domingo, 31 de março de 2019

Mateus 20:1-16

Resenha do Culto da Noite de 31/03/2019

Mateus 20:1-16

Entre chamados e escolhidos.
Estamos vivendo um momento muito difícil no nosso País. Quase treze bilhões de desempregados.
Há critérios para escolher pessoas para ocupar determinados cargos.
Nessa parábola, Jesus nos ensina que o chamado de Deus é universal, mas a escolha não. Deus chama a todos. Quando Jesus morreu na cruz, Ele morreu para salvar a todos. A questão é: Todos serão salvos? Não.

Jesus disse que a porta é estreita, que o caminho é estreito e que serão poucos os que realmente entrarão por essa porta. Serão poucos a passar por esse caminho.

Se você ler essa parábola sem meditar, parece que o dono daquela vinha, foi injusto. O texto diz que ele saiu bem cedinho e chamou trabalhadores para vinha, e eles começaram bem cedo. Depois das cinco da tarde o chefe da vinha contrata mais pessoas para trabalhar. As seis horas, no momento de entregar o pagamento, ele começa a pagar pelos que começaram por último e todos receberam a mesma coisa.
Jesus nos ensina algo muito importante. Deus cumpre o que promete.
Se olharmos no contexto da parábola, há pouco um jovem muito rico e religioso foi até Jesus e perguntou o que fazer para ganhar a vida eterna. E Jesus diz para: vende tudo que tem e me segue. Ele saiu triste porque ele tinha muitos bens e não percebeu que em toda sua religiosidade, Deus nunca havia ocupado o primeiro lugar em sua vida. Ele tinha um outro deus diante de si. O dinheiro era o deus daquele jovem. Ele não estava nem um pouco disposto a servir a Cristo. Nem mesmo pela salvação de sua alma.

Depois que aquele jovem foi embora, Pedro então chega para Jesus e diz assim: “É muito difícil entrar no Reino dos Céus. Mas, o que nós que largamos família, casa, e tudo, para te seguir, o que vamos receber?”
E Jesus disse: “Pedro não há quem tenha largado tudo na vida para me seguir que não vá receber infinitamente mais no Reino dos Céus.”

Então Jesus conta essa parábola para Pedro. Nessa parábola Jesus nos ensina que Deus é um Deus que cumpre as suas promessas.
Aqueles que começaram os trabalhos no final do expediente foram avaliados como os que começaram cedo. Há derradeiros que serão os primeiros. E primeiros que serão os últimos. Porque a lógica de Deus é diferente da nossa. Deus conhece o coração das pessoas. Há em Deus um amor impossível.

Jesus nos ensina que a vontade de Deus é soberana. Muitas vezes não entendemos. Quantos no seu último momento de vida se arrepende, professa a fé em Cristo, é salvo e vai para o céu!
Imagina o ladrão da cruz. No último momento ele foi salvo.
Na lógica humana isso não é justo. Mas se fosse com você, você entenderia a profundidade da graça de Deus.
Quando é alguém seu, você quer que ele seja alcançado pela graça de Deus. O texto diz que houve um desapontamento, aqueles que começaram desde cedo, acharam que houve uma injustiça.
Há muitas coisas que não compreendemos, mas eu fico admirado com a graça de Deus.
1Samuel 16:7
Deus nos conhece do avesso. Deus conhece nosso coração. Por isso a lógica de Deus vai muito além da nossa.
Nós olhamos as pessoas e julgamos pela aparência. Os critérios de Deus são interessantes porque nos dão uma segurança.
João 3:14-18
Todos são chamados. Deus amou a todos. Deus amou o mundo e Ele chamou todos. Por que poucos são escolhidos? Porque poucos creem no Unigênito Filho de Deus. A questão está ai. A questão não está no chamado.
Poucos realmente creem. Poucos realmente se rendem de fato e reconhecem Cristo como seu Senhor e Salvador. Por isso, Jesus nos ensina através dessa parábola que a graça de Deus é oferecida a todos
Deus quer que todos se salvem, mas Deus sabe que a minoria vai ser salva. Por que Ele não chamou? Não! Porque a maioria tem rejeitado, ignorado o chamado de Deus.
O último grupo que vai às cinco da tarde, eles foram obedientes. Não combinaram nada com o dono da vinha, mas obedeceram. O grande problema do ser humano envolve obediência. Todo sofrimento da humanidade, diz respeito da sua desobediência.
Deus recebe um pecador em seus momentos derradeiros. Recebe, como recebeu o ladrão na cruz.
Mas é interessante que aquele ladrão na cruz, antes de pedir a Cristo que se lembrasse dele, chamou a atenção do louco que ao lado dele zombava de Jesus.
A vida dele poderia ter sido completamente diferente se ele tivesse conhecido Jesus na sua mocidade.
As vezes encontramos pessoas que criticam aqueles que tiveram uma vida torta e nos seus últimos momentos tiveram a vida transformada e não mais cometeram nenhuma violência, porque o encontro com Cristo mudou sua vida.
Graças a Deus! O encontro com Cristo mudou sua vida.
O encontro com Cristo traz conhecimentos que terapia nenhuma traz.
Aquele homem foi salvo mas lamentou a vida dissoluta.
Portanto a parábola que parece que o dono da vinha cometeu uma injustiça, vai nos mostrar o contrário. Primeiro, o amor de Deus é extensivo ao mundo; que todos receberam o chamado, mas alguns receberam a Cristo.
Os que foram trabalhar na Seara desde cedo, não foram injustiçados, foram servir a Deus. Deixaram de tomar tantas decisões equivocadas que iriam lamentar profundamente no final da vida.
Jesus nos ensina a entendermos que Deus alcança pessoas em vários momentos da vida delas. Não importa em que momento Deus as alcance.
Deus não é injusto em salva-las. O importante é que elas sejam alcançadas e suas vidas transformadas.
Aqueles que começaram a servir a Cristo desde cedo, são livres da escravidão da culpa. Deus quer salvar a todos. Infelizmente uma minoria vai para o céu. Muitos são chamados, poucos são escolhidos. Entre os escolhidos, muitos derradeiros serão os primeiros. Serão tão abençoados quanto os começaram mais cedo. Receberão a salvação da sua alma, mas terão perdido o rico privilégio de servir a Deus. Os que começaram primeiro, não foram injustiçados, é que eles não perceberam o quanto Deus os estava abençoando.
Estar na presença de Deus é abençoador para nossa vida. De que lado você está? Há uma decisão de se comprometer com Deus.
Se você precisa tomar uma decisão ao lado de Cristo, tome hoje mesmo. Hoje há esperança para você. Tome essa decisão hoje porque quanto mais cedo servirmos a Cristo maior será benção de Deus sobre nossa vida.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" O paraíso recuperado" Isaías - 11:1-10

 Resenha do Culto da noite de Domingo  05/05/2024 " O paraíso recuperado" Isaías 11:1-10 A história da humanidade começa com um ho...