segunda-feira, 29 de julho de 2019

Salmos 116


EBD da Manhã de Domingo 28/07/2019

Salmos 116


O salmista expressa sua gratidão pelos cuidados do Senhor para com ele, em tempos de aflição. É interessante, o ensino sobre gratidão. Ele ocupa um lugar especial na Bíblia.
Isso porque, se há algo terrível, é a ingratidão.

Muitos buscam ao Senhor em tempos de crises e dificuldades e Deus os ouve e Deus os abençoa. Mas, tão logo sua situação está resolvida, a maior parte das pessoas, se esquece de retornar, para agradecer.

Grande parte das pessoas são ingratas. Por isso, atentai-vos quanto à Palavra de Deus, quanto a gratidão.
A gratidão é determinante. É a gratidão que nos leva a glorificar a Deus. É a gratidão que nos traz a casa de Deus.
Olhando o salmista, vemos a gratidão daquele que sabe que não é merecedor.
Nós não merecemos o que Deus nos proporciona. Não fazemos por merecer a graça de Deus.
Por isso a própria Palavra diz que graça é algo que Deus te dá, sem você merecer.
Trazemos à memória a Mão de Deus sobre nós. A mão da misericórdia, que é Deus retendo aquilo que nós merecemos. Nós merecemos a ira de Deus. A misericórdia, é Deus retendo essa ira.
A outra mão de Deus é a mão da graça. Quando Deus nos dá aquilo que não merecemos.
Quando nós cultuamos a Deus, quando somos gratos, e glorificamos a Deus, estamos reconhecendo que recebemos algo que não merecemos.
A vida é um dom de Deus. É uma graça. Deus nos deu a vida e só vê o valor da vida quem passa pelo vale da sombra da morte.
Tem gente que pensa que pode chegar diante de Deus e determinar o que quer, por ser filho de Deus.
Depende do tipo de filho que você é.
Isso é ingratidão.
Se você está vivo até hoje é pela graça de Deus.
Se você ainda não foi destruído, é pela misericórdia de Deus.
Gratidão é própria do coração daquele que não se vê como merecedor e por isso expressa sua gratidão.
O salmista lembra que nos momentos de sua angustia, Deus ouviu sua súplica e cumpriu Sua promessa.
Eu não sei se você já parou para pensar em quantas bençãos Deus te deu.
Muitas vezes nos esquecemos de olhar para o que Deus já fez. Nos esquecemos de entender que o mesmo Deus que operou no passado, continua operando nos dias de hoje.
Muitas vezes diante de situações difíceis, nos esquecemos do poder de Deus e murmuramos.
A graça de Deus me alcançou então por mais que eu O louve, O adore e me esforce a segui-lo, é muito pouco, diante de tudo que Deus fez até aqui e me dá a certeza de que posso caminhar tranquilo. Como é bom nos momentos de aflição, segurar nas mãos de Deus e nos sentirmos protegidos!
Quando Deus nos toma pela mão direita, nós estamos seguros.
Amar é a capacidade que Deus deu ao homem de responder ao seu amor.
João 21:15-17
Se pararmos para pensar na trajetória de Simão Pedro veremos que ele era um cara muito impulsivo. Andou com Jesus por cerca de três anos. Dizem alguns estudiosos maldosos, que Pedro era da panelinha de Jesus. Quando Jesus foi ao monte da transfiguração Ele levou Pedro, Tiago e João.
Pedro queria estar naquele monte para sempre. Pedro se sentia no céu. Mas, eles precisavam descer do monte.
Quando oramos, esse momento é o céu. Estar na presença de Deus é o céu. Mas nós estamos com os pés na terra. E nessa terra nós enfrentamos dificuldades, ameaças, todas as coisas.
Pedro era amigo íntimo de Jesus. Pedro, em sua caminhada com Jesus, prometia não abandoná-lo. Mas hora do aperto Pedro negou Jesus. Acompanhou Jesus de longe. O texto diz que Pedro negou Jesus três vezes.
Depois que Jesus ressuscita, se apresenta a eles. Jesus não cobrou nada do povo. Depois, Jesus chama Pedro a parte.
Pedro esperava uma esculhambação. Então Jesus pergunta a Pedro: Pedro, você me ama?
Meus irmãos, precisamos aprender com Jesus.
Quando alguém nos magoa queremos ferir a pessoa. Jesus não fez isso. Olha a pergunta de Jesus a Pedro!
Pedro reconhece a sua fraqueza, a graça e a misericórdia de Deus. Apesar de nega-lo, Deus não deixou de ama-lo.
Coração grato reconhece que Deus nos ama.
Quando alguém dá um mal testemunho, ele está negando a Deus.
Jesus restaura Pedro de uma forma diferente. Precisamos aprender com Jesus. Jesus nos ensina isso.
Há muitos jovens revoltados porque nunca tiveram um pai e uma pai que os amaram.
Foi isso que Jesus fez com Pedro. Ele declara seu amor para Pedro e leva Pedro a declarar seu amor a Ele. Pedro estava constrangido diante do amor de Deus.
Como é bom quando nos aproximamos diante de Deus e Ele demonstra seu amor para conosco.
A misericórdia de Deus suplanta a lei.
Deus ama você. Deus sabe das suas fragilidades. Deus conhece sua humanidade. Quando chegamos diante de Deus, reconhecendo que somos pecadores e que necessitamos da sua graça e da sua misericórdia, somos constrangidos por seu amor.
Cristianismo não é uma religião. Cristianismo é um estilo de vida. Deus não é uma doutrina sem vida, mas é uma pessoa com a qual podemos ter comunhão.
Como é bom nos momentos de profunda angústia saber que Deus está te ouvindo! E quando você sente isso, sabemos que Deus está no controle. Deus é uma pessoa diante da qual podemos derramar nosso ser.
Não sei quais são suas preocupações, suas angústias. Mas afirmo a você que o Deus a quem servimos, é uma pessoa. Ele é tão real quanto o irmão que está do meu lado.
Você pode confiar Nele!
Eu sou uma pessoa muito limitada e por isso eu dependo de que Deus levante pessoas, para que elas façam aquilo que eu não posso fazer. E isso tem me mostrado a grandeza de Deus.
O salmista passa pelo deserto.
Eu não sei se você já passou por uma experiência de tribulação.
Todo mundo passa pelo deserto. Há desertos terríveis. Por exemplo a depressão. Só quem passou pela depressão, sabe dimensionar essa dor.
A depressão tem vários fatores. É uma dor inominável. Quando olhamos para a Palavra de Deus, vemos no livro do profeta Jeremias, que ele estava deprimido.
Jeremias suou gotas de sangue. Isso significa depressão profunda.
Aqui, o salmista nos mostra que estava numa depressão profunda. Ele desejava a morte.
Só quem passa pelo vale da sombra da morte, sabe dimensionar essa angustia.
Quem passa pelo vale da sombra da morte, sente uma dor profunda, porque nós amamos a vida.
Por isso, Cristo nos proporciona a vida eterna.
Profetas do Senhor passaram pelo deserto, por angustias e depressões, e o Senhor os livrou.
Há esperança para você!
As tribulações não vem para nos destruir. Elas vem para nos aproximar mais de Deus.
Na vida passamos por tribulações e tristezas, mas elas não vem para nos destruir, mas para nos aproximar de Deus.
Tiago 1:2-3
Muitas vezes a nossa fé é provada. E quando provada, ela produz perseverança.
Quem não ama ao Senhor, se revolta diante das provas. Mas quem ama ao Senhor, é grato mesmo quando a resposta de Deus não é aquela que você queria.
Como é precioso quando nos alegramos diante de Deus!
Olhar para trás e reconhecer o quanto Deus tem feito em sua vida, é gratidão.
Não fazer isso é ingratidão.
O grande problema nosso, é que muitas vezes a incredulidade e a ingratidão fecham nossos olhos.
Deus não está nos preparando para ficar aqui na terra, é o que nos dá esperança. Estar no centro da vontade de Deus, adorar a Deus mesmo quando passamos pelo deserto, é determinante para nosso crescimento espiritual. Quem ama ao Senhor, O glorifica em todos os momentos.
Precisamos agradecer a Deus sempre. Precisamos ser gratos a Deus, porque a sua compaixão e sua misericórdia nos alcançou.
Quando você derramou lágrimas no seu travesseiro, Deus estava com você. Deus nunca nos abandona, Deus conhece a sua dor, Deus conhece a sua tristeza.
Deus age em seu favor. Deus sabe das suas inquietações.
Lembre-se, você é alvo da compaixão de Deus.
Ele celebra a libertação de sua alma.
Deus nos liberta da morte. Deus nos protege o tempo todo.
Quando confiamos no Senhor, o brilho das nossas lágrimas dão lugar ao brilho da esperança. Meus irmãos, temos todos os motivos para louvar ao Senhor.
Deus restaura a nossa alegria. Deus nos tira do vale das lágrimas e nos leva ao monte da alegria.
Quero focar no versículo 16 desse salmo.
Quais as correntes que te prendem? O que tem roubado a sua alegria? O que tem trazido angústia e tristeza ao seu coração? Deus pode quebrar suas correntes.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...