domingo, 10 de junho de 2018

2 Timóteo 2:8-13


Resenha do Culto da Noite de 10/06/2018

2 Timóteo 2:8-13

A obra redentora de Cristo Jesus

O apóstolo Paulo escreve essa carta num momento muito crítico da sua vida. Ele estava preso, sofrendo terrivelmente com a solidão e com a situação que se encontrava ali. Mas ao mesmo tempo, muito consciente da sua missão e do propósito que Deus colocou em seu coração, de levar o Evangelho aos gentios. E mesmo no momento final de sua vida, Paulo estava disposto a suportar o sofrimento para que Deus usasse sua vida para que outros, tivessem um encontro com Cristo.
Um propósito bem definido de servir a Cristo até o ultimo momento da sua vida.

Paulo então toma um hino cristão e utiliza para falar do que está em seu coração e que deve estar no coração de cada um de nós, que adoramos a Cristo e queremos viver a eternidade com Cristo. Paulo traz à memória o fato do plano da salvação que Deus elaborou no Éden, a partir da queda do homem.
A primeira vista parecia que Deus havia sido derrotado, mas imediatamente Ele faz uma promessa, que enviaria um Varão nascido de mulher e que este esmagaria a cabeça da serpente.
E o apóstolo Paulo traz à memória, o fato de que Deus cumpriu sua promessa ao enviar o Senhor Jesus. Nele se cumpre todo plano de salvação.
Paulo lembra que Jesus é da descendência de Davi, Ele é o Messias, Nele se cumpre o plano de Deus.
Nessa carta ficava claro para todo cristão que Cristo era o Messias e a razão de Paulo estar na prisão era por isso. Paulo pregava o Evangelho e para os gentios e Judeus, isso era uma heresia. Eles não creram que Jesus era o enviado de Deus. Ao olhar deles, senhor, era só Cesar. Mas o cristianismo apresenta Jesus como Senhor e Salvador. E por pregar o Evangelho é que Paulo estava na prisão.
Mas o olhar de Paulo não estava limitado ao tempo. Paulo enxergava além do tempo. Seu olhar estava na eternidade, numa experiência com Deus ele já havia antevisto e isso lhe impulsionava a entregar a vida por Cristo.

Paulo lembra o fato da ressurreição. Paulo diz: Ele ressuscitou, Ele venceu a morte.
O olhar de Paulo não estava voltado para sua salvação. Disso ele estava certo. Um pouco antes, ele havia declarado que estava certo em quem ele cria. Paulo estava convicto da sua salvação. E suportava os sofrimentos que vieram sobre a vida dele.
Paulo afirma que, se morrermos com Ele, com Ele viveremos.
Essa é uma promessa de Deus. Faz parte do cântico espiritual.
Paulo fala em morrer com Cristo, ou seja, a morte do velho homem.  O que é morrer com Cristo?  Morrer com Cristo é a mortificação do velho homem para todos os desejos que são abomináveis aos olhos de Deus que é um Deus Santo.
Paulo versa aqui sobre a morte do pecado e do velho eu. É necessário negar-se a si mesmo.
Se sofremos com Ele, com Ele também reinaremos.

Imagine se Paulo estivesse aqui, vivendo na presente era! Jamais ele poderia fazer parte de uma igreja que prega a prosperidade. Porque o que aconteceu com ele foi exatamente o contrário. Paulo era um homem culto, poliglota, de uma família muito rica e foi parar numa prisão fria e fétida. Mas ele dizia: Meu corpo está preso, mas o Evangelho não. Meu corpo está preso, mas meu espírito não.
É isso que a Palavra de Deus faz.
Paulo sabia que estava sofrendo mas que um dia ia reinar com Cristo.

Em apocalipse 9:10 João viu algo fantástico. João viu o livro da vida e ninguém podia abri-lo. João chorava muito.

Paulo sabia que o momento era de sofrimento por amor à causa de Cristo. Ele teve que abrir mão de muitas coisas que desejava, mas é liberto pelo amor de Cristo.
Mas ele está convicto de que sofremos com Ele com Ele também reinaremos. Seu olhar estava no Reino Eterno. E o que é essa vida diante da eternidade?
Paulo encorajava o povo a sofrer com Cristo e lutar contra as inclinações carnais. O propósito de Paulo era de que todos alcançassem a salvação em Cristo para a glória eterna.

Hoje você pode estar fazendo sucesso e todos te aplaudindo, mas um dia te esquecerão. A glória do mundo é passageira. E Paulo sabia disso. O que nos aguarda é uma glória eterna.

Quando em Moisés foi refletida a glória de Deus, ele teve que tampar seu rosto, porque ninguém suportava olhar para ele.
Imagine ...
Romanos 3:23
É essa glória que nos será revelada no fim. Novamente iremos refletir a glória de Deus. Seremos restaurados, porque o pecado sujou a imagem de Deus em nós. Mas a glória de Deus será restaurada em nós. Voltaremos a ser semelhantes ao Filho de Deus. A glória de Deus será refletida na vida daqueles que não abrem de Cristo.

Romanos 8:18

Paulo está dizendo que a glória que receberemos, deixará na sombra qualquer aflição que sofremos no presente.
O que é nosso sofrimento hoje, diante da eternidade que Deus tem preparado para nós?
Essa convicção levou Paulo a ser decapitado, mas ele não negou ao Senhor.
Vivemos uma época que as pessoas não querem pagar o preço, se esquecem que a morte é real e que mais dia menos dia, iremos partir.

Se com Ele sofremos, com Ele também reinaremos. Você quer tomar parte dessa glória, meu irmão?
Essa é a glória que o Senhor nos tem preparado. Mas se O negarmos, Ele também nos negará.
Há muitas pessoas negando a Cristo.

Mateus 10:33

Não negue a Jesus! Existem muitas pessoas negando a Cristo. E o fazem com seus atos.
Não adianta verbalizar a fé em Cristo se não vivenciamos essa fé. Não adianta dizer que cremos em Cristo se não vivemos o Evangelho.
Viver de maneira incoerente é uma forma de negar a Cristo.
Deus não é como o homem que conhece apenas a sua palavra. Deus sonda o seu coração. Portanto busque fazer a vontade de Deus. Não desista. Não negue ao Senhor da sua salvação.

Há muitas pessoas que creem em Jesus e O servem, mas aqui e acolá, eles tem uma queda. Lembre-se que não somos perfeitos. Não somos 100% santos. Mas se você professar Cristo como seu Senhor e Salvador, Ele nunca vai te abandonar. Porque você é propriedade do Senhor e Ele vai cumprir Sua promessa em sua vida.

Deus veio morar conosco. Enfrentou a morte, mas Ele ressuscitou. Nosso Deus sabe o que é ser tentado, sabe os sofrimentos que passamos por Ele. Nosso Deus é um Deus presente. Tão presente que Ele está neste lugar e não nos abandonará. Ele veio para cumprir suas promessas.

Quem está disposto a se prontificar a ser instrumento de Deus para alcançar outros?
Essa é a nossa missão!
A minha fé está em Cristo Jesus. Ele quem pagou o preço da minha salvação. Ele quem renova a sua misericórdia sobre minha vida a cada amanhecer.
Deus quer salvar as pessoas que estão desgraçadas pelo mundo. Tanto quanto Ele quer salvar cada um de nós.
O que é uma eternidade sem Deus? Imagine o sofrimento do perdido!
Meu irmão, Deus quer salvar a vida dessas pessoas! Você tem consciência da glória eterna? Está disposto a morrer com Ele para reinar com Ele?
O Senhor te convida a se entregar totalmente a Ele.

Ministrado por Pastor Nélio Monteiro.
Editado por Beth
Igreja Batista do Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...