segunda-feira, 29 de julho de 2019

Apocalipse 1:17-19 e Mateus 28:9


Resenha do Culto da noite de Domingo 28/07/2019

Apocalipse 1:17-19 e Mateus 28:9


Jesus, o verdadeiro herói.
Nesses dias, nossa garotada refletiram sobre o tema: “Jesus, o verdadeiro herói”. E você pode perguntar a cada uma dessas crianças, quem é o seu verdadeiro herói e elas vão dizer: “Jesus”.
Meus irmãos as últimas gerações cresceram admirando falsos heróis. Criando um mundo paralelo na área da imaginação. Adorando falsos heróis na arte, nos esportes. Heróis virtuais. E na verdade, construindo um mundo paralelo na sua mente, de muitos super-heróis. E muito pouco se tem falado e ensinado às crianças, de Jesus, o verdadeiro herói.
Nada contra. Na verdade, super-heróis fazem parte da ficção. É uma construção e todos nós sabemos disso.  Mas quando uma geração, deixa de ensinar a outra e compartilhar acerca de Jesus, a geração que vem, se perde num vazio. Cazuza, mesmo falando de sua própria geração disse que seus heróis morreram de over dose.
Há uns dez anos atrás, uma revista fez uma reportagem, onde falavam de jovens daquela geração, que morreram de over dose. Inclusive o garoto, que inspirou a música, Menino do Rio.
Morreram tão jovens! Eram tomados como heróis daquele geração.
Herói, na verdade, é um nome dado pelos gregos, aos grandes heróis divinizados, que se distinguiam nas guerras. Essas pessoas eram vistas quase como semideuses. Muitos até hoje são vistos assim.
Será que nós temos ensinado a respeito de Jesus, para que nossas crianças aprendam que, o verdadeiro herói é Jesus? Se não forem ensinados a adorar o Verdadeiro Herói, irão vivenciar um vazio existencial, como a geração que está chegando hoje está vivenciando. Uma geração que não aprendeu a lidar com o não. Geração que está sendo fruto de investigação pois não estão sabendo como lidar com essa geração, acelerada da forma como ela é.
A pergunta é: quem é seu herói de verdade?
Roma também cultuava seus heróis.
Quando os generais voltavam das batalhas em Roma, a multidão ia para as ruas, lançavam flores e massageavam o ego dos grandes generais que triunfaram nas guerras.
Em meio a tudo isso, quem é nosso herói? Há gerações que não conhecem de verdade, quem é Jesus!
Nessa noite, quero refletir com os irmãos, sobre Jesus, o verdadeiro herói. Ele é o alfa e o ômega.
Apocalipse 1:17
João descreve Jesus de forma maravilhosa. Jesus não é uma ficção. Jesus não é um super-herói. Jesus é o Filho do Deus vivo. Jesus é muito mais do que um herói divinizado. Jesus é Divino e sua missão, trouxe vida para uma humanidade perdida. Traz esperança para uma humanidade que caiu num vazio existencial terrível.
A missão de Jesus, foi de buscar e salvar o que estava perdido. Ele veio buscar-nos e levar-nos de volta para Deus. Deus nos ama profundamente.
Cristo nos conduz sempre de forma vitoriosa.
O Bom Pastor passa nos conduzindo sempre de forma segura.
Colossenses 1:16-17
Você está vivo, porque Ele te dá a vida. Você respira agora porque é da vontade Dele.
Por isso, nós nos divertimos com os super-heróis, mas nós adoramos o Verdadeiro Herói. Porque Ele venceu a morte para nos conduzir de forma triunfante por toda eternidade. Quando nos dobramos diante Dele, a nossa carnalidade cessa. Quando estou aos pés de Jesus eu não preciso temer mal algum. É aos pés da cruz que resolvemos nossas crises, que encontramos nossa esperança.
Nós vivemos num mundo hostil. Sem Cristo temos muito a temer. Mas com Cristo, não há razão nenhuma para temer mal algum, porque Ele nos conduz de forma vitoriosa.
Quando depositamos aos seus pés tudo aquilo que nos aflige, nós encontramos paz para nossa alma e nosso espírito.
Jesus é o verdadeiro herói porque além de ser o alfa e o ômega Ele triunfou sobre a morte e o inferno.
Apocalipse 1:18
A chaves da vida e da morte estão nas mãos de Jesus. As chaves do inferno não estão nas mãos de satanás. Pelo contrário, o inferno foi preparado para o diabo e seus anjos. Quem tem a chave é Cristo. Em suas mãos estão as chaves da vida e da morte. Por isso, Ele é o nosso Herói. Ele estava morto, mas viveu novamente. Ele afirma acerca da sua própria ressurreição.
O texto de Mateus 28 está dentro de um contexto em que Maria Madalena estava sofrendo muito, estava muito angustiada, quando da crucificação de Jesus. E enquanto ela chora, Jesus havia ressuscitado.
Fico imaginando a alegria de Maria Madalena quando ela encontra com Jesus e vê que o seu Redentor vive.
Jesus venceu a mais trágica de todas as experiências humanas, a morte.
Hoje eu diria que a morte é apenas um portal, que se abre para a eternidade, na vida daquele que crê em Cristo Jesus.
É maravilhoso pensar que um dia, quando partir possa eu dizer: “Pai nas suas mãos entrego o meu espírito.” Porque nas mãos de Cristo nosso espírito está seguro.
Por isso Jesus é o verdadeiro herói. Ele venceu a morte.
Sobre a vida do crente, a morte não tem poder.
Jesus tem poder para nos livrar da morte. Jesus é meu herói porque tem as chaves da morte e do inferno. O destino da sua alma está nas mãos de Jesus.
Tema aquele que pode lançar sua vida ao inferno.
Jesus tem autoridade para infringir a morte espiritual ou te livrar dela. Por isso Jesus é o verdadeiro herói.
Quando nós morremos em Cristo, ressuscitamos para a vida eterna.
Creia em Jesus. Reconheça-O como seu herói, como seu Salvador.
Ele venceu os poderes das trevas e triunfou poderosamente. Quem é o seu herói? Lembre-se, Jesus tem todo poder sobre o céu e o inferno.
Jesus é o meu Senhor e meu Salvador. Ele é meu herói. Porque ele é Divino. Ele não foi divinizado.
Jesus triunfou poderosamente sobre a morte. Só Ele tem as chaves da vida e da morte.
Paulo canta a vitória: Jesus é o meu herói.
Qual é o seu herói?

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
IBPS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...