quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Efésios 6:10-18

Resenha do Culto da noite de 20/12/2017

Efésios 6:10-18

Estivemos pensando sobre alguns itens da armadura de Deus.
Pensamos sobre o ciclo da verdade que diz da sinceridade, do fato de que o servo de Deus deve ser sincero, porque a falta de sinceridade e integridade abre uma brecha no escudo, que permite o inimigo alcançar vantagem na nossa vida.
falamos sobre o escudo da fé. A fé significa fidelidade e compromisso a Cristo. A nossa proteção está nas mãos de Deus.
A fé nos protege das setas do diabo, dos dardos inflamados.

Hoje vamos pensar a partir do capacete da salvação.

Queridos a certeza da salvação é determinante nessa batalha.
Lembramos que estamos em guerra e que nosso inimigo é muito superior a nós. E que nosso inimigo é invisível. Mas o fato dele ser invisível não significa que ele não é real. Haja visto o estrago que o inimigo tem feito na vida dos seres humanos. Principalmente daqueles que tem descuidado e não tem usado da armadura de Deus.
Por isso o apóstolo nos lembra, da importância, de estarmos convictos da nossa salvação.
O capacete da salvação, é uma parte determinante da armadura.
O capacete protege a cabeça do soldado e Paulo diz com muita propriedade que a certeza da salvação é uma arma poderosa nas batalhas espirituais.

1 Tessalonicenses 5:6-9
Paulo é enfático quando escreve aos Tessalonicenses. Nos lembra que Deus nos chamou, não para estarmos dormindo, mas para estarmos alertas, de prontidão, porque nós estamos em guerra e que Deus não nos chamou para a perdição mas para a salvação em Cristo Jesus.

Não é propósito de Deus a perdição do homem. Salvação significa libertação.
O homem sem Cristo é um prisioneiro do pecado. Sobre ele está a maldição dos grilhões da morte. Ele é escravo do pecado e está sob o domínio das trevas. Quando Cristo vem, Ele vem para nos libertar desses grilhões.

Para nos libertar, Cristo nos justifica. Somos justificados pelo sacrifício de Jesus.
Nunca somos bons o suficiente para merecemos a salvação. Nós não merecemos a salvação. Somos justificados pelo sangue, pelo poder de Deus, pelo sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Para nos libertar, nos justificar, Ele nos adota como filho de Deus. Somos justificados pela fé em Cristo.
Por isso é determinante o encontro real com Jesus, porque aqueles que ainda não tiveram um encontro real com Deus continuam nas trevas sob o jugo do pecado. Sujeitos à condenação eterna.

Romanos 5:1-2

Toda obra de salvação é uma iniciativa de Deus. O Espírito de Deus opera com o propósito de convencer o homem, do pecado, da justiça e do juízo.
É em Cristo que nós temos a salvação. É Cristo que nos liberta.
O homem que ainda não teve a experiência da salvação, continua subjugado sob os poderes das trevas.
E é triste pensar que no seio da igreja, existem muitas pessoas que ainda não são salvas.
Jesus disse que o joio ia crescer no meio do trigo. O grande problema, é quando achamos que todas as pessoas que estão dentro das igrejas, são trigos. Não se engane, a razão de muitos enganos, mentiras e exposição do nome do Senhor à vergonha, é que no seio da igreja, existe o joio. Mas não nos cabe julgar. O próprio Senhor Jesus nos disse isso. Você pode arrancar trigo, pensando que é joio.


A grande questão dentro da igreja, é que muitas vezes esperamos que todos os membros da igreja sejam trigo. Sejam salvos. Mas Jesus mesmo nos mostra que não. Ele mesmo disse que haveriam os escândalos. Por isso nosso olhar não pode estar no outro. Nosso olhar precisa estar em Cristo. 
Eu preciso voltar meu olhar para Cristo e entender que um dos itens da armadura de Deus, é a salvação.

Portanto meus irmãos, precisamos usar o capacete da salvação. Precisamos reconhecer a soberania de Deus, o senhorio de Cristo na nossa vida. Para que não venhamos a enganar a nós mesmos.
Nosso olhar precisa voltar-se para a cruz de Cristo.

Outro item da armadura de Deus, é a espada do Espírito. A Palavra de Deus é uma arma de ataque e defesa.
Você precisa conhecer a Palavra da verdade. Você precisa se apropriar da Palavra da verdade porque ela é uma arma poderosa nas mãos dos servos de Deus.

Vejo com tristeza, a superficialidade, no que diz respeito a Palavra de Deus. Não usam mais a Palavra de Deus.
Nós precisamos conhecer e aplicar na vida a Palavra de Deus porque ela é um instrumento poderoso.

Hebreus 4:12
A Palavra de Deus penetra. Vai fundo. Existem muitas pessoas, que as vezes, quando atingidas pela Palavra de Deus pensam que a Palavra é encomendada.
O que existe, é o poder da Palavra que vai até onde Deus quer te atingir para que você seja liberto e transformado.
E quando Deus falar com você, saiba que Ele está falando com você mesmo. Se Ele te repreende através da Palavra, saiba que é para você mesmo. Porque é assim que o Espírito de Deus opera. Ele usa a Palavra para chegar no seu íntimo. Onde guardamos os pecados ocultos. É lá que Deus te atinge através da Palavra.
O Senhor Jesus usou a Palavra, para se defender e para atacar.
O Senhor foi levado pelo Espírito ao deserto, e ali, Ele foi tentado pelo diabo. Satanás usou a Palavra de forma distorcida. Mas como o Senhor Jesus conhecia de fato a Palavra, Ele se apropriou dela.

Mateus 4:4
Embora satanás tenha tentado o Senhor Jesus, depois de 40 dias e noite jejuando. Ele teve fome ele teve fome, Ele teve necessidade física. E satanás o tentou.
O homem não depende só de pão, as coisas materiais matam a fome transitória. Mas o homem vive da Palavra de Deus. Porque a Palavra de Deus mata a fome da alma.
Sua carne vai virar pó, mas seu espírito viverá eternamente.
Lembra-te que és pó.

Nós não dependemos só das coisas transitórias dessa vida.
Quando satanás tenta trazer Jesus para essa dimensão, Jesus se defende. Porque Ele jamais trocaria o eterno pelo transitório.
Não troque o eterno pelo transitório. 

Mateus 4:10

Jesus também usou a Palavra para ataque. Jesus usou essa Palavra porque satanás tentou tirar o domínio de Deus.
Satanás saiu, porque Jesus usou uma arma letal, a Palavra.
Meu irmão, a Palavra traz vida. Transforma. É uma arma de defesa e ataque.

Se satanás teve a ousadia de tentar o Filho de Deus, quanto mais não fará com cada um de nós? Ele cumpre o propósito dele e o propósito dele é roubar matar e destruir.

Não podemos lutar sozinhos. Não podemos confiar no nosso próprio poder, porque não estamos lutando contra carne e sangue.  Lutamos contra os poderes das trevas que traz destruição
. Roubando a alegria, iludindo as pessoas. Precisamos usar a oração. É através da oração que nos colocamos diante do Senhor, nos humilhamos diante da potente mão de Deus e reconhecemos que não temos forças para lutar contra o inimigo.
 
Tudo passa, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece.

A glória do mundo é passageira. Não se esqueça que a mesma multidão que aplaudiu o Senhor Jesus, pediu sua crucificação. Não descuide de sua vida de oração.


Não se engane a Glória do mundo é passageira.

Êxodo 17:8-16 narra uma batalha.
Essa batalha não é física.  Há um componente espiritual por detrás dela.
meus irmãos, muitas vezes, nossa guerra não é física. É espiritual. Usar armas, pegar livros de alta ajuda, não resolve nada. O que resolve é o que você faz e apresenta diante de Deus.

Os braços erguidos de Moisés e a vitória do povo de Israel nesse momento, foi a forma de Deus mostrar que aquela batalha era espiritual.

A ajuda de Arão e Hur para manter os braços de Moisés erguido, nos ensina que precisamos uns dos outros. 
Vitória completa, nós só alcançamos através da oração.
Não é  você que luta. É Deus que luta por você. Lembre-se disso.

Quem é que pode com o Senhor?  Agindo Deus quem impedirá? Quem é o seu Deus? Em quem você tem depositado sua esperança? Tem muita gente colocando sua esperança em coisas passageiras.

Oração e ação caminham juntas. A oração é o poder para a vitória. Portanto meu irmão, ore. Não se esqueça, estamos em guerra.
Cristo, é nossa Armadura Espiritual. Nele nós temos a vitória.  A vitória nos é dada através de Cristo Jesus


Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista do Parque Safira

(Editado por Elizabete Lacerda Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" O paraíso recuperado" Isaías - 11:1-10

 Resenha do Culto da noite de Domingo  05/05/2024 " O paraíso recuperado" Isaías 11:1-10 A história da humanidade começa com um ho...