domingo, 23 de agosto de 2020

Mateus 7:21-23

Resenha do Culto da noite de domingo
23/08/2020

Mateus 7:21-23

Quem entrará no Reino dos Céus?
Essa é a grande pergunta.
A grande questão que acabamos de ler aqui.

Jesus está concluindo o Sermão da Montanha, quando Ele diz: nem todo que me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus.

Isso é complicado. Mas explico, o que Jesus quer dizer.
O juízo de Deus é um tema dominante aqui.

Mateus 7:2

Primeiro Ele traz algo muito importante. O juízo cabe a Deus e não a nós.
Eu não sou juiz do meu irmão.
Há no ser humano a tendência de tirar como medida, o outro.

Já ouvi muitas pessoas se justificar através da vida do outro.

O padrão, a medida para a minha vida, não é o outro.
Em momento algum encontramos na Palavra de Deus, a sermos crentes como o outro.
A Palavra de Deus nos chama a sermos crentes, como Cristo. A medida é Cristo.

Jesus condena a hipocrisia, de criticar nos outros o que encontramos em nós mesmos.

Você não tem que ser crente como o outro. Nosso referencial é Cristo. E Cristo nos dá o exemplo de obediência.

Filipenses 2:8

O meu referencial é Cristo e o que Cristo me ensina é a obediência.
Então o meu padrão não é o outro. O meu padrão é Cristo.

Por isso, temos que tomar muito cuidado. Porque o seu julgamento, determina a sua medida.
Com o critério que vocês julgarem, vocês serão julgados.

Nós temos a tendência de sermos legalistas com os outros. Eu sempre quero a lei para o outro.

Nós temos a tendência de querer a lei para o outro e a graça para nós.
Pare de olhar para o pecado do outro. Jesus nos convida para olhar para nós mesmos. Para as nossas misérias.

O juízo cabe a Deus, não a nós.
Olhe para você mesmo, para as suas misérias e verá que você é pior que o outro.

O que você tem pedido para Deus? Quais são os temas das suas orações?

Quantas pessoas, nem orar, oram. Nem pedir a Deus para lhe ajudar a ser melhor, você pede.
Fica pedindo coisa transitória. Fica pedindo bagatelas para Deus.

Salomão pediu sabedoria.

Se Deus me desse uma oportunidade dessa, eu pediria: " Senhor, me leva para o céu agora."

A pergunta aqui é: Quem vai entrar no Reino dos Céus?

Estar com Deus, deve nortear nossas orações.

Quem pede a Deus que lhe abençoe, pois quer ser mais crente?

O que nos envolve aqui?

Jesus diz: "Vocês não sabem nem pedir."

Precisamos pedir por valores eternos.
Quantas pessoas tem se desviado?

Mateus 7:13

Olha só como Jesus vai conduzindo esse sermão de forma belíssima!
Peça a Deus para tirar a trave que está no seu olho, para que você enxergue. Para que você tenha sabedoria. Ore.
Cuidado com os desvios. Não entre pela porta larga, daqueles que estão se desviando.

Entre pela porta estreita. O caminho é apertado, de aflições e sofrimentos. Mas ele leva você a Deus.

Não fique se auto enganando. Levando uma vidinha medíocre e vazia.
Não entre por caminhos, que não vão levar você a Deus.
Cuidado com o caminho largo.

Eu sou filho de Deus. Por isso devo obediência a Deus. Minha Pátria não é aqui. Aqui é meu lugar de passagem.

Cuidado com os falsos profetas, que se apresentam a você como cordeiro, mas são lobos vorazes.

Mateus 7:19

Ele traz aqui uma advertência. Tome cuidado.

As vezes temos vontade, de ouvir mensagens que estimulam desejos carnais.
Mensagens que massageiam nosso ego.

Jeremias era tido como profeta chorão. Ele ia ao povo, levava a mensagem, mas o povo não queria ouvir a mensagem que ele trazia. E acabaram no exílio.

A grande preocupação é: a igreja está preparada para encontrar-se com o Senhor?

Qual era o motivo que movia o povo? Qual era a motivação?

Deus conhece nosso coração.
Muita gente que se disponibiliza, o faz na intenção de adquirir lucros.

Muitas vezes esquecemos, que o inimigo é sutil e muitas vezes se apresenta a nós como se fosse anjo de luz.

Meu relacionamento, minha fé, precisa estar em Jesus.
A minha adoração, a Jesus.

Se eu chego no templo, canto e louvo, mas a minha motivação é outra; eu fiz tudo, menos adorar a Deus.

Nosso relacionamento com Deus é muito pessoal, muito individual.
Pare de colocar o outro como seu referencial. Olhe para Jesus. Seu referencial é Cristo. É a Cristo que devemos imitar.

Onde o caminho que você está andando por ele, vai te levar?

Para onde sua religiosidade está te levando?

Isso é muito sério. Quem vai entrar nos céus?

Mateus 6:10

A pergunta é: você está fazendo a vontade de Deus?

Aquele que é conduzido pelo Espírito de Deus, a sua motivação é fazer a vontade de Deus.

Você tem feito a vontade de Deus ou a vontade do diabo?

Jesus nos lembra aqui, que Ele é o advogado e o juízo.
Hoje Jesus advoga a causa daqueles que O obedecem. Mas no dia do juízo, será Ele a julgar a causa de cada um.

Há uma exortação em Mateus 7:24
Cristo é a Rocha da nossa salvação.
Todo aquele que está em Cristo e Cristo está Nele, é como uma casa bem edificada.
Mas aquele que não está em Cristo, é como aquele que construiu sua casa sobre a areia.

Qual a sua base?

Não adianta conhecer a Palavra de Deus e não praticar. O Senhor nos chamou para viver a Palavra. Para um Evangelho prático e não um Evangelho verbalizado.

Em qual caminho você tem andado?
O caminho que você está andando nele hoje, para onde te leva?

Que tipo de fruto você tem produzido? Os frutos da carne ou os frutos do espírito?

Eu preciso olhar para a minha vida. Eu preciso rogar a Deus, para que tire a trave dos meus olhos, para que eu possa olhar, mirar-me no espelho da santidade, e ver quem realmente eu sou.

Eu preciso ver que tipos de frutos eu estou produzindo.
Se estou produzindo os frutos da carne, preciso ir urgentemente a presença do Senhor e pedir misericórdia.
Pois hoje Jesus é advogado, mas no dia do juízo,  Ele será o juiz. E naquele dia, qual será o veredito?
O veredito será de acordo com quem você tem depositado sua vida.

Você já se consagrou totalmente a Cristo? Tem observado e praticado as Palavras de Jesus?

Pare de orar pedindo coisas efêmeras. Ore pedindo santidade, saúde, sabedoria para servi-Lo.
Porque isso trará benção para sua vida, hoje e por toda eternidade.

Mensagem Pastor Nélio Monteiro.
IBPS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" O paraíso recuperado" Isaías - 11:1-10

 Resenha do Culto da noite de Domingo  05/05/2024 " O paraíso recuperado" Isaías 11:1-10 A história da humanidade começa com um ho...