segunda-feira, 25 de setembro de 2023

1 Coríntios 13:1-7

Resenha do Culto da manhã de Domingo 

24/09/2023
"O caminho mais excelente"
1 Coríntios 13:1-7

Paulo está versando sobre os dons espirituais, como ferramentas que Deus dá para que possamos ter uma intimidade maior com Deus. Para que possamos crescer, servindo uns aos outros com os dons que Deus nos deu.
É importante lembrar que, Paulo está escrevendo a uma igreja grega.
Berço da filosofia. Uma igreja em que os gregos, viam na filosofia um caminho excelente.
Mas Paulo vai falar de um caminho mais excelente, do que toda intelectualidade.
Ele destaca os dons espirituais e diz que o amor é maior que todos eles.
Vai chegar um momento, em que os dons não serão mais necessários em nossa vida, mas o amor, vai permanecer.
O amor é eterno.
Quando temos um encontro real e pessoal com Jesus, somos transformados, somos impactados pelo amor de Deus.
E o mover do Espírito de Deus na nossa vida, nos leva a um ato de profunda gratidão, de reconhecimento do amor de Deus e amar o próximo. Entender que toda ferramenta que Deus nos der, temos a alegria de colocar a serviço do próximo como Deus o faz.
Sayão diz que, "todos os dons nos levam ao conhecimento de Deus; mas o amor, é a essência do próprio Deus."

1 João 4:8

Meus irmãos, todas as qualidades do amor, são qualidades de Deus.
Por isso Paulo personifica o amor.
Uma vez que o Espírito de Deus nos concede o dom, a medida em que há esse mover de Deus na nossa vida, Ele vai ajustando, vai curando as nossas feridas, vai colocando em ordem nosso mundo interior, nos conduzindo a um caminho de excelência. Nos concede a viva esperança. Tudo é obra do Espírito de Deus na nossa vida.

1 Coríntios 13:9

Ele diz que tudo que temos é agora. O que os dons nos proporcionam é parcial. É um vislumbre da beleza de Deus, da graça e do amor de Deus para conosco. Daquilo que Deus tem preparado para nós.
Isso é para encher o coração de esperança.

Quando Cristo vier, Ele vai nos levar a uma vida de relacionamento perfeito, com Deus e com o próximo.
Deus tem preparado um novo céu, uma nova terra. Um novo mundo, onde a fé não será mais necessária, porque nós O veremos face a face. Estaremos em comunhão com Deus, de tal forma, que não haverá mais nenhuma dúvida de Quem Deus é.
Já parou para pensar nisso?

1 Coríntios 13:12

Naquele contexto, o apóstolo está escrevendo, os espelhos eram de bronze polido. Não haviam espelhos como os de hoje.
A visão não era muito clara. Então ele diz, que é assim que nos sabemos da obra de Deus na nossa vida. É um vislumbre, mas nós O veremos face a face.
Quando vivenciamos o amor em nossos relacionamentos, somos condicionados, Deus vai ajustando nossa vida e nossos relacionamentos.
Deus vai nos tornando mais semelhantes a Cristo, mais parecidos com Jesus.

Mateus 22:36-40

Esse é o caminho mais excelente. Estamos vivenciando um contexto de relacionamentos líquidos. Tudo é descartável. Vivemos num contexto de banalização do sexo. Um tempo de muita perversão. Vivemos num contexto de desprezo pela vida. A perca do amor natural.
Hoje as pessoas tratam o aborto, o assassinato de uma criança no ventre materno, como se fosse algo comum, aceitável. Em que as pessoas que deveriam proteger, são coniventes. Vivemos um tempo de ausência da verdade. Cada um tem sua própria verdade. Querem justificar o pecado, justificar o injustificável, a ponto de distorcer as Escrituras se for preciso.
A Palavra de Deus é como água cristalina. Não tem que distorcer o que Deus disse.
Vivemos uma época de uma perversão, de um envolvimento com o pecado, sem percepção que os absolutos de Deus, são únicos.
Aquilo que Deus disse, está dito. Você concorde ou não, a condição de Deus é essa. Deus não muda a condição Dele, para receber o homem.
A infelicidade do homem, está exatamente em quando ele sai de dentro dos absolutos de Deus, da vontade de Deus, da verdade de Deus, para se acomodar em falsas verdades. Que nada mais são que mentiras, travestidas de verdade.
Por isso, em tempo algum, se viu tanta gente, emocionalmente doente, sem direção. Tanta gente usa do drogas para fugir da realidade. Deus nos aponta um caminho mais excelente do que esse. Mais seguro. Deus nos apresenta um porto seguro, nesse tempo em que as pessoas estão tateando no escuro, sem direção.
Esse caminho é a verdade eterna.
Eu me deleito nas Escrituras, porque a verdade de Deus nos oferece um caminho seguro, porque está abalizada na linha do tempo.
Essa verdade resgata a dignidade humana. Ela que nos leva a olhar para a mulher, não como um objeto de prazer, mas como presente de Deus, para estar lado a lado. Para ser amada, para ser respeitada. Vivemos num tempo que está acontecendo o contrário.
Essa falsa verdade, em que a mulher pensa ser livre e não percebe que na verdade, é um objeto de prazer, de descarte. Quando Deus a criou para estar numa posição de destaque, de dignidade, de beleza, de admiração.
Por outro lado, o que vemos, é um adoecimento generalizado. Um caminho de morte, sem esperanças, lares destruidos, perda do sentido da vida.
Quantos caminhando sem esperanças!
Gente tão jovem que não encontra mais sentido para a vida! Porque falta-lhes a verdade eterna, falta-lhes o conhecimento e a submissão a Deus.
Todos dependem de uma verdade para viver e a única verdade que nos dá esse ponto seguro, é a verdade de Deus. Que dia que os filhos são herança de Deus e como tal, devem ser amados desde a concepção e por toda a vida.
O mundo muda, mas a Palavra de Deus permanece.
Os tempos mudam, mas a verdade de Deus é a mesma. No princípio do tempo e por toda eternidade, Deus não muda.
Quantas pessoas não conseguem colocar sua vida em ordem, vivem debaixo de chumbo do diabo, voando baixo. Nunca se ajusta porque nunca se submete à Soberania de Deus, à Palavra de Deus. Nunca se submete a viver uma vida honrada e decente, de acordo com os valores de Deus.
Mas a verdade eterna coloca seu mundo interior em ordem.
Paulo está dizendo aqui que, os dons espirituais nos capacitam, a viver por algo muito maior. Uma vida de excelência. O amor valoriza. Ele é paciente. Quem ama restringe a ira. É fruto do Espírito.
Quando o Espírito do Senhor se move em sua vida, Ele vai te burilando. Ele vai colocando a sua vida em ordem. Ele vai dando sentido a sua vida e você começa a viver uma vida de excelência.
A Bíblia compara os servos de Deus com as águias. Mas tem muita gente vivendo como urubu. De carniça em carniça. De pecado em pecado.
Deus te chamou para um caminho mais excelente. Pensa nisso.
Quem ama não maltrata, não age de forma vergonhosa, indecente, desleal. Quem ama não se fixa narcizicamente em si próprio, procurando seus próprios interesses. Não é egoísta.
Que obra magnífica o Espírito de Deus vai fazendo em nós, a medida em que o Espírito de Deus vai nos conformando a imagem de Jesus!
Quem ama não guarda rancor e não se recusa a perdoar. Porque entende a misericórdia de Deus.
Deus é amor.
Paulo diz:
"Os dons são transitórios, mas o amor, ele é eterno."
Cada vez que vamos nos tornando mais semelhantes a Cristo, mais sentido para a vida, nos vamos encontrar.
Voos mais altos vamos alcançando.
Deus concede Seu amor a todos nós e o mesmo Deus nos ordenou a amar uns aos outros.
Quando nos rendemos a Cristo, somos alcançados pela graça. E o amor de Deus em Cristo, nos transforma de fé em fé.
Ele nos equipa com os dons espirituais.
Que alegria sentimos quando temos a oportunidade de exercitar os dons que Deus nos dá! Porque nos tornamos úteis aos outros. Encontramos o sentido da vida pelo Espírito de Deus que nos concede uma viva esperança e vida plena no céu.

1 Coríntios 13:13

Muitos entre os cristãos, na igreja em Corinto disputavam quem tinha mais dons espirituais.
E Paulo diz:
"Vocês não entenderam ainda. O maior dom é o amor, porque o amor me faz ver o outro de forma diferente."
Porque o amor de Deus em mim, molda meu caráter e enche-me de viva esperança.
Aquele que crê em Cristo, um dia verá a face do próprio Deus. Esse momento será a completude, a vida perfeita.
Que Deus nos abençoe e que possamos vivenciar o amor de Deus.

Pastor Nélio Monteiro 
IBPS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...