segunda-feira, 8 de julho de 2019

Mateus 24:1-14


Resenha do Culto da Noite de Domingo 07/07/2019

Mateus 24:1-14

Jesus acabara de fazer uma ministração no Templo. E quando Jesus sai da área do Templo, diz o texto Sagrado, que os discípulos começaram a comentar com Jesus, sobre a beleza, sobre o esplendor do Templo. E quando eles começam a destacar a respeito desse esplendor, Jesus diz para eles: “Prestem atenção no que estão vendo, porque não vai ficar pedra sobre pedra.” Naturalmente isso impacta os discípulos. O Templo era o lugar da adoração, do culto. Desde a formação do Estado de Israel, a questão política sempre esteve muito atrelada à questão religiosa. A fé é marcante e os Judeus não conseguiam pensar no Estado de Israel sem o Templo. Até porque o Templo, representava a presença de Deus. Dentro do templo estava a arca da aliança, que era o símbolo da presença de Deus, enquanto o povo caminhava pelo deserto, até entrar na Terra Prometida. De forma que o Templo é muito significativo para o povo de Israel.

Ainda hoje, o povo Judeu anseia pela construção do Templo.

E quando Jesus fala que o segundo Templo seria destruído, isso os impacta. Mas Jesus diz algo, que também mexe com os discípulos.  Quando olha para Jerusalém, Jesus diz: “Jerusalém, Jerusalém que mata os profetas. Como eu gostaria de ter acolhido vocês, como a galinha, acolhe debaixo das suas asas, os seus pintinhos. Mas vocês não quiseram, vocês rejeitaram. Mas vai chegar o dia em que vocês dirão: bendito aquele que vem em nome do Senhor.” Isso deixa os discípulos pensativos.

O texto diz que Jesus caminha com eles até o Monte das Oliveiras. E Ele se assenta de frente para o Templo.
Ali eles tem uma visão belíssima de Jerusalém.
Então os discípulos se aproxima do Senhor Jesus e perguntam para Ele: Quando é que essas coisas acontecerão? Quando o Templo será destruído? Quando será Sua volta?


Jesus então os adverte novamente, como já havia advertido no Templo, acerca de Israel, ao sair do Templo.
Jesus versa primeiro sobre o fim de uma era. Jesus assinala que estava terminando a era da velha aliança. Aliança baseada na lei. O Templo era o centro do culto.

Dizer que o Templo seria destruído, era o mesmo que dizer que Deus estava se retirando dali. Jesus faz um prenuncio do juízo.
Deus iria de certa forma, se retirar. Jesus profetiza então a queda de Jerusalém. O fim da era da lei, marcada pelos profetas, que tantas vezes foram mensageiros de Deus ao povo Judeu. Preparando-os para a vinda do Messias.

Mas o que eles fizeram com os profetas? Eles os mataram.

Jesus chega a contar uma parábola, do dono de uma vinha. Que plantaram uma vinha e ela, quando estava produzindo, foi arrendada para alguns servidores. Quando chegou o tempo daqueles servidores, darem a parte do proprietário da vinha, eles matam os mensageiros que foram enviados para receber. Não reconhecem o direito de propriedade do dono.
Ele mandou vários mensageiros e todos foram assassinados.

Então o dono da vinha pensa em mandar seu filho, na ilusão de que iriam respeitá-lo por ser seu filho, e aqueles homens disseram consigo mesmos: Vamos mata-lo. Ele é o herdeiro, se o matarmos, a vinha será nossa.

Nessa Parábola, Jesus estava ilustrando o fato de que na velha aliança, Deus enviara os profetas. E eles falaram em nome de Deus, mas eles os mataram.

E quando vem o Filho do Dono, quando o Filho de Deus vem, eles O rejeitam. Eles O pregam no madeiro. Eles O matam.
Jesus estava profetizando a sua morte. Com a morte de Jesus ali na cruz, estava terminando uma era.
Era o fim de uma era.

Jesus então fala acerca do nascimento de uma nova era. Porque nessa velha aliança, quando o Filho de Deus vem, o Emanuel, o Deus Conosco, eles não reconheceram o tempo da sua visitação.

Deus se fez carne e veio habitar entre nós. Deus enviou o Messias conforme havia prometido. Mas quando Ele vem, eles não O reconheceram. E com isso fechou uma era.

Mateus 23:37-39

A Palavra de Deus fala a respeito da pregação de Jesus no Templo. Jesus está dizendo: “Eu vim mas vocês me rejeitaram. Eu vou e vocês nunca mais me verão. Até o dia que vocês reconhecerem que Eu vim e vocês não reconheceram o tempo da sua visitação. Então vocês dirão: Bendito Aquele que vem em nome do Senhor.”


Ao término dessa era, ao início de uma nova era, que nós chamamos na Bíblia de Novo Testamento, era da graça. Através de Cristo, Deus levanta uma nova nação. Um novo povo. Um povo adquirido, comprado pelo Sangue do Cordeiro. Pedro diz que nós somos a nação Santa.

1 Pedro 2:9-10

Deus fecha o tempo com os Judeus e abre uma nova era. A era dos gentios, a era da graça. Um povo que não está delimitado a fronteiras. A uma nação. Um povo que é alcançado mediante a fé no Senhor Jesus.
Onde o Evangelho chega e apresenta Cristo como Senhor e Salvador. E a cada pessoa que crê, é dado o privilégio de tornar-se filho de Deus.

Para Deus a sua vida custou um alto preço. Jesus pagou por você com Seu Próprio Sangue.
É o Sangue de Jesus que nos purifica de todos os pecados e nos torna aceitáveis diante de Deus. Agora, nessa nova aliança, Deus também envia seus mensageiros. A Bíblia os chama de servos, pessoas usadas por Deus. E a missão dessa nova nação, é fazer o nome de Deus conhecido em todas as nações.

Essa era a missão de Israel, mas Israel não cumpre sua missão.

Agora nos é dada, a cada um de nós que cremos em Jesus, fazer esse nome conhecido em todas as nações.

Porque a esperança do homem, a salvação do homem, está numa única pessoa: JESUS.

JESUS anuncia a salvação pela fé.

Mas, Jesus também nos adverte, que assim como Israel foi visitado a igreja também será visitada. Jesus então fala acerca do fim daquela era. Que iria ocorrer com a derrubada do Templo, com a queda de Israel, que de fato aconteceu.
A cidade foi destruída, o Templo foi destruído e até o dia de hoje não foi reconstruído e só o será depois que a figueira florescer. E chegar o tempo que a era da graça passar e então Deus voltará novamente para Israel.

Hoje essa oportunidade está com você, está com cada um de nós. Está com os povos de todas as Nações a oportunidade de salvação mediante a fé em Cristo.

O início dessa nova era, marca o fim da era da graça.

Jesus está falando de três momentos muito significativos.

Jesus fala do fim da era de Israel, da velha aliança, dos profetas, como ocorria no Velho Testamento. João Batista está naquele momento de transição, Malaquias foi o último profeta, que fecha o Velho Testamento. E chega João, anunciando a vinda de Jesus.

Hoje os mensageiros de Deus anunciam a salvação em Cristo Jesus. Mas é importante lembrar que quando Jesus veio visitar Israel eles não reconheceram o tempo da Sua visitação.

A grande pergunta de Jesus é: “Quando Eu voltar, Eu vou achar fé na terra?”

Quando Jesus voltar, a igreja estará preparada para o tempo da Sua visitação?
Jesus vai voltar e quando isso acontecer vai assinalar o fim das eras.

Essa era que estamos vivendo também chegará ao fim. Quando Jesus vier visitar a sua igreja, vai fechar a era da graça.

Mateus 24:30-32

A primeira pergunta dos discípulos é: “Quando essas coisas acontecerão?”
E a resposta de Jesus é: “O Templo será destruído. Não vai ficar pedra sobre pedra.”

Jesus adverte os discípulos de que Sua vinda será num momento inesperado. Bom que eles estejam preparados.

Quando chegar o momento da visitação da igreja, muitos lamentarão.

Por isso Jesus adverte os discípulos. Aponta alguns sinais preliminares. Ele fala de falsos cristos. Quantas religiões no mundo! Quantos são adorados como mediadores entre Deus e os homens!

Jesus disse também que haveriam guerras e rumores de guerras.
Não entrem em pânico porque ainda não é o fim. O mundo não será destruído pela terceira guerra mundial. Mas é um sinal preliminar.

Fome, terremotos, perseguição da igreja, Jesus disse que seriam sinais preliminares. Eles estão se intensificando. Isso serve de alerta para a igreja, de que a vinda de Jesus se aproxima.

Jesus disse que Jerusalém seria restabelecida. Como foi, depois da segunda guerra mundial. A figueira floresceu de novo, seus ramos estão dando frutos. Isso significa que eles estão preparando para a construção de um novo Templo. Isso significa que a era da graça está chegando ao fim. Estamos vivenciando o fim de uma era e muitos não percebem essas coisas.

Deus disse que em um dia uma nova nação ia passar a existir e Israel voltou a ser nação em um dia. Quando o Conselho da ONU se reuniu e por um decreto, por um acordo, Israel foi instituído novamente como Nação.
Esses são os sinais. Jesus disse que essas coisas iriam acontecer.

Mas Jesus disse também acerca da apostasia.

Vivemos um momento de esfriamento do amor das pessoas para com Deus. Vivemos uma era em que as pessoas estão perdendo o temor com relação a Deus.
Essa era que estamos vivendo e Jesus disse que isso iria acontecer porque as pessoas dariam ouvidos a espíritos enganadores. Muitos estão abandonando a fé.

Outro sinal é a dispersão universal de missões. A igreja hoje, está envolvida na última cruzada missionária. Nosso último desafio é alcançar uma região, chamada Janela dez por quarenta. E missionários de todo mundo, estão sendo enviados para esse lugar.
É promessa do Senhor Jesus que o Evangelho seria pregado nos quatro cantos da terra. Que a igreja iria cumprir a sua missão. E que pessoas dos quatro cantos da terra, iriam se converter.

Essas coisas estão para acontecer e Jesus disse que quando acontecesse, então viria o fim.

Quando olhamos para o momento que estamos vivendo, não podemos falhar no sentido de estarmos preparados para o momento da nossa visitação. O momento em que o Senhor Jesus irá voltar.

Mateus 24:14

Aí sim Jesus vai cumprir a promessa que Ele fez na área do Templo, que está em Mateus 23:39
Então virá o Cristo.

Jesus vai além. Quando João estava preso, o Senhor o leva para ver o futuro.

João viu o novo céu e a nova terra num tempo em que, esta ordem, ela já não existia mais? Apocalipse 21:1

Aquele que perseverar até o fim, será salvo.

Estamos vivendo o fim dessa era. Os sinais estão claros entre nós. A visitação da igreja está para acontecer. Quando Jesus vier, Ele vai levar a Sua Igreja. Os religiosos irão ficar.
Aqueles que não estão preparados para sua vinda, vão ficar.

Queridos é tempo de encher de óleo a sua lâmpada. É tempo de buscar a Deus como nunca.
Os sinais se aproximam e a minha pergunta é:
Se o Senhor Jesus voltar essa noite, você está preparado?

Quando Jesus vier, bom é que você esteja preparado para encontrar-se com Deus.

Como está sua vida com Deus? Não estamos falando aqui de tempo, mas de eternidade.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
IBPS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...