segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Levítico 4:27-31


Resenha do Culto da Manhã de Domingo 01/09/2019

Levítico 4:27-31


Os holocaustos, apontam para uma pessoa Jesus. Holocausto era o sacrifício em que se queimavam uma vítima sobre o altar. Eles levavam uma ovelha ao sacerdote e o sacerdote oferecia aquela ovelha no altar, como um gesto de gratidão a Deus ou súplica.
Havia outro sacrifício que era a oblação, oferta de manjares e cereais torrados, eram ofertados como memorial ao Senhor.
Vamos ver que Caim, oferece algo como oferta de cereal e Deus não aceita a oferta de Caim, porque Deus olha o coração de Caim. E Abel oferece um cordeiro e Deus aceita a oferta de Abel, ao olhar para o coração de Abel. Então vamos perceber que a questão está no coração do adorador. Vamos ver Deus aceitando ofertas por oblação.
Quando Deus estabelece a Páscoa, vamos ver que os pães que eles consumiam eram os pães ázimos, ou seja, sem fermento. E Jesus em sua pregação, Ele diz: “Cuidado com o fermento dos fariseus.” Ele diz no sentido de corrupção.
Mas, por outro, eles usavam o sal. O sal, era obrigatório. Porque conservava e dava sabor aos alimentos. Em suas pregações Jesus diz: “Vós sois sal da terra.” O sal é um elemento conservador e preservador. O sal na igreja tem a função de transformação. Por isso Ele diz que nós somos sal da terra e luz do mundo. Devemos ser elementos que faz a diferença. Não podemos ser iguais as pessoas do mundo.
Uma vez separados, após um ato de fé, em Cristo Jesus como Senhor e Salvador, nos tornamos santos e a partir daí o Espírito de Deus continua a fazer a obra na nossa vida. E nos tornamos cada vez mais parecidos com o Senhor.
Além de todos os sacrifícios, holocaustos, oblação, além do sal e da não recomendação do fermento, haviam as primícias. Que eram os primeiros frutos da terra.
Naquele contexto, era uma comunidade, mais agrícola, então ofertavam frutos também.
Isso diz hoje, das ofertas que trazemos diante do Senhor, dos dízimos e ofertas. É culto que se presta a Deus como ato de gratidão, ato de obediência a Deus, agradecimento a Deus que é dono de tudo. Como propósito de manutenção do templo e da obra.
Haviam também os incensos, que eram o símbolo da oração e da súplica. Dizem que o perfume que eles exalavam, subiam aos céus, como oferta agradável a Deus.
Hoje não usamos mais o incenso. A Palavra de Deus diz que, nós é que devemos exalar a fragrância suave da presença de Cristo em nós.

Também entre os sacrifício, havia o sangue. O sangue era o centro do sacrifício. Representando a vida, a força e o vigor.
Hebreus 9:22
O sangue fazia parte dos sacrifícios.
E todos os sacrifícios do Velho Testamento, apontam para o sacrifício perfeito. Único e perfeito, e que não poderia se repetir como os sacrifícios que foram entregues a Moisés, que teriam que ser repetidos constantemente.

Não importava apenas o cumprimento das normas, mas a disposição interior.
Pois Deus conhecia as intenções do coração do adorador.
Quando chegamos a casa de Deus para adora-lo Deus sonda nosso coração. Antes de receber sua oferta, Deus sonda o seu coração.
Temos como exemplo, Abel e Caim. Deus aceitou o culto de um e rejeitou o culto de outro.
No Novo Testamento não há mais lugar para sacrifícios, porque Jesus é o Cordeiro que tira todo pecado do mundo. Quando Jesus vem todos os sacrifícios se cumprem Nele.
Quando celebramos a Ceia, o vinho não se transforma em sangue de Jesus e o pão não se transforma em corpo de Jesus. Eles são memoriais. Jesus morreu uma só vez.
Oséias 6:6
Deus quer que tenhamos misericórdia pelas pessoas.  O sacrifício de Jesus foi perfeito. Mas ainda hoje vemos gente vendendo indulgências, vendendo salvação, vendendo bênçãos, negociando. Deus não negocia conosco.
A nossa salvação custou para Deus, o precioso sangue de Jesus.
Deus não vai me abençoar quando venho diante do altar negociar com Ele. Deus vai me abençoar quando eu vier diante do altar num ato de culto e gratidão a ELE. Deus é Pai, Deus é Senhor, Deus é protetor. E como Pai, Deus quer que eu tenha intimidade com Ele. Que eu seja obediente a ELE.
Salmos 51:17
Esse é o sacrifício que Deus requer de cada um de nós.
Tudo que pertence a Deus, deve ser colocado em Seu altar.
Hebreus 13:15
Portanto devemos oferecer a Deus nosso melhor, em todas as áreas da nossa vida.
Deus quer que você ame seu irmãos e se disponha a abençoar os pobres. Deus quer que você traga sua oferta, mas antes de colocá-la no altar, Deus quer que você consagre sua vida. Nós não podemos subornar Deus, porque Deus é santo.
O sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todos os pecados.
1 João 1:7
É nisso que cremos.
O sacrifício de Jesus foi perfeito. Aceito por Deus, para nos purificar de todos os pecados.
Por isso nós O adoramos e celebramos a Ceia. Porque nossa esperança está no Senhor.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
IBPS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" O paraíso recuperado" Isaías - 11:1-10

 Resenha do Culto da noite de Domingo  05/05/2024 " O paraíso recuperado" Isaías 11:1-10 A história da humanidade começa com um ho...