quarta-feira, 20 de junho de 2018

2 Timóteo 2:15-18


Culto da Noite de 20/06/2018


2 Timóteo 2:15-18

Paulo vai pensando e utilizando a ilustração que ele usa.
No texto, Paulo traz a ideia do lavrador que cuida da terra e é habilidoso no uso do arado, de forma que ao arar a terra, ele faz um corte reto. Exemplificando a retidão.
O cristianismo sempre enfrentou obstáculos. Naturalmente, que se o Senhor Jesus foi perseguido, Ele disse que não seria diferente conosco.
De forma que o estilo de vida que o Senhor Jesus nos ensinou, foi de alguém que sempre enfrentou obstáculos.
A igreja foi perseguida. Muitos de nossos irmãos foram mortos, tiveram seus bens confiscados, e naturalmente, os apóstolos estavam vivenciando este momento de perseguição.
Mas agora, eles começam a detectar outros obstáculos que ocorrem dentro da igreja. De dentro para fora. Que foi a infiltração dos falsos mestres.
Então a igreja enfrenta obstáculos dentro e fora.
Ela estava sendo perseguida, mas reagindo de forma favorável, não deixando se intimidar. Embora muitos estivessem perdendo a vida, a manifestação de Deus através da vida dos irmãos era tão impactante, que dia a dia, mais e mais pessoas, criam no Evangelho.
Então o inimigo muda a estratégia e coloca falsos mestres dentro da igreja, colocando em perigo a fé cristã.
E Paulo escreve a Timóteo, encorajando-o a combater este tipo de infiltração dentro da igreja.

Se hoje, em parte, a igreja não tem sido perseguida, enfrentamos o problema da infiltração. Gente que quer fazer parte da igreja sem obedecer suas regras.
É importante saber que toda casa tem regras, toda igreja tem doutrinas. E na igreja cristã, naturalmente há limites, quanto a forma de falar, de vestir. E existem aqueles que criticam, mas não saem da igreja.
São pessoas que querem impor seu estilo de vida dentro da igreja, não obedecendo a visão doutrinária que norteia essa igreja. A eles Paulo chama de falsos cristãos, porque trazem crises e colocam a fé em perigo.

Escrevendo a Timóteo, Paulo exorta o jovem pastor a apresentar-se aprovado. Paulo diz: estude diligentemente as Escrituras, estude a Palavra de Deus. Conheça e aplique a Palavra de Deus na vida.
Paulo encoraja o jovem pastor a trabalhar direito para não ter do que se envergonhar.
O trabalho dele era estudar e aplicar a Palavra de Deus.

O problema do falso cristão, é que muitas vezes, ele não se envergonha, mas envergonha o próprio Evangelho. Ele não percebe que muitas vezes é usado pelo inimigo para minar a Igreja de Cristo, pela qual Jesus orou antes da sua partida.
E a igreja precisa orar pela sua unidade e rejeitar todo tipo de infiltração, de maledicência, de fofocas, de críticas desvairadas.
Esse tipo de coisa deve ser combatido dentro da igreja porque isso divide a igreja.

O problema dos falsos mestres, o problema dos falsos cristãos é que eles envergonham o Evangelho.
Quando um líder cai, ele não cai sozinho. Leva muitas pessoas com ele. Muita gente se frustra e fica pelo caminho. Se afasta da fé.

Nós precisamos, como servos de Deus, estudar as Escrituras e aplica-las na nossa própria vida. Norteando nossa vida de acordo com as Escrituras. E não, envergonhar o Evangelho.

O líder que anda de maneira carnal, ele envergonha o Evangelho.
De vez em quando a gente vê alguns escândalos.
Porque um ímpio, que olha de fora, acha que todo mundo é igual. Acham que crente é tudo a mesma coisa. Que as igrejas são todas iguais. Que é tudo igual.
É aí que nós precisamos fazer a diferença. É aí que precisamos dar nosso testemunho. Ensinar o que Evangelho não só com nossas palavras, mas com nossas atitudes. E para isso precisamos conhecer as Escrituras.

Nosso desafio é apresentar a verdade de forma pura e simples através do nosso testemunho.
Uma pessoa não dá crédito a alguém que vive mentindo.

Timóteo deveria pregar e anunciar a Palavra. Mas acima de tudo aplica-la a si mesmo.
Se eu sou um cristão, eu devo ter uma vida semelhante a de Jesus.
Esse é o nosso desafio.

No seio da igreja há vasos de honra e de desonra. Há crente de verdade e falsos crentes.
Tem trigo, mas tem joio também. Trigo e joio quando estão pequenininhos, são iguais. A diferença é que trigo dá frutos, joio não.
Precisamos entender isso. A sua igreja será tão avivada quanto você. Ela será tão operosa quanto você. Nós somos a igreja. Se eu quero uma igreja, eu tenho que buscar a perfeição.
Você é igreja! 

Tem pessoas que pensam que a igreja é o pastor.
A igreja somos nós. É a comunidade.
Precisamos quebrantar a nossa concepção porque nós somos uma família.
Eu preciso resguardar a fé, aplicar a Palavra e sofrer por ela.

Eu quero encorajar você a mudar sua concepção.
Nos alegramos quando a igreja está reunida, quando ela está nas casas, quando ela vai nos hospitais, quando ela vai nos asilos. Você é parte disso.

Você não contribui criticando. Como Igreja de Jesus precisamos agir diferente. Precisamos defender o Evangelho. Pois assim estamos edificando uma igreja saudável.

Precisamos levar o Evangelho às pessoas. Tem muita gente se perdendo, desesperada, precisando de apoio, precisando de acolhimento. Se o irmão pecou, vá até ele, abrace ele. Ganhe seu irmão, faça o seu papel.
Não saia do caminho que é Jesus.
Continue vivendo de acordo com as Escrituras.
Não dê crédito a pessoas que não tenham uma vida íntegra.
Cuidado com pessoas que podem levar você a recuar em vez de avançar na vida espiritual.

Existem pregadores, que em busca das novidades levam a igreja a recuar ao invés de avançar.
A Palavra de Deus nos leva a uma vida de santidade.
o Problema é que há muitos mestres trazendo o mundanismo e a sensualidade para dentro das igrejas.
Tem gente que acha que o templo é lugar de desfilar a sua sensualidade. São extremos e todos os extremos, são perigosos.
Se preocupam em apresentar um show, fazendo do púlpito um palco e não um lugar de adoração. Tem gente que acha que templo é só templo. O templo é um lugar consagrado a Deus.

Paulo combatia as heresias, pois elas destruíam a saúde espiritual.
Na busca de novidades, levavam as pessoas a voltar a cultuar anjos.
Traziam uma visão distorcida do cristianismo, de forma a levar de volta a uma idolatria.
Vivemos um tempo, que a falta de conhecimento tem levado as pessoas a voltar, à tudo aquilo que condenamos. Como o copo da água benta, pedaço da Cruz de Cristo, sal grosso, água do rio Jordão e outras porções de coisas.
E isso banaliza o sacrifício de Jesus na cruz. A nossa salvação custou o sangue de Jesus.

Crente não tem que tomar banho de sal grosso. Não tem que fazer descarrego. Não tem que comprar água benta. Mas estamos vivemos tempos assim. É lamentável a forma que eles usam para extorquir as pessoas.

Meu irmão, o prumo da sua vida é a Palavra de Deus. Conheça mais. 
Você precisa é de Jesus. Você precisa andar de acordo com as regras.
Salvação não depende de obras.
Só há um caminho para o homem chegar a Deus: Jesus! Adore a Deus. Aplique à vida a Palavra de Deus.

Nós temos um Deus presente. Eu estou convicto de que Deus está neste lugar.
Eu creio no Deus que conhece meus pensamentos e me vê em todos os momentos.
Deixe as coisas místicas que não contribui.
Não olhe para as novidades.
Conheça a Palavra de Deus. 

Evita pessoas que ficam com conversinhas fiadas. Seu papel é viver e ensinar a Palavra. Pessoas assim te levam a retroagir e compromete a sua salvação
.





Ministrado por Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista do Parque Safira.
Editado por Beth

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...