domingo, 17 de dezembro de 2017

Lucas 2:25-35

Resenha do Culto da noite de 17/12/2017

Lucas 2:25-35


Algo que me impacta e tal medo me traz uma  grande admiração, é quando Deus, o mover de Deus na linha do tempo, e essa ação de Deus na linha do tempo, através das eras, nós vamos tendo a percepção através da linha profética daquilo que Deus prometeu e como Deus vai norteando seu povo através das profecias e todas elas apontam para uma pessoa: Jesus.

Desde a queda do homem quando Deus promete enviá-lo ao mundo e que Ele nasceria de uma virgem, e que Ele viria para destruir as hostes do diabo, ou seja, Ele pisaria a cabeça da serpente, desde então, toda profecia do Velho Testamento aponta para o Senhor.

Deus norteia de forma criteriosa, a igreja através das profecias e todas elas apontavam para JESUS.
Mas quando Jesus chega, naquele contexto eles não estavam preparados para a vinda de Jesus.
Embora as profecias anunciavam a sua vinda desde a queda.

E passaram milênios, e quando Jesus vem os estudiosos, os teólogos da época de Jesus, não foram capazes de preparar o povo para receber Jesus.
Dentre os poucos que a Bíblia cita, que aguardavam por este momento, estava um homem chamado Simeão. A Bíblia não fala muita coisa sobre ele. Mas suas credenciais mostravam que ele era um verdadeiro servo de Deus.

A grande preocupação no tempo em que estamos vivendo, onde as pessoas estão voltadas para si mesmos, sem fazer uma preparação para receber o Senhor Jesus Cristo. E essa preparação é determinante, porque Ele vai voltar. Jesus vai voltar.

Quando a igreja para, pra pensar no nascimento de Jesus, não há como não fazer a leitura do passado, do presente e do futuro; não há como deixarmos de pensar nessa linha profética, quando José e Maria levam o menino Jesus ao templo para ser consagrado ao Senhor, Simeão foi conduzido pelo Espirito de Deus para ir ao templo e lá ele vê Deus cumprindo a sua promessa.
Simeão era um estudioso das Escrituras e aguardava esse momento sublime. Simeão era justo e temente a Deus.
Um homem que vivia em oração e buscava fazer a vontade de Deus. Não era um homem perfeito, mas era um homem que buscava a Deus, estudava as Escrituras e o espírito Espirito de Deus lhe dava discernimento espiritual o que mostrava que ele estava preparado para se encontrar com o Senhor.

É determinante que a igreja se prepare para a vinda de Jesus e para isso, precisamos ter essa intimidade com Deus. 

Vivemos um tempo tão deplorável, corrupto, perverso, tão depravado, que fica difícil ser Cristão.
No tempo de Simeão não era diferente e isso não é desculpa para vivermos uma vida sem compromisso com Deus. Sem santidade.  

Se olharmos no contexto que estamos vivendo, em várias partes do mundo a Igreja do Senhor continua sendo perseguida.
Muitos irmãos estão sendo mortos. Mas isso não justifica vivermos uma vida sem compromisso com Deus.

No tempo de Simeão era muito semelhante, a religião estava em descrédito.
Os sacerdotes estavam encastelados, com suas vestes maravilhosas e cerimoniais, enquanto o povo estava abandonado.
E quando o Senhor Jesus vem Ele não vai pro templo mas Ele vai para o meio do povo. Porque é ali que Ele deve estar.
E é ali que a igreja deve estar. Buscando para salvar o que está perdido. Essa é a missão de Jesus.
Jesus disse que veio para buscar e salvar o que estava perdido e essa é a missão da Igreja de Jesus.

Vivemos num mundo em que as condições morais e espirituais são deploráveis, e é nesse mundo que somos chamados para fazer a diferença.

Simeão se dedicava a Deus. A Palavra de Deus diz que ele era cheio do Espírito Santo. Simeão ouvia a voz de Deus. E é isso que precisamos nesse tempo, ouvir a voz de Deus. 
As pessoas estão preocupadas em ouvir a voz de muita gente. De grandes teólogos, mas tem deixado de ouvir a voz de Deus. Não basta saber a respeito Dele se você não tive intimidade com Deus. Se você não andar com Deus.
Nada adianta se você não ouvir a voz de Deus.

Simeão não era da elite religiosa.  Mas as credenciais dele diz de um verdadeiro homem de Deus, justo e temente a Deus que se dedicava a vinda do Messias trazendo salvação.
Diferente do clero e dos teólogos da sua época, que quando Jesus chegou não O reconheceram como Filho do Deus Vivo. 
Não O receberam porque não estavam preparados. O clero havia se corrompido.

Mas Simeão estava preparado aguardando a salvação de Deus.

O segundo aspecto na vida desse homem fantástico era a dependência de Deus. Ele ouvia a voz de Deus.
Você tem ouvido a voz de Deus? 
Nós precisamos nos retirar e nos consagrar para ouvir a voz de Deus.
Simeão ouvia a voz de Deus, a ponto de Deus dizer a ele que enviaria um Salvador. E ele aguardava o Salvador.

No contexto de Simeão a multidão depositava sua esperança nessa vida, neste mundo. Porque a religião estava em descrédito.
E hoje não é diferente.  A multidão continua colocando sua esperança nessa vida, nesse mundo. Tanto que a pregação que mais atrai as multidões, é a pregação da prosperidade.
Deixaram de pregar a mensagem do Evangelho e a mensagem do Evangelho é:  Cristo vai voltar.  Há salvação só em Jesus.

É para ter medo, porque o inferno é real. Pensar numa pessoa que passa a eternidade no inferno é algo terrível. Jesus veio para nos libertar do castigo do inferno. E se tem alguém na Bíblia que mais falou sobre o inferno, foi Jesus.

Jesus não nasceu pra gente fazer festa. Jesus veio para buscar e salvar o que estava perdido. Precisamos voltar nosso olhar para Ele, porque é para Ele que a Palavra profética aponta. Nosso descanso não é nesse mundo.
Esse mundo é transitório.  É passageiro, a vida é passageira.

Nós precisamos aprender a depositar nossa fé em Cristo.
O servo do Senhor se mantinha em vigília durante a longa e escura noite.
A Bíblia diz que mais dia menos dia Ele vai voltar.
Um dos textos mais lindos da Bíblia João 3:16 diz para que Jesus nasceu.
Jesus nasceu para que você tenha vida eterna.
Não se esqueça disso.

Para entendermos as profecias, precisamos ter temor a Deus
Dependência de Deus. Crer na Palavra.
Simeão, diferente dos teólogos da sua época, ouvia a voz de Deus. Meu irmão, você precisa ouvir a voz de Deus, muito mais do que dizer coisas lindas a respeito Dele.

Simeão ouvia a voz de Deus, tanto que, o Espírito de Deus falou com ele, quando José e Maria levaram Jesus no templo.
Um homem sensível a voz de Deus.
Precisamos pedir que Deus nos dê sensibilidade para ouvir a voz do Espírito de Deus. 

Simeão ouvia a voz de Deus e por isso se tornou instrumento nas mãos de Deus. Quando José e Maria levam o menino Jesus ao templo, Simeão o toma em seus braços e louva a Deus.
Imagine a cena, de Simeão com Jesus nos braços! Então Simeão se declara preparado para partir.

Você já está preparado para encontrar-se com Deus? Seus olhos já contemplaram o seu Salvador?

Quando o homem, pelos olhos da fé, ele contempla o Salvador, ele abandona a vida de depravação. Ele abandona a vida de incredulidade e tem a capacidade de perceber a presença do Espírito de Deus.
Todo homem que tem a sua fé em Cristo ele pode morrer em paz.
Quantos não estão preparados para encontrar se com Deus, porque ignoraram  a Palavra  profética!

Mateus 24:14

Quando Simeão diz que ele é luz para iluminar as nações, ele diz que todas as pessoas vão conhecer o Evangelho
O Evangelho já foi pregado pelo mundo inteiro.
Estamos vivendo  o limiar do tempo em que Jesus há de voltar.

João 3:19-21

Até no momento  da cruz, essa divisão fica bem visível. Entre o pecador que se arrepende e reconhece que merecia a cruz e o pecador que zomba Dele, porque seu olhar estava somente aqui na terra, mesmo na hora da morte.
Muitos que serviam a Jesus, foram renegados pela própria família.
Muitos são presos e torturados. E nós que vivemos num contexto de liberdade, muitos se envergonham de Cristo, mas pior que isso, muitos são uma vergonha para o nome de Cristo, porque suas ações os condenam e expõe o nome do Senhor à vergonha.
Simeão era um homem temente a Deus. Mas a maioria dos homens rejeitaram o Filho de Deus.

Simeão olha para Maria e profetiza que Jesus vai ser luz para as nações. Mas Simeão vai além disso, ele profetiza Sua morte. Imagina isso! Ele olha para Maria e diz que ela ia ter uma dor no coração, porque que Ele vai ter sua alma transpassada. Simeão diz que Maria iria contemplar o ódio da humanidade. Que iria contemplar a morte daquele que Deus usou para ser seu Filho.
Ele estava falando da aflição de Maria ao ver a rejeição e crucificação, ele estava falando da dor que Maria iria sentir ao ver seu Filho ser dilacerado.
Você já imaginou no ato da consagração de uma criança, uma profecia dessa?

Isaías 53:4-5

Deus estava cumprindo a sua Palavra.
O que Simeão estava dizendo para Maria, era a respeito do cumprimento da Palavra profética
Ali se cumpria toda promessa de Deus.
Naquele momento todas as promessas de Deus estavam sendo cumpridas na pessoa do Senhor Jesus. 
Mas a Palavra profética continua.
Porque a Palavra de Deus diz que ao terceiro dia Ele ressuscitou. 
Jesus vai voltar. Presta atenção nisso.

Quando Ele veio, aqueles que ignoravam a Palavra profética não O receberam.
Agora a Palavra diz que Jesus vai voltar para buscar a sua igreja. Você está preparado?

Ignorar as profecias é uma loucura. É cometer os mesmos erros que aquele povo da época de Jesus, cometeu. É ignorar os feitos de Deus na história. A respeito de Jerusalém leia 1Tessalonicenses diz que o anticristo  vai se sentar no trono de Deus e vai ser adorado como Deus.
Nos últimos dias temos visto o cumprimento de mais uma profecia. E isso é de Deus. E o grande erro é ignorar o que Deus está dizendo.
Como Simeão, olhe para o Salvador e creia Nele. Como Simeão observe o que a Palavra de Deus diz. Porque Jesus veio, para que você tenha vida e tenha em abundância. Quando Ele veio, Israel não estava preparado. Será que quando Jesus voltar a igreja vai estar preparada? 


Jesus diz: será que quando Eu voltar, Eu vou encontrar fé na terra?

De todos os estudiosos que não reconheceram em Cristo o Salvador, mas Simeão reconheceu e O adorou.

A luz chegou até nós e é por isso que nós O adoramos como nosso Redentor e Salvador.

Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista do Parque Safira

(Editado por Elizabete Lacerda Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...