sexta-feira, 22 de março de 2019

Atos 18:8-11


Resenha do Culto de 20/03/2019

Atos 18:8-11

Estamos na segunda viagem missionária de Paulo.
Paulo passa por Atenas, de Atenas ele segue e chega a cidade de Corinto.
Ali ele vai a sinagoga e prega o Evangelho. Ele fala a respeito de Jesus. O foco de Paulo é apresentar Jesus como Cristo, o Messias, o enviado de Deus. E Paulo vai comprovando através das Escrituras, que Jesus é o Cristo.
Mas o texto diz que, mesmo assim houve uma grande rejeição por parte dos Judeus.
E quando Paulo vê que eles estão blasfemando, ele então, parte para os Gentios. No entanto, o versículo que lemos, diz que Paulo vai para a casa de um servo de Deus, que o acolhe, mas também destaca que o principal da sinagoga se converteu. Crispo se converteu e com isso, muitos se converteram a Cristo. E Paulo então começa a sofrer perseguição por parte dos Judeus, como vem acontecendo desde a primeira viagem missionária.
Imagino que Paulo estava ali, sofrendo ameaças, e por estar sofrendo ameaças, que ele pensa em se retirar; mas dessa vez, Deus fala com Paulo através de uma visão.
Visões são métodos de revelação. Deus fala através de visões e sonhos.
Não como hoje, que vemos muitas pessoas falando sobre revelações e sonhos que se aplicam à vida pessoal.
Naquele caso, os sonhos eram orientações para o povo de Deus. No caso de Paulo não é diferente.
E Deus fala a Paulo que não se deixe intimidar, que continue pregando porque está com ele.
A possibilidade de ganhar almas, ardia o coração de Paulo. Quando Deus dizia para Paulo que ele teria oportunidade de ganhar muitas almas, Paulo empolgava. Aproveitava a oportunidade, Seu coração era inclinado a ganhar almas para Jesus. A compaixão nos impulsiona a isso. A querer falar de Jesus para as pessoas, a querer que as pessoas tenham um encontro real com Jesus.
Quantas pessoas sofrendo, angustiadas e sem esperança porque ainda não tiveram o privilégio de se render a Cristo.

Como converter se não tiver quem pregue?
Ali Paulo é encorajado por Deus. Deus fala com ele em visão. Paulo tinha muita intimidade com Deus. Seu encontro com Cristo no caminho de Damasco, quando Paulo estava perseguindo a Igreja, transformou sua vida.

Na verdade, Paulo era um religioso, pensava que estava servindo a Deus, mas ali, ele percebe que o tempo todo, ele estava lutando contra Deus.
Quantas vezes, precisamos assim como o apóstolo Paulo, de um encontro com Deus!
Na verdade todos nós precisamos ter um encontro com Deus.
Na segunda viagem percebemos que Deus fala com Paulo através de visões e sonhos. Mas percebemos que Deus tem sempre um critério. Não vemos orientações quanto a vida pessoal de Paulo, mas sempre um direcionamento, quanto ao seu ministério.
Muitas vezes, temos visto as pessoas, manipulando outras, alegando que Deus falou com ele em sonhos. Isso é muito complicado. Temos que tomar muito cuidado com isso.
Mas Deus fala. Deus dá a visão.
Mais tarde vamos ver Paulo seguindo para Jerusalém. Lá em Jerusalém, Deus manda Paulo sair. Em Corinto, Deus disse: “Fica. E Paulo fica em Corinto pregando o Evangelho, mas quando ele chega em Jerusalém, a orientação de Deus é outra. Deus diz a Paulo para ele sair.
Deus estava sempre falando com Paulo, orientando através de visões. Nessa situação, Deus manda ele pregar ali. Em Corinto os Judeus foram muito resistentes ao Evangelho. Mas os Gentios foram receptivos e o Evangelho se propagou
Não podemos perder a oportunidade de falar de Jesus para as pessoas. As pessoas precisam ter esse encontro com Cristo, que mude a vida delas.

No encorajamento que Deus dá a Paulo, Deus promete proteção. Há uma promessa de Deus para ele. Há uma promessa para cada um de nós. Precisamos falar de Jesus para as pessoas, como Senhor e Salvador das suas vidas, porque o Senhor promete estar conosco. Precisamos orar, a igreja precisa interceder pelos pastores, líderes e missionários. Mais que isso, a igreja precisa falar de Jesus para as pessoas.
Nós precisamos orar. Somos uma geração que ora muito pouco.
Paulo sofria perseguição o tempo todo. Quando nos propomos a fazer a obra de Deus, a perseguição vem. Nós precisamos orar, para que haja cobertura espiritual.
Nós temos uma promessa do Senhor Jesus. A promessa de que Ele está conosco. A igreja é perseguida, servir a Deus traz perseguição, mas é importante lembrar que, Aquele que está em nós, é maior do que o que está no mundo.
Marcos 16:20
Sabe porque não temos mais experiências marcantes com Deus? Porque as igrejas tem deixado de falar de Deus. Arrumamos desculpas para não falar do amor de Deus.
Quando Jesus faz promessa, Marcos registra que os discípulos saíram dali e pregaram o Evangelho. Façamos o mesmo. Deus está no comando.

Quando Paulo obedece a Deus, ele se torna um instrumento poderoso de Deus.
A maior glória de um servo de Deus, é ser instrumento nas mãos de Deus. Quando Deus nos usa, é porque o Espírito de Deus está conduzindo a nossa vida. Coloque-se a disposição de Deus. A maior honra de um servo, é ser usado por Deus.
Eu creio que tem muita gente para ser alcançada na nossa cidade. Me incomoda observar que muitos crentes se esforçam muito para envolver outros crentes.
Nosso esforço precisa estar todo direcionado, para ganhar pessoas para Jesus.
Há muitas almas partindo sem Cristo e sem salvação. Não temos que pregar para outros crentes, eles já ouviram o Evangelho. Precisamos pregar, para aqueles que não são cristãos, temos que pregar para aqueles que precisam do Cristo.
Deus usou a vida de Paulo e quer usar a sua vida. Quantas oportunidades Deus te dá, para você ser útil ao Reino Dele?
Meus irmãos, tem oportunidades que são imperdíveis.
 Falar de Jesus, é uma oportunidade imperdível. Investir em missões, é uma oportunidade imperdível.
Quantas oportunidades Deus nos dá!
A única coisa que vamos levar dessa vida são as obras. Não levamos mais nada dessa vida, que as obras que estão diante de Deus. Estou dizendo de uma vida disponível para ser usada diante de Deus.
Paulo foi um homem cuja vida estava no centro da vontade de Deus. Por isso Deus usava Paulo.
Deus se revela. Deus fala através de visão. A questão é a fonte. Com quem Deus fala? Com que propósito Deus fala?
Jeremias 23:25-28,32

Qual é o aferidor? O livro de Jeremias eram orientações para o povo de Deus. Quando Deus falava com Paulo, eram orientações para o seu ministério, direcionando seu ministério.
Jeremias homem fiel a Deus, Paulo um homem que viveu a vida no centro da vontade de Deus. Deus fala sim e quando Ele fala, Ele norteia nosso ministério; por isso devemos ter cuidado com os falsos profetas. Cuidado com os adivinhadores e com as falsas revelações. Devemos buscar e nos disponibilizar a sermos usados por Deus. E Deus vai falar com você; através do Espírito, através da Palavra, através de visões. Deus pode usar a ferramenta que Ele quiser usar. Haja visto que, para advertir Balaão, Deus usou uma jumenta, para mostrar para ele que a jumenta era mais obediente que ele. Deus pode usar o meio que Ele quiser, mas o importante é que venhamos pregar a tempo e fora de tempo.
Uma vida bem sucedida depende de intimidade com Deus.
Quando nos disponibilizamos a Deus, Ele fala.
Quando pregamos com nossa vida a pura Palavra de Deus o Espírito de Deus nos dá ferramentas para nosso ministério espiritual.
Quando Paulo se disponibiliza a ser instrumento de Deus, Deus o orienta. Deus o encoraja, o consola e o fortalece. Imagine o privilégio de Paulo!
Façamos a obra o Pai enquanto é dia, porque a noite vem. O tempo passa. Meu querido, faça a obra de Deus enquanto é dia. Coloque-se a disposição de Deus enquanto é dia.
Diante do vale da sombra da morte, a maioria das pessoas se arrependem de não ter feito a obra de Deus. Então meus irmãos, façamos a obra de Deus hoje.
A Palavra de Deus fala da urgência daquele que ainda não entregou sua vida a Cristo.
Não endureça seu coração. Entregue sua vida a Cristo hoje, porque o tempo passa e o dia vai embora.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...