segunda-feira, 4 de junho de 2018

Levítico 6:9-13


Culto da Noite de 03/06/2018

Levítico 6:9-13

"Culto agradável  a Deus."

O texto está falando sobre a oferta da reparação. 
Quando a nação pecava, quando alguém pecava e se arrependia dos seus pecados, levava uma oferta até o sacerdote e este sacerdote apresentava essa oferta diante de Deus clamando pelo perdão e pela purificação da pessoa ou da nação. 

Se você observar bem a Palavra de Deus, verá que há instruções que apontam para a igreja contemporânea principalmente. 
Quero refletir sobre elas.

O Senhor Deus instrui os sacerdotes, para que vistam roupas adequadas.
Eles não poderiam apresentar-se diante de Deus, de qualquer maneira.
A roupa de linho branco, significava a pureza que deveria permear a vida do sacerdote. Eles tinham que passar por um processo de purificação antes de apresentar-se diante do Senhor. Havia um significado naquelas vestes.


A Palavra de Deus, diz que eles deveriam oferecer as ofertas sobre o altar, o cordeiro sobre o altar e que ele ficaria ali a noite inteira e que pela manhã, o sacerdote deveria vestir essa roupa especial e limpar o altar.
Naturalmente que nesse processo de limpeza, essa roupa branca se sujava.
Representava o fato de que, muitas vezes, depois do arrependimento, depois de oferecer nossas vidas diante do Senhor, nossas vestes podem voltar a se contaminar.

Então, eles trocavam essas vestes e aquelas cinzas deveriam ser levadas para um lugar puro, fora do arraial. Simbolizando que, uma vez, havendo a purificação dos pecados, eles foram levados para fora.

Há toda uma simbologia importante aqui. Eles não podiam apresentar diante do Eterno, vestidos de qualquer maneira.
Muitos pensam que podem comparecer diante do Senhor com as suas vestes sujas. Contaminadas pelo pecado. Vestidos de qualquer maneira.
Ha uma banalização do culto.
Hoje muitas pessoas não se preparam para cultuar a Deus. Acham que podem comparecer diante do Senhor de qualquer maneira.

Ela aponta para a vida de cada um de nós. Precisamos entender que não podemos comparecer diante de um Deus Eterno com nossas vestes contaminadas pelo pecado.

Em segundo lugar, o altar a cada manhã deveria ser purificado. Não poderia permanecer com as cinzas das ofertas. Ele não podia permanecer sujo. Precisava ser purificado. Naturalmente, no Velho Testamento, o altar era um lugar construído no templo, onde o cordeiro era oferecido. Mais tarde quando o Cordeiro de Deus vem, é o Senhor Jesus e Ele vai à cruz e ali, Ele é sacrificado para purificar os nossos pecados.
A cruz funciona como um altar, onde o Cordeiro é oferecido diante de Deus para a purificação dos nossos pecados. Para nossa redenção.

Hoje, quando o espírito de Deus desceu, e habita em nós, mostrou que o altar está dentro de cada um de nós. Podemos dizer que o altar é o seu coração. Não podemos nos apresentar diante de um Deus Santo com o altar sujo. Contaminado. Temos um grande problema a resolver.

Em terceiro lugar, olhando para o texto, a Palavra de Deus diz que nós temos que manter a chama do altar acesa. Ela não pode apagar. Dia e noite ela precisava estar acesa. Interessante que foi o Senhor que enviou fogo do céu para acender a chama do altar.
Deus acendeu a chama e agora os sacerdotes tinham a missão de mantê-la acesa. É Deus que, acende a chama no altar do nosso coração. Manter essa chama acesa cabe a cada um de nós.
 
A Palavra de Deus diz que somos uma nação sacerdotal. Ou seja você é um sacerdote. Como está a chama do seu altar? Seu altar está purificado? A chama do seu altar está acesa? Deus acende a chama mas cabe a nós mantê-la acesa. Guarda isso.
Deus acende a chama, mas é nossa função mantê-la acesa.


Quarto lugar, o Senhor orientou os sacerdotes a dispor a oferta sobre o altar. A oferta faz parte do culto ao Senhor. 
É um ato de culto a Deus.
Desde que Adão e Eva pecaram, foi necessário que Deus pegasse um Cordeiro e o sangue desse Cordeiro foi derramado para que pudesse fazer vestes, para vesti-los.
Depois vamos encontrar Caim e Abel ofertando a Deus. A oferta faz parte do culto ao Senhor.
Abraão depois de uma vitória, encontra com um sacerdote do Senhor, e oferece dízimo de tudo. Então o povo de Deus foi instruído a levar ofertas sobre o altar.

Mais que ofertar bens, eles deveriam ofertar a vida sobre o altar, num ato de adoração. Num ato de reconhecimento da soberania de Deus.
Nesse ato de cultuar a Deus, vemos Deus aceitando a oferta de Abel e recusando a oferta de Caim. O problema não estava na oferta. O problema estava no coração do adorador. Deus não aceitou a oferta de Caim porque o coração de Caim não estava sobre o altar. O altar do coração de Caim estava contaminado e Deus ao sondar o seu coração, não aceitou sua oferta.
Esse cerimonial aponta para a vida da igreja. Fala sobre a Santidade de Deus. Vestes limpas é sinal de pureza. Não podemos comparecer diante do Eterno com trajes imundos, porque Deus é Santo.
Não podemos prestar a Deus um culto, de qualquer maneira.


Sempre quando Deus pesa a mão sobre uma nação, é porque aquele povo, além de virar as costas para Deus, a medida da sua iniquidade passou dos limites. Assim é na história da humanidade.
Nós não servimos a um Deus qualquer. O Deus que nós servimos é Santo. 

As pessoas tem perdido a noção da Santidade de Deus.

Este cerimonial aponta para o altar. Para a necessidade de manter o altar limpo. Onde está o seu coração? Meus irmãos, vivemos numa época que a mente das pessoas tem sido bombardeadas de todas as formas.
E muitas vezes, nós não guardamos as entradas. E deixamos entrar na nossa mente e nosso coração qualquer porcaria.
Depois queremos cultuar a Deus e não vamos conseguir, porque nosso altar, nosso coração, nossa mente, está cheia de cinzas, de sujeira. E depois ainda queremos que Deus nos ouça.

Como servos de Deus precisamos nos dar conta de quão Santo Deus é! Precisamos nos dar conta quando o altar está com acúmulo de sujeira. Pois o Espírito Santo que Nele habita se entristece.

É tempo da Igreja do Senhor se colocar de joelhos e clamar ao Eterno para que faça uma faxina no altar do seu coração. 
Você  tem cuidado do seu coração? 

Permita que Deus arranque as raízes de amargura que estão em seu coração e que te priva da graça de Deus. 
Como está o seu coração? 


Aquele cerimonial, também aponta para o descida do Espírito de Deus. Assim como mandou fogo sobre o altar no Velho Testamento, o Espírito de Deus desceu e faz morada no coração daqueles que O reconhecem como Senhor e Salvador de suas vidas.
Mas Ele se entristece, quando encontra cinzas no altar do nosso coração. Por isso a cada manhã, precisamos colocar lenha no altar, purificar nosso coração.


Nossa nação está em apuros, porque o povo de Deus deixou de orar.
Não adianta parar o País.  Não adianta ir para a Brasília.  O avivamento precisa acontecer em nosso coração; precisamos manter acesa a chama da fidelidade a Deus.
O fogo do altar não pode apagar. Precisamos manter acesa a chama.
Como está a situação do seu coração? 

Um grande avivamento começa sempre pela restauração do altar.
Clama para que Deus restaure o altar da sua vida.

Quando o povo de Israel estava quase totalmente corrompido,  Elias (achando que estava sozinho), desafia os profetas de Baal a erguer dois altares e ver qual era o verdadeiro Deus. 
E eles ergueram dois altares e colocaram ofertas sobre o altar de Baal e sobre o altar do Senhor. 
Onde acendesse a chama, aquele era o altar do Deus verdadeiro.
E quando Elias orou, Deus mandou fogo dos céus, consumiu a oferta e acendeu a chama do altar.

Quando Deus acende a chama do nosso altar e habita em nós, nossa vida é totalmente transformada. Essa chama é avivada.
Mas você pode entristecer o Espírito de Deus impedindo que a ação do Espírito de Deus mantenha acesa essa chama.
Não deixe a chama do seu coração apagar.

Por último, a oferta – Muitos cordeiros foram oferecidos. Mas quando O Senhor Jesus vem, o sacrifício de Cristo foi aceito por Deus de forma perfeita.  Ele foi suficiente para a purificação de todos aqueles que Nele creem. A chama do nosso coração precisa estar acesa para que o Senhor reine absoluto no altar da nossa vida. Ou Jesus está no trono do seu coração ou Ele está na cruz. Onde Jesus está na sua vida?

Aquele cerimonial aponta para a Santidade de Deus, aponta para o altar, para o fogo que não deveria apagar. Aponta para a oferta que deveria estar sobre o altar. Aponta para a obra perfeita do Espírito de Deus em nós. 

Cristo reinando sobre nossa vida é indispensável  para nossa salvação e para uma mudança radical da nossa nação.
Qual a situação das suas vestes? Qual a situação do altar do seu coração? O Espírito de Deus já habita em você? 
Quando o Espírito de Deus habita em nós, nós percebemos sua chama vibrante. Nosso coração pulsa, arde e vibra. Exalamos seu perfume. Exalamos santidade e a presença de Deus nos dá novas vestes para que possamos estar diante de um Deus Santo.
Santo, Santo e Santo.

Ministrado por Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista do Parque Safira.
Editado por Beth

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" O paraíso recuperado" Isaías - 11:1-10

 Resenha do Culto da noite de Domingo  05/05/2024 " O paraíso recuperado" Isaías 11:1-10 A história da humanidade começa com um ho...