domingo, 8 de setembro de 2019

Romanos 6:16-23


Resenha do Culto da Noite de Domingo 08/09/2019

Romanos 6:16-23

Escravos, somos todos escravos. Essa é a tese que Paulo traz aqui. E esse é um fato. Nós somos escravos.
Muitas pessoas tem a sensação de não depender de ninguém. A sensação de que são livres. No sentido de direito, de agir segundo o livre arbítrio.
E é aí que o sujeito se dana.

Paulo nos traz de forma muito clara, que de fato não somos livres. Vamos prestar contas de nossos atos.
Quando o homem não é servo de Deus, ele é escravo do pecado.


Não somos livres como pensamos. No meu conceito, liberdade é o direito de ir e vir e não de fazer o que quiser.
A Palavra de Deus é clara quando diz que tudo aquilo que o home semear, ele vai colher. É uma lei que está na Palavra de Deus.

Como cidadão você é livre. Mas você tem limites. Se você passar pelo sinal vermelho, você pode ser multado.
Não somos livres para fazermos o que quisermos. Somos escravos. Nossas escolhas, trazem consequência.
Liberdade é a uma sensação de ser, sem ser. Eu penso que sou livre, mas a minha liberdade tem limites e consequências. Então somos escravos.

Paulo traz em sua Palavra, que o pecado gerou a morte.

Adão tinha plena comunhão com Deus. Vivia dentro da liberdade com Deus. Ele ia e vinha. Podia fazer escolhas e tinha consciência que suas escolhas trariam consequências.
A livre escolha de Adão trouxe morte e a raça humana tem pago um alto preço, porque Adão caiu.

Enquanto Adão reconheceu a soberania de Deus, tinha vida livre. Porque Deus nos liberta.
O homem encontra liberdade na sua comunhão com Deus. Deus liberta e nos dá a liberdade de servi-lo ou não. O que satanás não faz. Se o homem não está debaixo da proteção de Deus, automaticamente, ele está vulnerável às ações de satanás. É um escravo do pecado.


Não somos livres como pensamos.
Lá no fundo, sabemos que não somos tão livres como imaginamos. Somos escravos.
Mas escravos de quem? Somos escravos de quem servimos.
A quem você tem servido?

Salmos 104:29

Como você é livre? Basta um momento em que Deus quiser, Ele lhe tira o fôlego da vida, e você volta ao pó.
Tem gente que se acha tão auto suficiente! Tão senhor de si!
Existem pessoas que constroem castelos, para deixar para os outros. Porque todos nós temos uma sensação de eternidade. De fato, nós temos princípio e não temos fim, porque Deus nos criou à sua imagem e semelhança. A questão é: A quem você serve. Com quem você vai passar a eternidade e de quem você é escravo.

Adão ao rebelar-se experimenta a morte. E com a morte, vem as perdas. A primeira perda de Adão: comunhão com Deus. Todos os dias, diz a Palavra, que Deus descia e conversava com Adão. Adão tinha intimidade com Deus. Então, Adão, era livre. Porque a o vínculo, a forma como Deus os prende a Ele, é pelos laços do amor. Deus não impõe, mas ao pecar, ele perde a comunhão com Deus. A segunda perda de Adão ao pecar, a perda da inocência.
Logo depois de pecar Adão olha para Eva e um sente vergonha do outro. Até então, não havia maldade. Não havia violência.
As inclinações da carne, agora contaminada, levam para a morte.

Adão perdeu a comunhão com Deus, na perda da comunhão, ele perde a inocência e na perda da inocência ele perde a vida plena. Ali houve a perda da liberdade. Adão não estava mais sob o jugo de Deus, estava sob o jugo do pecado.

Eu imagino a grande tristeza de Adão, ao chegar o dia seguinte e Deus não desceu para conversar com ele. Até porque Adão não estava mais no paraíso. Imagino que a pior experiência de Adão foi de sepultar seu próprio filho. Agora a morte entrou no mundo. Sepultar o próprio filho, morto pelo próprio irmão.

Isso que temos visto na história da humanidade. Isso que a escravidão do pecado traz. Você é escravo do pecado para a morte ou da obediência para a vida.

Romanos 6:16

Uma vez que entrou a morte, o homem estava separado de Deus. Morte que Paulo está tratando aqui é a morte do pecado. Morte, significa separação.

Agora Adão estava separado de Deus. Mas o grande problema era permanecer nesse estado. Porque a morte gera morte.


Muitas pessoas tem medo dos resultados materiais imediatos dos seus erros. Mas o pior resultado do pecado, é o espiritual.
A pior consequência do pecado, é partir para a eternidade separado de Deus e assim continuar por toda eternidade.

Os escravos do pecado, sentem-se livres em relação a justiça de Deus. Quando na verdade, sempre que o homem escolhe rebelar-se contra Deus ele se torna escravo do pecado. O jugo do pecado é pesado. É da morte para a morte. O sujeito se sente livre, mas o fruto que colhe dos seus atos, é a morte. O pecado gera a morte. Você é escravo.
A pergunta é: De quem? A quem você tem servido? Você se parece com o Senhor a quem você serve?
O convite que Paulo nos faz aqui, é de sair da morte da separação de Deus, para a vida.

O Evangelho liberta. Quando ouvimos a mensagem do Evangelho e ele vai como uma semente em nosso coração, ele germina e produz vida em abundância.

Quando a pessoa escravizada pelo pecado recebe a semente do Evangelho, ele transforma aquilo que a pessoa não conseguiu mudar em si mesmo.

O único que liberta o homem de todo tipo de cativeiro, é Jesus. Quando a pessoa crê em Jesus o Espírito de Deus transforma aquilo que ele não conseguiu. Muda aquilo que o homem não conseguiu mudar por si mesmo. Isso é libertação. Quando Cristo vem morar no nosso coração, quando Cristo é Senhor e Salvador Ele nos liberta das algemas do pecado. Cristo pagou um preço para nos reconciliar com Deus.

Lucas 4:18

Jesus veio para te libertar de todo tipo de opressão. De todo tipo de escravidão. Para abrir seus olhos para que você consiga ver além da realidade física.
O pecado torna o homem escravo das inclinações da carne.

Tudo que a Bíblia diz, não faça; o sistema do mundo diz, faça.
Isso é comum. E o homem torna se escravo do diabo.

Escravo do diabo você conhece ao olhar para o comportamento. Para o estado de vida em que vive. Pela angustia e opressão. Cristo nos tira da morte e nos leva à comunhão com Deus. O homem torna-se semelhante a quem ele serve.
Essa é uma noite em que Cristo pode te libertar da escravidão das trevas, do poder da morte, do sistema do mundo e do diabo.

O pecado nos separa de Deus. E a medida que vamos nos distanciando de Deus, geramos morte.
Muitas vezes o sujeito acha que é livre, por não estar sob o jugo de Deus, mas é escravo do sistema mundano.
Quando o homem insiste no pecado ele vai da morte para a morte. Por isso o convite de Paulo é que ele se arrependa e se volte para Cristo.

Em Cristo saímos da vida para a vida.

Quando cremos em Cristo, Ele paga o preço do nosso pecado. Ele já o cravou na cruz. Ele veio para buscar e salvar o homem que estava perdido. Deus ama você como nunca ninguém amou, e nunca ninguém vai te amar.

A Palavra de Deus diz, que Deus não tem prazer na morte do ímpio.
Deus se alegra quando Ele convida um servo para compartilhar com Ele de uma eternidade na Sua casa.

Por isso é muito importante o homem fazer uma avaliação da sua vida.
Se você não tem servido a Cristo, nessa noite, mude de lado. É sua oportunidade de vir para o lado de cá. Porque a Palavra de Deus que o salário do pecado é a morte. Porque a morte é o fim de uma vida sem Deus. E a vida eterna é a continuação de uma vida com Deus.

Tudo tem seu preço. Toda semente gera o fruto que foi plantado. A semente do pecado gera morte.
Você é escravo. A questão é: de quem? A quem você tem obedecido?
Precisamos de um Salvador. Se você é escravo do pecado você precisa de um Salvador.

Romanos 6:11
Crê no senhor Jesus e serás salvo.


Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
IBPS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...