terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

2 Timóteo 4:1-3 (Jesus vai voltar)


Resenha do Culto de Domingo
09/02/2020

2 Timóteo 4:1-3

Paulo versa sobre a confiança no futuro.
É muito interessante observar, que Paulo estava a caminho de Roma e ali Paulo seria imolado.
Interessante observar, que Deus tinha revelado a Paulo que quando chegasse em Roma terminaria seu ministério.
Paulo estava vivendo seus últimos dias na terra. E ele demonstra uma confiança tal, que caminha alegremente em direção a cidade onde iria terminar seu ministério.
As vezes não entendemos por que amamos profundamente a vida. Paulo não era diferente.

Paulo amava a vida, mas caminhava sem nenhum temor, de forma confiante. É que ele tinha segurança, confiança, quanto ao futuro que o aguardava.
Jesus virá não para trazer a morte mas para nos livrar dela.
Qual a razão da sua confiança?
A razão da confiança de Paulo, é que ele aguardava ansiosamente a vinda de Jesus. Ele amava Jesus. Ele conhecia Jesus.
Mais que isso, ele já havia antevisto o que o aguardava. Percebera a vida que há além dessa vida.
O encontro com Cristo o transformou de tal forma, que o libertou de uma religiosidade vã. Paulo era religioso antes do seu encontro com Jesus, mas após o encontro real com Jesus, no caminho de Damasco, foi que seus olhos se abriram para uma realidade que vai muito além da nossa percepção ou da percepção de um homem que não teve um encontro real com Cristo.

Após seu encontro com Cristo, Paulo passa a servir a Cristo. Ele passa a desejar ardentemente a volta de Jesus.
Muitas pessoas não amam a vinda de Jesus. Muitas pessoas vivem como se Jesus não fosse voltar.

Esse andar com Cristo, encheu de tal maneira o coração de Paulo de uma esperança, que ele desejava ardente a vinda de Jesus.
Ele amava a vida como nós amamos, mas sua experiência com Cristo abriu seus olhos para uma viva esperança.

Paulo viu o que Estevão viu. Estevão foi o primeiro mártir. Estevão foi apedrejado até a morte.
O apóstolo Paulo, ainda Saulo de Tarso, acompanhou e colaborou com esse apedrejamento e viu quando Estevão olhou para os céus e declarou que via o céu aberto e que via o Senhor Jesus ao lado do Pai.

Após seu encontro com Jesus no caminho de Damasco e do seu caminhar, tendo muitas experiências com Jesus; ele passou por situações adversas. Sofreu naufrágio.
Fico imaginando, quanto ele clamou a Deus e Deus o livrou. Porque nosso Deus é um Deus que cura, um Deus que salva e proporciona vida eterna em Cristo Jesus.

Ele viu o que Estevão viu.
Ele viu os céus abertos. E a experiência que Paulo teve, foi tão impactante na sua vida, que ele desejava ardentemente a volta de Jesus.

Quando leio esse texto, a sensação que o apóstolo passa é de desapego a vida transitória.
Paulo encoraja Timóteo a assumir seu lugar e continuar o ministério que ele vinha exercendo.
De maneira alguma ele desanima Timóteo.

Paulo diz da sua ansiedade quanto ao dia que vai estar diante do justo juízo e que vai receber a coroa da vida. Que desapego!

Quão glorioso será o momento em que poderemos estar diante do Senhor da Glória e vermos o que Estevão viu, o que Abraão viu, o que Elias viu, vermos o que o apóstolo Paulo viu, a ponto de desejar ardentemente aquele dia.
A vida em Cristo começa aqui. Vislumbramos um pouquinho o que é o céu.

Pedro vivenciou a mesma experiência de Paulo. Vemos Paulo preparando Timóteo.
Pedro também estava preparando discípulos.

2 Pedro 1:14-16

O que impactou a vida desses apóstolos? Olha como Deus abriu a visão desses homens! A ponto deles desejarem ardentemente estar com Cristo.
Porque a vida que Cristo nos oferece, é eterna. Essa era a razão da confiança e da esperança que eles tinham.
Com João não foi diferente.

Apocalipse 21:4

Isso me impacta. Porque Deus levou Pedro para além de um tempo que ainda veremos. Um tempo que essa civilização já não mais existirá.
Lá não haverá mais lágrimas. Deus nos dará o consolo de todos os nossos sofrimentos aqui, porque somos peregrinos depois que Jesus nos deu um lugar no céu e nos tornamos cidadãos eternos.
Eles desejaram a volta de Jesus.

Que pena que muitos vivem como se Jesus não fosse voltar.
Isso me lembra a parábola das virgens loucas.

Cinco eram imprudentes. Quando o noivo veio elas não estavam preparadas. Quiseram preparar, mas não havia mais oportunidade. Aqueles que desejam estar com o Senhor, estão preparados. Estão de malas prontas.
O sentimento que deve permear o coração de cada crente é esse: Jesus vai voltar!

Era essa a razão da esperança dos apóstolos.
Era essa a confiança de João, de Paulo e de Pedro.
Todos os apóstolos deram a vida por amor a Cristo.
Jesus vai voltar e é importante entender, que hoje, a porta da misericórdia de Deus está aberta.
Misericórdia é Deus retendo aquilo que nós merecemos.
Seus atos podem merecer punição, seus atos podem merecer a morte, mas quando nos rendemos a Cristo como Senhor e Salvador, o ato de Jesus naquela cruz, quando Ele morre em nosso lugar, Ele crava sobre si todos os nossos pecados.
Ele venceu a morte e abriu a porta da graça.

Deus nos dá aquilo que não merecemos. A salvação da nossa alma. Ele virá para nos livrar da morte.

Mateus 24:44

Vigiem, estejam atentos, porque vocês não sabem quando vou voltar.
Desde o dia em que entregamos nossa vida para Cristo Jesus, nossa mala deve estar pronta. Porque quando Jesus nos chamar, devemos estar prontos, como Pedro, como João.

Não sei se vou ver a vinda de Cristo, mas sei que quando Ele vier, eu vou estar com Ele.
Paulo, Pedro, João, estavam confiantes.
E você, como está sua vida com Deus?
A sua mala está pronta? Ou você está como aquelas virgens loucas?

João 14:6
Ele é o caminho. Eu não sei qual é a sua dor, qual é a sua história. Onde você tem depositado sua esperança. Mas posso garantir que a melhor maneira de nortear sua vida é entregando-a a Cristo.
O maior milagre que Jesus pode fazer, é a salvação da sua alma.

Mensagem: Pastor Nélio Monteiro
IBPS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...