domingo, 2 de agosto de 2020

Mateus 22:1-14

Resenha do Culto da Manhã de Domingo
02/08/2020

Ester 1

Quero fazer menção a esse livro para que a Parábola a ser lida possa ser melhor compreendida.
O livro de Ester fala a respeito de um rei chamado Xerxes. E esse rei deu uma festa de 180 dias para os maiorais. O rei convidou os nobres para uma festa de 180 dias. Todo dia ele tinha algo novo para mostrar, sobre a glória do seu reino.
Depois desses 180 dias, ele então resolve estender a festa por mais 7 dias.

Agora ele quer honrar a sua Rainha. Ele quer dar a ela o destaque do seu reino.
Nesses sete dias ele tinha o propósito de honrar sua rainha.
A rainha por sua vez, dava uma festa à parte do rei.
Só que ela se recusou a ir e ele ficou entristecido. Ele se sentiu desonrado.
Então os sábios do reino, que sabem sobre os direitos e justiça, se reúnem para discutir sobre o fato.
E chegam a conclusão de que o rei é o referencial do reino e por isso precisa tomar uma atitude diante da recusa da rainha.
Então, chegaram a conclusão de que a rainha nunca mais poderia ver a face do rei e que o lugar dela fosse dado a outro.
Essa é a introdução, do que quero trazer aos irmãos nessa manhã.


Mateus 22:1-14

Essa parábola é intitulada a Parábola das Bodas. Para entendê-la, precisamos entender os costumes daquela época.

A vivência do Rei Xerxes com Vasti, ilustra bem qual era o costume quando alguém recebia um convite.

Primeiro, o convite era feito com antecedência.
Segundo, era um privilégio ser convidado por um rei, a participar de um banquete à mesa com ele. Desprezar esse convite, era uma afronta nota muito séria.

Nessa parábola, Jesus ilustra a atitude de Deus para com os Judeus, depois para com os gentios, formulando um convite para assentar- se à mesa com Ele.

Mas o que acontece?

Os primeiros convidados começaram a dar desculpas para não participar do banquete.
O Rei preparou um banquete para o casamento do seu Filho.
Enviou o convite com antecedência.
Quando chegou o dia, Ele enviou seus servos para dizer que a mesa estava preparada. Para que viessem participar do banquete.

E o que acontece?

Quando esse convite chega, um a um começou a dar desculpas. As mais esfarrapadas possíveis.

Cada um vai dando as suas desculpas.


Jesus está falando aqui aos Judeus. O Rei nessa parábola, naturalmente, é Deus, o Filho que iria se casar, é Cristo, a noiva é a Igreja e os primeiros convidados a participar da igreja de Jesus, é o povo de Israel.

Os servos que primeiro formularam o convite, foram os profetas.

Quando observamos a Palavra de Deus, desde Gênesis até Malaquias, vemos que Deus está enviando seus profetas fazendo um convite ao Reino. E quando o Seu Filho vem, Ele traz o Reino de Deus até nós. É Ele que nos leva de volta ao Reino de Deus.

E quando Jesus vem, ali
 estava o Filho. Era hora do casamento. Era hora da comunhão. Era hora do povo de Israel crer Nele. Reconhecerem em Cristo, o Messias.
No entanto eles O rejeitaram. Foram indiferentes ao convite. Fizeram pouco caso de Jesus. Muitos mataram os profetas.


Eles O rejeitaram de tal forma que quando Jesus estava chegando à porta de Jerusalém, estava chegando os dias em que Jesus iria à cruz, Ele lamenta: "Oh Jerusalém, como eu gostaria que você fizesse parte comigo, mas você não quis!"

Que pena! Eles recusaram!

E quando o salão de festa ficou vazio, então o Rei manda que os seus servos saiam as ruas e convidem a quem encontrarem. 

Eles saíram e convidaram gente boa, gente ruim.
Os primeiros convidados foram o povo de Israel, os segundos convidados, foram os gentios. Aqui o convite se estende a nós.
Meus irmãos, isso diz da universalidade do Evangelho. O Evangelho é universal. É para os bons e para os maus. 

Quando levamos a mensagem do Senhor, não escolhemos a quem queremos entregá-la. A mensagem é para todos. Para quem está a margem da sociedade. Devemos pregar nos presídios, nos valados, nas esquinas.

O texto diz que a casa se encheu. A festa estava cheia. Mas havia ali um homem que não estava vestido adequadamente para aquela festa. Um dos convivas não tinha veste nupcial. Ou seja, não estava vestido de forma digna.

Então o Rei ao olhar para aquele homem, o questiona e chama seus servos e manda que  amarrem esse homem e o lancem para fora, onde haverá choro e ranger de dentes.

O que Jesus nos ensina aqui?

Os primeiros convidados, desafiaram a autoridade do Rei, recusando irem a festa, com desculpas esfarrapadas.
Esse homem, desafia de forma mais arrogante ainda, tentando assisti-la ao seu próprio modo.

Observe que o Rei faz menção a condição das vestes.
O que isso significa?
As vestes daquele homem deveriam ter sido lavadas.
Preparadas para participar das núpcias. Ir de qualquer maneira, era atitude de afronta, de arrogância. A veste nupcial lembra que dentro da graça ou da  eleição Divina, há exigências morais.
As vestes dizem da condição da sua vida.

Como estão suas vestes? Como está sua vida, diante de Deus?

Existem pessoas que acham que podem servir a Deus, de qualquer maneira.
Não podemos servir a Deus de qualquer maneira.

Qual o estado da sua veste?

Como aplicamos essa parábola na nossa vida? Tanto os Judeus quanto os gentios, são convidados as Bodas. São convidados a Igreja de Cristo. O texto nos ensina que igreja é a noiva. Todos nós, que fazemos parte da Igreja de Cristo, somos convidados.
Convidados que aceitaram o convite para a grande festa.

Mas há muitos que são indiferentes, que fazem pouco caso. Desprezam o convite de Jesus como os Judeus fizeram. Como também os gentios fazem.
Muitos são arrogantes, acham que podem fazer parte da igreja de Jesus a seu modo, com suas vestes sujas pela prostituição, pela avareza.
Pela atitude não coerente com os valores do Reino.

Somos convidados para a grande festa de Jesus e é Ele que lava nossas vestes. Que purifica nossa vida com seu precioso Sangue.
E uma vez que recebemos vestes limpas, uma vida nova, nossa postura, nossa maneira de agir e de ser, tem que ser diferente.

Muitos tem rejeitado o convite do Senhor. O papel da igreja, é entregar o convite do Senhor. O convite do Evangelho.
Aceitar ou rejeitar o convite, cabe a pessoa. Nós temos que fazer nosso papel, mas lembrar, que o preço da rejeição ao convite de Deus, é a rejeição de Deus.

Meus irmãos, convite para servir a Cristo, é uma honra irrecusável. O convite para sentar a mesa com Jesus no Reino, é um convite irrecusável.
Mas pasmem, a maioria recusa. E o preço da rejeição, é a rejeição.

Saiba que a grande maioria, tem recusado o convite do Evangelho de Cristo Jesus.
Mas pessoas muito melhores do que as que tem rejeitado, tem aceito o convite e tem sentado a mesa com o Senhor.

Todos são chamados, mas poucos escolhidos. Muitos são chamados, mas poucos são eleitos.

Eleitos são aqueles que de fato estarão no Reino com o Senhor Jesus Cristo.

Rejeitados serão aqueles que deixaram de dar prioridade as coisas Celestiais e se prenderam as coisas deste mundo.

Rejeitados por rejeitarem o convite de Deus, por acharem que podem servir a Deus de qualquer maneira. Com as suas vestes sujas, lambuzadas pelo sangue alheio, pela vergonha alheia. 

Jesus fecha essa Parábola, dizendo: muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.
Os escolhidos são aqueles que trocaram suas vestes sujas pelo pecado por vestes brancas que foram lavadas e purificadas pelo Sangue do Cordeiro.

Todos aqueles que pensam que vão entrar no Reino, quando quiserem e hoje rejeitam o convite do Rei para o banquete que lhes é preparado, serão substituidos por outros muito melhores.

Todos aqueles que continuam com as vestes sujas e mal cheirosas, mostrando sua nudez, devido ao seu pecado, ficarão de fora da festa do Rei.
Pela graça e pela misericórdia do Senhor, pretendo estar no banquete do Rei. 
Eu pretendo estar nesse grande banquete e poder finalmente, contemplar a face do meu Senhor.

E você, qual o estado das suas vestes? 
Você já aceitou o convite?

Se o Senhor te convidou, prepare suas vestes.
Porque um dia, todos nós vamos celebrar a vitória de Jesus, sobre os poderes das trevas, sobre a morte. Ele pagou o preço para que possamos nos apresentar diante Dele, cobertos com vestes limpas diante do Deus Eterno, que governa de eternidade a eternidade.
Não despreze o convite que você recebeu da parte do Senhor, nessa manhã.

Mensagem Pastor Nélio Monteiro
IBPS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...