segunda-feira, 31 de agosto de 2020

João 18:10-11

Resenha do Culto da noite de Domingo.

31/08/2020

João 18:10-11

Jesus estava no monte. Judas havia saído para trair e volta com os soldados que vão prender Jesus.
Num ato impetuoso, Pedro,  arranca de sua espada e corta a orelha de Malco, funcionário do  Grande Sacerdote.

Então, Jesus, repreende Pedro, dizendo que vai tomar do cálice que lhe está proposto. Que vai passar pelo sofrimento pelo qual tem que passar.

Quando a Bíblia fala a respeito do cálice, ela usa de uma forma clássica. Que era um recipiente de couro ou de metal, ou cerâmica, usado para se tomar algo.

Mas a Bíblia mostra que o significado do cálice, tem a ver também, com outras questões.

Jeremias 16:7

Jeremias fala: vocês não vão experimentar esse consolo, essa taça do consolo do Senhor.

Em 1 Coríntios 10:21 diz que o cálice é designado para mostrar a vontade de Deus e a vontade dos demônios.
Ele faz uma separação clássica, a respeito do cálice.
Se eu estou servindo ao Senhor e participando da mesa do Senhor, eu não tomarei do cálice dos demônios. Ao contrário também.

1 Coríntios 10:16 ele fala do cálice de uma forma mais tranquila. Ele fala que é o cálice da benção.
Fala a respeito da comunhão dos irmãos.

Temos vários sentidos da palavra cálice, na Bíblia.
E a grande pergunta é: quando Jesus disse isso, qual era o sentido?

Nesse sentido, tomar o cálice, significa, suportar certas experiências. Sejam elas favoráveis ou desfavoráveis.

No texto lido, você pode falar que está tomando o cálice da benção ou de maldição. Você está passando por um momento de benção ou por um momento de dificuldades.

Então, tomar o cálice nesse sentido, pode significar esses momentos ou certas experiências que você está vivendo.

Nesse texto, vamos perceber, porque Jesus fala que Ele estaria tomando daquele cálice.

O impulso de Pedro em resolver aquele problema, fez com que Jesus dissesse essa frase.

Jesus alerta Pedro: "Você vai evitar que o projeto de Deus, seja realizado? Você não pode fazer isso, Pedro."

Entendemos que Jesus aceita tomar aquele cálice. Jesus aceita o plano de Deus em plena obediência.

Nós temos muitas dificuldades com os nossos sofrimentos.
Temos dificuldade de enfrentar nossas lutas. Ou seja, temos dificuldade de tomar o cálice que nos é proposto, em plena obediência ao Senhor.

Mas Jesus obedece. Não importa a angústia, não importa a dor, não importa o momento em que Ele está passando.

Isso não é fácil! Eu tenho que tomar o cálice que Cristo me propôs.
Precisamos aprender que não é fácil. Precisamos aprender a tomar do cálice que Deus não quis tirar de nós. Como Ele não tirou do Seu Filho.

Precisamos entender que mediante a dor, não podemos fugir dos propósitos eternos de Deus.

Se com angústia, dificuldades entendemos problemas, eu tenho qu viver essa vida, eu vou vivê-la, sem desviar dos propósitos eternos de Deus. Sem desviar daquilo que Deus tem pra mim.

E nós vamos ver, na pessoa dos discípulos, que nos momentos de dor e angustia, eles não se desviaram daquilo que Deus tinha para fazer por eles.
Viveram a sua vida, mesmo em meio a sua dor e angustia, na direção dos propósitos que Deus tinha para eles.

Nosso Senhor experimentou a dor, conscientemente. Ele não estava alucinado. Ele sabia o que Ele ia passar. E Ele fez isso, em obediência a Palavra do Pai.

E essa pergunta de Pedro, é feita para mim e para você.

Pode você tomar do cálice que Eu tenho que tomar?

Essa pergunta, buscava uma resposta. Era o cálice que o Pai havia preparado. Propósito de Deus para Jesus.

Jesus estava tomando esse cálice. Passava pelo sofrimento, não era por causa Dele. Era por causa de mim e de você.

Esse cálice era meu e era seu. Ele não precisava enfrentar esse momento difícil.

Desde o tempo que Adão cometeu o primeiro pecado, Deus tinha esse plano de redenção para a humanidade.
Deus tinha ess cálice para o Seu Filho.

Deus me amou e a Sua ira, caiu sobre o Seu Filho.
O cálice refere-se sobre a ira de Deus, quando Jesus fala isso.
Nenhum homem poderia suportar.

O salmo 75:8 deixa claro, que esse, era o cálice da ira de Deus.

Ess cálice não era de Jesus. Era meu e era seu. A ira de Deus é manifestada sobre Seu Único Filho, por amor a mim e por amor a você.

É impossível você entender o amor de Deus, se você não entender a ira de Deus, contra a humanidade.

Isaías 51:17,22 deixa isso muito claro.
Deus tirou o cálice da ira de nós, e colocou sobre Seu Filho.

Sabe irmãos, a gente ama pouco a Deus.

Se não fosse o amor de Deus, sua ira cairia sobre nós. Mas Jesus tomou o cálice da ira.

Jeremias 15:15-16

Deus fala: "A minha ira vai atingir todas as nações."

Ele me amou, por isso derramou sua ira, sobre Seu Filho.
A ira de Deus é manifestada, pelo pecado que eu e você cometemos.

Justiça e misericórdia é a base do trono de Deus. Mas você tem que saber, que a ira de Deus é manifestada sobre você, se você não tem um compromisso com Ele.

Ele me amou sim, e por isso, Ele derramou sua ira sobre Seu Filho. Mas ela será manifestada sobre os filhos da desobediência.

Romanos 1:17-18

Paulo deixa bem claro, quando ele fala sobre isso.
A ira de Deus é manifestada contra nós, quando fugimos da verdade, quando deixamos o Evangelho de Deus de lado.

Se você não conhece a ira de Deus, você conhece Deus superficialmente.

A ira de Deus é justa, porque o homem jamais peça, inocentemente.

Você e eu não temos desculpas para os nossos pecados.

A Palavra de Deus diz que somos indesculpáveis.

Não há desculpas. A ira de Deus está sobre todos que se voltam contra Ele.

Quem era para estar ali, era eu e você.
A ira de Deus se manifestou primeiro, na pessoa de Cristo.

1 João 4:10

A ira de Deus era para ser voltada contra nós, mas Ele enviou o Seu Filho.
Ele morreu a minha morte, para que eu pudesse viver a sua vida.
A ira de Deus, consiste em perdoar os nossos pecados, ao ponto de matar Seu próprio Filho, em meu lugar e no seu lugar.

Nós não estamos valorizando mais o sacrifício de Cristo.
Não estamos entendendo o Evangelho, que levou Deus a sacrificar Seu Filho numa morte terrível.

Quem poderia traçar um plano como este?
Quem poderia conceber um amor tão grande por mim e por você, ao ponto de entregar o Seu Filho em nosso lugar.

Quando vemos um Pai, se entregando por um filho, é algo admirável.
Mas quando vemos um Deus entregando o Seu Filho para morrer por um desprezível pecador, é muito maior que isso.

Foi isso que aconteceu no calvário.
Este era o plano de Deus para nos salvar.
Ele nos amou e por isso derramou a Sua ira sobre Seu Filho, e não em nós.

Jesus não se importou com o momento de dor e angústia pelo qual passou, porque levaria pessoas à salvação.
Ele nos amou e por isso, Ele tomou o cálice da ira de Deus.

Pastor Silvio Farias
IBPS














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...