhava sem bengalas.
Meu irmão, para de esperar da religião, aquilo que ela não pode te dar. Olhe para Jesus, que pode te levar às alturas e pode te dar o que nenhum outro pode dar.

Pedro não tinha dinheiro, mas estendeu a mão. Eu não posso te curar, mas posso te falar do que Jesus fez na minha vida.  E eu creio que aquilo que Ele fez na minha vida, Ele pode fazer na sua também.

Deus te quer de pé. Deus não quer ninguém à porta do templo mendigando. Quando Ele restaura nossa esperança, quando Ele nos liberta, nosso coração se enche de alegria.
Aquele homem creu e o Senhor Jesus o colocou de pé. Aquele homem saiu da porta e entrou no templo louvando a Deus.
O que o Senhor quer é que você volte ao Seu Santo Templo. Mas venha com alegria louvando Seu Santo e Bendito Nome.
Nessa noite estamos dizendo a você que Jesus te estende a mão e através da Sua Palavra Santa, pode mudar o seu foco.

Muitas vezes estamos focados nos nossos problemas, nas nossas misérias e deixamos de olhar para Jesus.
Jesus de Nazaré, seu nome tem poder. A religião dá o que ela pode dar. Ela pode apontar o caminho.
Mas somente Jesus pode dar o que você precisa.

Aquele homem reconhecia, que aquilo foi um ato de Deus, por isso ele louvava ao Senhor. Não a Pedro e João, mas a Cristo, que o colocou de pé.
Essa noite pode ser uma noite diferente de todas as noites de sua vida, em nome de Jesus de Nazaré, levante.
Saia dessa vida de mendigancia. Saia dessa vida de restos.
Jesus pode te levantar. Faça como aquele homem, tire o foco do problema, olhe para Jesus.


Ministração do Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...