quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Salmos 139:23-24

Resenha do Culto da noite de 06/12/2017

Salmos 139:23-24

Este salmo vai falar da onisciência de Deus. Ele vai falar da onipresença de Deus. Ele vai falar da onividência de Deus. Do conhecimento que Deus tem de todas as coisas. E ele começa dizendo que Deus sabe tudo a respeito Dele. Sabe tudo a respeito do coração dele. Um Deus que sonda e o conhece profundamente.


Quando ele chega no verso 23 e 24
ele diz avalia meu coração. Esse avaliar significa pesar meu coração. É olhar dentro do meu coração e ver se há alguma coisa que Te desagrada. Se existir uma coisa errada, me coloca no trilho novamente. Esse é o clamor do salmista.

eu penso que se não houvesse os versículos 23 e 24 seria complicado entender os versículos anteriores.
Faz todo sentindo ele pedir a Deus que sonde, que esquadrinhe o coração dele.
e eu, acho muito interessante, Davi entender que não sabe todas as coisas acerca de si mesmo.
Que ele tem ponto cego. Ponto cego é um problema visual que todos nós temos.

Espiritualmente temos pontos cegos. Tem coisas a nosso respeito. A respeito do nosso coração e da nossa vida que nós não compreendemos, não entendemos. O grande problema é quando achamos que temos uma percepção completa de nós mesmos e não clamamos a Deus para mostrar para nós o que realmente nós somos. Qual a realidade do nosso coração e das nossas intenções.
Quando achamos que sabemos tudo porque não sabemos.
Nós não podemos nos ver. Só o Senhor pode nos ver.

Eu sou conhecido. Eu não conheço a Deus e nem eu mesmo me conheço.
Achamos que entendemos muitas coisas e diante de determinadas situações vemos que não entendemos nada. Não entendemos muita coisa dos propósitos de Deus, dos caminhos de Deus. Nós apenas achamos e é um perigo quando a gente acha. Nós fazemos suposições.
Nós fazemos suposição, por exemplo, que nossa fé é maior do que ela é.

Quando Jesus estava para ser crucificado, Pedro falou: Olha Senhor, eu vou contigo. Eu estou com disposição para morrer contigo. Pedro achou que tinha maturidade, disposição e fé suficiente para enfrentar uma situação dessas. Ele fez uma leitura dele mesmo e achou que ele podia.
E Jesus lhe disse rapidamente: Olha Pedro, eu tenho certeza, que hoje, antes que o galo cante, três vezes negará que me conhece.

Jeremias 29:11
Outra coisa que a gente acha que sabe, são os planos de Deus.
Deus é que sabe.

Quando Jeremias diz isso, eles estão há 70 anos no cativeiro.
Nós não sabemos os processos de Deus.

Você já imaginou se Deus contasse todos os planos que Ele tinha para José? Às vezes você tem uma promessa de Deus para sua vida, mas você não entende os processos. Nós não entendemos os planos de Deus em sua totalidade. Não conhecemos. Nossa visão, nossa percepção é sempre parcial.
A gente pensa que tem uma fé que pode enfrentar tudo, quando na verdade não temos.
Nós achamos que sabemos o que Deus pensa.
temos algumas revelações, alguns entendimentos.

Sua auto percepção de Deus é muito farta diante da veracidade, do tamanho que as coisas são. A gente não consegue ver tudo que Deus está fazendo.
Por isso, diante de determinadas situações ficamos tão apreensivos. E somos obrigados a exercitar nossa fé.


As vezes em determinados momentos da vida, a gente para e fala: que bom que Deus fez assim! 
Mas falamos depois que passamos pelo processo.
Mas no momento, por não termos conhecimento dos fatos somos obrigados a aprender a esperar.  Precisamos exercitar a fé. A fé é um exercício de prática.

O Senhor se dá a conhecer por graça e por misericórdia.


Interessante quando se fala da morte de Lázaro. Jesus é chamado para ir lá. E Jesus vai devagar, fazendo coisas pelo caminho e quando Ele chega no destino, perto de Betânia. Antes de chegar dentro da aldeia, a Bíblia diz que Marta vai ao encontro Dele e diz: se o Senhor estivesse aqui meu irmão não teria morrido.
E Jesus diz: Marta seu irmão pode ressuscitar.

Marta demonstrava ter conhecimento teológico. Muitas vezes você tem o ensino teórico correto mas não tem experiência. Não basta ter teoria.
Jesus falava de coisas do céu e da eternidade e com todo conhecimento de Marta ela não conseguia alcançar.
Foi aqui que Marta se converteu.
Talvez ela nunca tivesse passado por uma situação que sua fé fosse confrontada.
E ai Marta faz uma declaração maravilhosa:

Sim Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus que havia de vir. Ali ela revela seu conhecimento. Ali ela tem uma experiência com esse Deus maravilhoso.

Nosso conhecer precisa estar ligado a uma vivência prática.
Precisa de relacionamento porque não conhecemos todo processo. Temos a promessa, mas não conhecemos todo caminho.
Quando percorremos esse caminho é natural sentir medo.


Percebemos que Jó também não conhecia.
Até que se declara para o Senhor: Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora eu te conheço de fato.

Por causa da nossa humanidade a gente vai conhecendo o Senhor a partir de determinadas situações de vida, de história.

A história conta sobre um homem que era mercador de escravos, e ele se converteu. Ele se converteu numa noite de tempestade no barco dele. O barco cheio de escravos, ele era um cara desonesto, porque comerciava almas humanas, mas, de repente, naquela tempestade, no meio do mar, ele clamou ao Senhor que o levasse de volta para casa.
Mais velho, cego, contando sua experiência, este homem disse: Agora, cego, eu vejo.
As vistas humanas estavam cegas, mas ele podia ver e se tornou um pastor com conhecimento do Senhor.

Nós precisamos conhecer mais a Deus.
Mas precisamos entender primeiro que não O conhecemos o suficiente.
Às vezes, a gente acha que é muito espiritual, achamos que sabemos de tudo. Mas não sabemos. Precisamos conhecer mais o Senhor. Muitas vezes, esse conhecimento de Deus, na maioria das vezes vem de experiências difíceis. De momentos complicados na nossa vida.



Temos que ser corajosos para entender o que Deus nos mostra.
Não temos condições de entender os propósitos de Deus. Mas há de se ter coragem de se colocar diante de Deus e pedir que Ele nos sonde.
Talvez a gente não saiba quão carnal a gente é.  Mas quando a gente é filho de Deus, muitas vezes Ele caminha conosco.
Muitas vezes, você vai chorar na presença de Deus. Mas, que seja, a nossa oração:
Sonda-nos ó Deus. 

Eu quero agradar a Deus. Eu quero que Deus se agrade de mim

Deus vai caminhar conosco pacientemente para que possamos primeiro nos ver, para depois querer conhecer a Deus.
Isso vem com o tempo, Deus vai produzir maturidade em nós.
Não desista. Não pare no meio do caminho. É um caminhar difícil mas é uma experiência gloriosa.
Queira conhecer a você mesmo. Queira conhecer a Deus.

Missionária Jaine Feliciano.

Igreja Batista do Parque Safira
Editado por Elizabete Lacerda Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...