segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Isaías 1:1-7


Resenha do Culto da noite de Domingo
17/11/2019

Isaías 1:1-7


Hoje pela manhã conversando com algumas irmãs, falávamos sobre médicos mais experientes, mais jovens.
Fiquei pensando na importância da capacidade de dar o diagnóstico certo.
Quando vamos ao médico esperamos que ele acerte o diagnóstico, o que fará toda diferença no tratamento a que iremos nos submeter.
Deus revela a Isaías a visão que estava tendo do povo de Israel.
Quando olhamos para a situação do povo, somos capazes de sondar o coração das pessoas. Tem um ditado que diz, que coração dos outros é terra que ninguém conhece. O que é um engano.
Deus sonda e conhece o coração de cada um de nós. Deus conhece o seu coração.  Deus conhece os seus pensamentos.
Aqui, nesse momento, Deus levanta o profeta Isaías e ele revela ao povo de Israel, qual a visão que Deus tinha a respeito deles. Qual o diagnóstico de Deus.
E Deus se coloca aqui na posição de pastor.
Isso fará toda diferença no tratamento que Deus dará a Israel e a todas as nações que tem se rendido a Ele.
Quando pensamos no Natal, no nascimento de Jesus, nesse momento em que Deus intervém na história da humanidade; não há como fugir desse momento em que Deus se revela a situação do povo de Israel ao Profeta Isaías.

O livro de Isaías traz uma revelação muito clara a respeito Daquele que haveria de vir e sobre os seus ombros estaria toda esperança da humanidade.
Para entendermos isso, preciso voltar a esse momento, em que Deus em todo Velho Testamento é reconhecido como Pastor de Israel. Ele olha para Israel e usa uma metáfora do pastor, para trazer a grande revelação.
 Imagine você, olhando para si mesmo, você é capaz de ter um diagnóstico de sua vida. No entanto este diagnóstico é um tanto superficial. Interessante que nós não conhecemos a nós mesmos.
Imagine Deus quando olha para você. Deus sonda seu coração. Ele te conhece melhor que você mesmo.
Deus conhece o seu coração e pesa seus caminhos.
Um dia cada um de nós, estará diante de Deus e será julgado por Deus.
Quando pensamos nisso, o fazemos com temor e tremor.
Podemos enganar as pessoas. Mas como enganar a um Deus que nos conhece melhor que a nós mesmos?
O diagnóstico que Deus dá a respeito do povo de Israel não é nada bom. Eles haviam como ovelhas, abandonado o aprisco. Abandonado o lugar em que Deus os protegia.
Em sua ingratidão eles haviam se rebelado contra a soberania de Deus e ao fazer isso, ficaram à mercê dos predadores espirituais e começaram a blasfemar contra Deus.
Tendo sua consciência cauterizada e a mente corrompida, caminharam em direção a ruína, sem perceber.
A situação de Israel era essa. Se tornaram insolentes e começaram a blasfemar contra Deus.
Isaías revela que eles foram ingratos para com Deus. Saíram da presença de Deus, não obstante Deus os amar, prover suas necessidades e tê-los socorrido.
Foram ingratos. Não existe coisa pior que a ingratidão.
A ingratidão é o não reconhecimento do cuidado e do amor de Deus. E quando isso ocorre, o sujeito se revolta contra Deus. Abandona a Deus.
Na parábola do Filho pródigo, o que levou o filho a abandonar o pai, foi a ingratidão. Não lhe faltava nada.
Exatamente isso que Israel fez com Deus. Eles queriam viver a própria vida sem prestar contas a Deus. Então, abandonam ao Senhor.
Quando uma ovelha sai do aprisco, ela fica à margem. Ficam vulneráveis aos predadores espirituais.
As pessoas ignoram que satanás é um ser sutil que trabalha na sua mente e nas suas emoções.
Ele perverte, ele corrompe e te leva a se revoltar contra Deus, contra o seu Criador.
Quando a pessoa abandona a Deus, se torna escravizada pelas raízes de amarguras, pela mentira, por uma mente corrompida. Se tornam escravizados porque abandonaram o aprisco
Porque foram ingratos com seu Criador. Essa era a situação de Israel.
Eles haviam perdido completamente o rumo.
Quando somos entregues a nossa própria sorte, quando achamos que podemos definir nosso próprio caminho, inclinamos e vamos em direção a caminho de morte.
Uma ovelha não tem senso de direção. Um homem sem Deus caninha sem direção. Ignora o próprio caminho que ele escolheu, para o qual está se dirigindo.
Uma ovelha adoece fácil. Por isso é necessário que o pastor esteja sempre de olho nas ovelhas.
Imagina uma ovelha fora do aprisco, caminhando sem rumo.
João 10:10
O ladrão veio para roubar, matar e destruir. Interessante que quando o sujeito começa a caminhar sem rumo e sem direção, a tendência é blasfemar contra Deus. Ele ignora Deus, foge da presença de Deus, mas qualquer sofrimento dele, Deus é o culpado.
Essa era a situação de Israel. Eles blasfemavam contra Deus. Denegriam o Criador.
Quando Deus olha para o rebanho de Israel, o diagnóstico de Deus é: da ponta das pés até o alto da cabeça, nada está bem. Ele vê um povo adoecido na sua mente.
Fico imaginando se esse contexto em que Isaías está vivendo, não é semelhante ao nosso. Tantas pessoas caminhando sem rumo, sem direção, como ovelhas que não tem pastor.
Estão confusos porque estão entregues à própria sorte.
O pecado dos israelitas os privou da benção e da proteção de Deus. Quando um povo abandona o Deus vivo e segue por caminhos indiferentes a Deus esse povo atrai sobre si a destruição.
Hoje, como nação, estamos sofrendo. Nossa terra está devastada porque nós não temos orado pela liderança do nosso País.
O povo da Coréia do Sul, depois da Segunda Guerra Mundial, 80% da Nação era miserável.  Era um povo faminto. Então eles começaram a clamar a Deus. Todas as igrejas, na Coréia do Sul, tem lugar específico para orar nas madrugadas. E eles começaram a orar pelos governantes, para que Deus levantasse governantes que fossem tementes a Ele. Porque seus governantes eram corruptos. E eles começaram a orar e Deus começou a levantar governantes tementes a ELE. E hoje a Coréia do Sul é um dos Países mais ricos, porque tem governantes que temem ao Senhor.
Vivemos momentos terríveis porque temos deixado de orar por nossa nação.
Precisamos orar pelos nossos filhos, pelos nossos jovens, porque estamos vivenciando um tempo semelhante ao de Isaías. As pessoas estão cheias de chagas emocionais e espirituais.
Trazem no corpo e na alma as marcas do pecado.
Quantas pessoas aprisionadas a um passado de dor e de amargura! Estão com as mentes feridas. E são indiferentes ao cuidado de Deus. Trazem em seus corações sofrimentos. Raízes de amargura contaminam.
Que ninguém nos prive da graça de Deus.
Satanás te aprisiona a um passado de tristeza e amargura. Satanás te rouba o presente e impede que o sujeito seja curado por Deus.
Deus cura, Deus liberta, quando a pessoa reconhece a soberania de Deus sobre sua vida.
Israel estava se tornando uma nação sem futuro, e então, Deus lhes faz uma promessa.
A grande promessa é que Ele enviaria o Redentor. Que o Redentor lhes traria um tempo de bençãos, de cura e libertação.
2 crônicas 7:14
Deus fez uma promessa que se estende a cada um de nós. Promessa de Deus é que se nós nos humilharmos diante do Senhor, se orarmos diante do Senhor, Deus vai curar nossa mente, nosso coração. Trará um tempo de abundância sobre nossa terra.
O povo precisa se humilhar diante de Deus.
Não adianta todo movimento, toda indignação de uma nação, se ela não se colocar de joelhos.
Hoje quando olhamos para a Bolívia, precisamos orar pela Bolívia.
Mas, desde o ano passado, nosso irmãos das igrejas na Bolivia, estavam indo para as praças e se colocando de joelhos, porque seria aprovada uma lei, em as igrejas estariam proibidas de evangelizar, de pregar o Evangelho para as pessoas. Isso a mídia não mostrou, mas eles foram para as praças e se colocaram de joelhos. Por isso, a presidente que assumiu o poder, disse: A Bíblia voltou para nossa nação. Era um povo que virou as costas para Deus. E todo povo que vira as costas para Deus, o peso da mão de Deus vem sobre essa nação.

Quando olho para o contexto de Israel, fico pensando no tempo em que estamos vivendo. De frieza espiritual, de indiferença para com Deus. Cegueira diante de uma realidade terrível que se descortina.

Como aplicar isso em nossa vida?
Seja grato. Você não é obra do acaso. Deus te criou a imagem e semelhança dele.
Seja sábio. Nenhum outro pode curar suas feridas e te libertar da ignorância espiritual, que não seja Cristo.
Examine-se. O que você pode fazer por você mesmo? É tempo de voltarmos para o Senhor, é tempo de quebrantamento. É tempo de nos humilharmos na presença de Deus.
Cristo é o Bom Pastor.
João 10:11
O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. Jesus quando vem, dá a vida por cada um de nós.
Renda-se. No aprisco, a ovelha recebe proteção, suas feridas são curadas.
Deus cura as feridas do passado e te oferece um futuro glorioso. Nenhum outro pode te oferecer o que Deus nos oferece.
A ovelha que caminha sem pastor, é uma presa fácil, para todo tipo de predador.
Jesus diz: Eu sou o Bom Pastor. As minhas ovelhas conhecem a minha voz. Quando Eu as chamo elas vem. Mas aqueles que não conhece minha voz ele não vem. Porque não me reconhece como seu Pastor.
Quem é o seu pastor? Quem te fato conduz sua vida e seus pensamentos? Quem de fato, é Senhor da sua vida? Renda-se a Cristo, consagre-se a Ele.

Mensagem: Pastor Nélio Monteiro
IBPS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...