terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Romanos 1:1-7 Esperança na Ressurreição




Resenha do culto da noite de Domingo
16/02/2020

Romanos 1:1-7

Paulo escreve aos Romanos e na introdução da sua carta, Paulo
vai apresentar as suas credenciais. Ele se apresenta como servo de Cristo Jesus, escravo de Jesus Cristo, estando sob seu domínio e senhorio.

Paulo vaia apresentar qual a razão da sua fé. Qual a razão da sua esperança? O que o move a servir ao Senhor?

Paulo vai apresentar algo muito profundo, que envolve a nós todos que queremos estar preparados para encontrar com o Senhor. No momento em que formos ao encontro Dele ou no momento em que Ele vier nos buscar.
Paulo vai argumentar aqui, fundamentado nas profecias.
Ele diz: “Jesus nascido de Davi.” Paulo faz referência ao fato de Cristo ser descendente de Davi, porque essa era uma promessa de Deus. Uma promessa que Deus fez a Davi.

2 Samuel 7:16

Uma das credenciais do Messias, é que Ele seria um descendente de Davi.
Paulo escreve a Igreja de Roma e diz que sua fé está fundamentada nas profecias. Na forma como Deus cumpre as profecias. Então, Paulo volta seu olhar para as Escrituras. Se realmente se cumpriu tudo o que os profetas disseram a respeito Dele.

Paulo está apresentando o fato de que ele não aceitou apenas por ouvir falar que Cristo era o Messias. Além do seu encontro real e pessoal com Cristo, ele foi as Escrituras e se maravilhou pelo fato de ali estar tudo escrito a respeito de Jesus.

Malaquias 4:2-5

A Palavra de Deus vai apresentar o cumprimento das promessas de Deus. Elias iria se reencarnar? Não.
Deus usa um profeta semelhante a Elias. Que se vestia como Elias, firme em seu posicionamento, como Elias e em quem o mesmo espírito que operou na vida de Elias, operou na vida dele. João Batista. João Batista deu testemunho de ser Cristo, o Filho do Deus vivo. O Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.
Ou seja, em João se cumpre mais uma profecia.
Há algo que sempre me chama a atenção nas Escrituras.
Quando Deus promete, desde Gênesis, que enviaria uma varão nascido de mulher e que este pisaria a cabeça da serpente; até os Evangelhos, quando Jesus vem e eles testificam ser Ele, o Filho de Deus, tudo, na linha do tempo se cumpriu.
Por isso coloco Nele a minha esperança. Toda a minha fé.
Paulo fundamenta sua esperança, na ressurreição de Cristo. No fato de que Cristo ressuscitou. A ressurreição de Cristo, foi obra do Espírito Santo de Deus.

1 Pedro 3:18

Ninguém daria a vida por uma mentira. Cada um desses apóstolos, deu sua vida por amor a Cristo.
Paulo deu sua vida, porque ele viu o Cristo ressurreto. Paulo baseia sua esperança no fato de que Jesus venceu a morte.
É isso que nos dá esperança. Nosso Deus não ficou no túmulo. O túmulo de Jesus está vazio. Ele ressuscitou.
Deus enviou seu Filho, mas muitos O rejeitaram. O entregou para a morte.

Atos 3:13-15

É nisso que Paulo se baseia. No fato de que os apóstolos eram testemunhas. Ele era testemunha viva, de que Jesus venceu a morte.
O último inimigo a ser vencido é a morte. Porque a morte põe fim a todos os sonhos. A morte não escolhe tempo, nem idade.
Mais dia menos dia, vamos estar partindo.
O homem tirou os olhos dos céus e começou a colocar os olhos na terra. Se esquecendo que a vida aqui é transitória. Deus nos abençoa nessa vida; mas se há algo que precisamos preparar com urgência, é para a vida eterna.
Paulo acreditava no poder da sua ressurreição.
Se a vida da gente fosse só isso aqui, seríamos os mais miseráveis da terra. Ele venceu a morte e nos dá vitória sobre a morte.
Paulo fundamenta sua esperança na ressurreição dos mortos.

Romanos 1:4

O termo está no plural. Na ressurreição de Cristo, está implícita a ressurreição de todos os que ressuscitarão por meio Dele.
Todos aqueles que Nele creem serão ressuscitados. Por isso, Ele pode nos conceder vida.
Isso que nos dá esperança.

1 coríntios 15:26

O último inimigo a ser destruído é a morte. E Cristo triunfou sobre ela.
Meus irmãos, do que adianta construir castelos nessa vida, voltar nossos olhos só para essa vida; se, mais dia menos dia, esse castelo pode ser como os castelos construídos na areia?
Quando colocamos nossa vida nas mãos de Cristo Jesus, temos nossa vida, baseada na promessa da ressurreição. Porque a ressurreição de Cristo produziu uma nova forma de vida, na qual podemos participar.

1 coríntios 15:22

Em Cristo Jesus, na ressurreição de Cristo, está implícita a ressurreição de todos que ressuscitarão por meio Dele.
Por isso, Paulo se entrega ardentemente e cumpre o propósito de Deus na sua vida. Porque a esperança dele está na ressurreição.
Em Cristo eu não tenho que temer a morte. Eu não tenho que temer o futuro. Porque eu sei em quem eu tenho crido.
Em Cristo encontrei uma nova vida que será plena em toda eternidade. Por isso depositei a minha fé em Cristo Jesus.
Em Cristo, fundamentado na sua ressurreição, Ele produziu uma nova forma de vida, na qual podemos participar.
É uma noda vida, é uma vida eterna, que irá por toda eternidade.
Cristo venceu nosso maior inimigo.
Por isso, Nele, minha vida está segura.
Onde e em quem você tem depositado a sua fé?
Tem pessoas que vivem como se o céu não fosse real. Como se o inferno não fosse real.
Satanás é um grande ilusionista, capaz de colocar as pessoas para abrir mão da eternidade, por uma vida transitória.

Romanos 10:9-10

João diz, ninguém confessa que Jesus Cristo é o Senhor se não for pelo Espírito de Deus.
Se você confessar e crer no seu coração, que Jesus Cristo é o Senhor, você será salvo.
E Deus te dará vitória sobre a morte, através de Cristo Jesus.
O sangue de Jesus nos purifica de todos os pecados. De forma que podemos nos apresentar diante do Deus Santo, santificados. Somos lavados pelo sacrifício do Cordeiro.
Se você crer e confessar, você será salvo e receberá uma nova vida que está em Jesus.

Mensagem: Pastor Nélio Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" O paraíso recuperado" Isaías - 11:1-10

 Resenha do Culto da noite de Domingo  05/05/2024 " O paraíso recuperado" Isaías 11:1-10 A história da humanidade começa com um ho...