domingo, 4 de agosto de 2019

1 Coríntios 10:14-23


Resenha do Culto e Ceia do Senhor na manhã de Domingo 04/08/2019

1 Coríntios 10:14-23


Paulo vai versar sobre isso:
A liberdade cristã e a comunhão à mesa do Senhor.
A questão que Paulo traz a esse texto é:  com quem eles estavam sentando a mesa.
E trazendo para nossa realidade, com quem temos nós, sentado à mesa?
A visão de Paulo, é que você se assenta à mesa, com quem você tem comunhão.
Com quem você tem comunhão, você compartilha a vida.
E Paulo detecta que entre os cristãos ali, muitos estavam assentando- se à mesa do Senhor, participando da Ceia, da comunhão com o Senhor; mas, também sentavam-se à mesa das celebrações, das religiões e mistérios, também tendo comunhão com eles. Se fossemos contextualizar, é a mesma coisa que ser cristão no domingo e incrédulo durante a semana. É a mesma coisa que você sentar à mesa com o Senhor, se declarando servo Dele, mas seus atos e atitudes contrariando isso.
Não dá para você sentar à mesa do Senhor, ter comunhão com Deus e ao mesmo tempo sentar à mesa dos ídolos, da incredulidade. É algo totalmente incoerente.
Paulo traz a segunda questão. Vocês estão se alimentando do que? Porque não adianta alimentar-se da Palavra de Deus e do Deus da Palavra; e ao mesmo tempo alimentar-se de lixo. O crente não pode participar da Ceia do Senhor e de ceias realizadas em honra a deuses pagãos.
Não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios, Paulo diz.
Aquilo que é sacrificado a ídolos, é sacrificado a quem? No nosso contexto dá-se o nome de cultura.
E muitas vezes o cultural, são coisas devassas, demoníacas. Há uma demonização na sociedade.
O crente tem que escolher a quem ele quer servir e de quem ele quer se alimentar.
É necessário definir a quem você quer servir.
Quando você se assenta à mesa dos pagãos, você está servindo a demônios. Isso é algo muito sério. Porque quando nos sentamos à mesa do Senhor, estamos participando do Cálice da benção. O Cálice da benção, é uma forma de participar espiritualmente dos benefícios da morte de Cristo.
Qual vocês querem? Participar dos benefícios da morte de Cristo e serem purificados pelo Sangue do Cordeiro ou se lambuzar do cálice oferecido aos demônios? Na cruz do calvário, Jesus pagou pelos nossos pecados.
Paulo transcende o que é visível. Não podemos deixar que a Ceia se transforme apenas num cerimonial.
A celebração da Ceia requer um envolvimento espiritual. Sentarmos a mesa com Cristo, nos reporta alimentarmos da comunhão com Ele, da Palavra Dele. Quão significativo é para cada um de nós, sermos participantes da Ceia do Senhor! Porque isso significa que somos servos Dele, que buscamos a comunhão com Ele.

Paulo toma Israel como exemplo. Se eu participo da Ceia do Senhor, não sou participante do altar? Por isso Paulo diz que você não pode servir a Deus e a falsos deuses.
E a pergunta é: a quem temos servido? De que temos nos alimentado?
Quando participamos da mesa do Senhor, há bençãos espirituais que vem sobre nós. Ao participar da mesa do Senhor, estamos participando da comunhão com Ele. É um memorial que lembra o sacrifício de Jesus na cruz para nos purificar de todos os nossos pecados.
Porque na verdade, aqui não tem nem um justo sequer.
Todos nós dependemos do que esse memorial nos lembra. Do sacrifício de Jesus pela nossa redenção, pela nossa purificação.
Quando o sujeito começa a viver em pecado, ele começa a se esconder dos olhos de Deus, ele começa a se esconder da comunhão com Deus. É o sangue Dele que nos purifica. É o Seu sacrifício que encobre a nossa nudez.
A Palavra de Deus diz que seremos apresentados diante de Deus com vestes brancas.
Como você pode se sentar à mesa do SENHOR e sentar à mesa dos demônios? O cristianismo nos confronta porque ele não nos permite ficar em cima do muro.
O Deus vivo é único. Ele não aceita oração dividida. Não dá pra ficar com um pé na igreja e outro no mundo. Querer gozar da comunhão com Cristo e dos prazeres do mundo.
Como Deus não aceita adoração dividida, mas satanás sim, quem está em cima do muro já sabe onde está.
O crente precisa buscar diariamente a vida de santidade porque o nosso Deus é santo.
O cálice da benção é a comunhão do Sangue de Cristo. O pão que partimos, é a comunhão do Corpo de Cristo.
Nós que optamos em sentar à mesa com Cristo, vivamos em comunhão com Ele.
O cristianismo nos leva a romper com os prazeres do mundo.
Quando deixarmos esse corpo vamos estar diante de Deus e não temos como argumentar com Deus, porque Deus sonda nossos corações.
Ninguém pode despertar a ira de Deus e ficar impune.
Se você optou por servir a Deus, viva em comunhão com Ele.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...