segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Gálatas 2:19-20


Resenha do culto da noite de Domingo 01/09/2019        

Gálatas 2:19-20

Minha razão de viver

Qual é a sua razão de viver? O tema que vamos refletir durante o mês de setembro na nossa campanha de Missões, é: “Minha razão de viver.” Pensando nesse tema me veio à mente o fato de que muitas pessoas não pararam para refletir no fato de que qual é a sua razão de viver.
Paulo traz aqui a sua razão de viver e o ponto central está exatamente nessa declaração de Paulo: “Já estou crucificado.” Por que essa declaração é determinante?
Se você observar a história de Paulo até aquele momento; Paulo era uma pessoa religiosa, conhecedor das escrituras, um dos líderes religiosos.
Como ele pode fazer uma declaração como esta?
Se você observar o Velho o Testamento, o que norteia a fé, é a lei. A lei norteava a vida religiosa no Judaísmo.
Mas o que ocorre com a lei, que até então é santa, é justa, é boa, é perfeita; de forma que Paulo, chega a declarar que morreu para a lei para que possa viver para Deus?
Morrer para a lei, equivale a crucificação juntamente com Cristo. Porque a lei aponta para nossa incapacidade.
Todas as vezes que lemos as leis, percebemos que somos incapazes de cumpri-las.
Cada pessoa que está aqui, já descumpriu a lei de Deus. E essa era a grande crise do apóstolo. Porque Saulo, se esforçava inutilmente para obter vida perante Deus, através do cumprimento zeloso da lei.
Paulo ainda não tinha entendido o espírito da lei. Então ele tentava cumprir cada ponto da lei, de forma rígida e isso o levava ao desespero, porque ele não conseguia.
As pessoas legalistas são rígidas e cruéis consigo mesmas.
Porque pensam poder conquistar através do seu zelo com a lei, através de seus próprios esforços e caem numa religiosidade inútil. E assim encontramos uma multidão de pessoas. Religiosas sim, muitas profundamente enfermas emocionalmente, porque ainda não compreenderam a graça e o amor de Deus.
Existem igrejas, que pregam mensagens legalistas de que não há espaço para a graça de Deus. Era isso que Saulo vivia. Ele queria ser perfeito e isso era impossível, porque ninguém é totalmente bom.
Eu não consigo cumprir todos os pontos da lei. Mas, quando eu olho pela graça de Cristo eu encontro paz no meu coração. Porque Cristo cumpriu a lei por mim.
Cada mandamento aponta para nossa importância total. Então você não vai ser salvo porque você é bom. Você não é suficientemente bom. Você transgrediu a lei de Deus. A lei de Deus é perfeita e ela exige punição. Era isso que levava Saulo ao desespero. A sua obstinação em prover sua salvação o levavam ao desespero. Aquele Saulo precisava morrer.
Talvez essa seja a luta de muitas pessoas hoje.
Você precisa entender que pelas suas forças, você não vai conquistar a sua salvação.
Quando eu penso nesse momento diante de Deus eu o faço com muito temor e tremor. Mas com muita esperança. Eu me imagino diante de Deus. Meus pecados me condenam.
O dia que eu estiver diante de um Deus que é Santo e abrir o livro da minha vida. E nesse momento o que vai me trazer paz e alegria, é saber que Jesus pagou o preço dos meus pecados.
Quando você vai para Cristo, o Espírito de Deus começa a envolver sua vida e a mudança vem.
Nós podemos viver uma vida agradável aos olhos de Deus se o Espírito de Deus nos conduzir.
Saulo o perseguidor, jamais se transformaria em Paulo missionário, pelo seu próprio esforço. Mas quando ele vai a Cristo, Cristo o transforma. E ele se torna um seguidor de Cristo. Porque em Jesus, ele encontra uma razão para viver.
A sua esperança, a sua razão de viver está em uma pessoa: Cristo! Aquele homem que pensava que podia conquistar a sua salvação, foi transformado de dentro para fora.
Quando o Espírito de Deus vem habitar em nós, Ele faz a obra e nos muda de dentro para fora.
A natureza de Paulo era pecaminosa, inclinada ao pecado. Mas quando o Espírito de Deus opera e nos transforma de dentro para fora essa natureza é sacrificada e nasce um novo homem conduzido pelo Espírito de Deus.
Quando estamos em Cristo nasce um novo homem.
Deus apaga o passado.
Não sou mais inclinado pela minha natureza pecaminosa, mas pelo Espírito de Cristo. Como ocorreu na vida de Paulo e como pode ocorrer na sua vida, a partir de um encontro real com Deus.
Enquanto a lei diz faça, Deus diz já foi feito.
Eu não sou bom para justificar a minha salvação, mas a graça de Deus me leva a ver que Cristo já cumpriu a lei, já pagou a minha dívida. Me deu uma nova vida. Por isso, Cristo é a minha razão de viver.
Quando o Espírito de Deus me convence do pecado, da justiça e do juízo, então a minha vida foi modificada por Jesus Cristo. Você não pode prover sua salvação através das suas obras. Você não pode subornar a sua salvação. Ela custou para Deus o precioso sangue de Jesus. Por isso, salvação só em Jesus.
Cristo se entregou a si mesmo por mim. Por isso Ele é a minha razão de viver.
Em nossos delitos e pecados éramos impuros aos olhos de Deus. Por isso foi necessário que Jesus morresse por mim e por você.
Quando eu olho para Jesus, meu coração se enche de esperança. Porque eu vejo em Cristo Jesus, a remissão dos meus pecados.
Cristo é a minha esperança. Cristo é a minha razão de viver. Qual é a sua esperança?
Não há um deus tão amoroso que deu seu próprio filho para morrer em meu lugar! Isso é incompreensível.
Por isso Cristo é minha razão de viver.
Qual é a sua razão de viver?

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...